O triângulo das fraudes na frente de caixa e motivações do furtante

por Vanessa Urbieta 28-07-2020 14:15

O triângulo das fraudes é uma teoria sobre fraudes corporativas que tem como objetivo identificar os motivos que originaram a ocorrência da fraude por parte de um ou mais indivíduos. Neste triângulo, são considerados três pontos importantes para entender a motivação das fraudes: Oportunidade – Racionalização – Pressão/Incentivo. É a partir destes três pontos que percebemos a efetivação de uma fraude. E, quando falamos de operação de caixa, é inevitável considerarmos também o que chamamos de conflito de interesses, que surge da combinação destes três fatores. Para entender melhor estes três pontos, destaco abaixo o que costumamos verificar no ambiente de frente de caixa – PDVs:

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

3 motivos para implantar Prevenção de Perdas no varejo

por Antônio Balbino 14-07-2020 14:07

Assunto frequentemente em debate, a prevenção de perdas tem se tornado cada dia mais essencial para o varejo. O mercado, cada vez mais competitivo, exige dos varejistas novas estratégias, novas tecnologias e também novas posturas com a sua empresa. Por isso, apresentei, em meu vídeo no canal Café com Prevenção, três motivos para implantar a prevenção de perdas. São diversas as razões para investirmos nesta área, mas acredito que estes três pontos sejam importantes para abrirmos uma discussão sobre o tema.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como a pandemia afetou o comportamento do consumidor do Varejo Farma?

por Gustavo Carrer 24-06-2020 16:36

Em março de 2020, vimos o país ficar imerso em uma das maiores crises das últimas décadas. A pandemia do coronavírus (COVID-19) chegou rapidamente e modificou completamente o comportamento dos brasileiros. Medidas de isolamento e higiene impostas por autoridades de saúde afetaram diretamente o varejo como fechamento de lojas e funcionamento apenas do varejo considerado essencial como supermercados e farmácias. Pensando nestes serviços, realizamos um webinar sobre Varejo Farma com a presença de Henrique Assis, da Falconi, e Claudio Pecin, da RaiaDrogasil, para conversarmos sobre como eles veem o novo normal pós-pandemia em seu setor.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

por Luiz F. Sambugaro 17-06-2020 10:00

Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Gunnebo é líder em soluções de cofre inteligente para varejo na EMEA

por Adriano Sambugaro 28-05-2020 12:03

O último relatório da empresa de consultoria e pesquisa estratégica independente, RBR, classificou a Gunnebo como fornecedora líder de mercado de soluções automatizadas de manuseio de dinheiro e gestão de numerário para varejistas na região EMEA, que engloba a Europa, o Oriente Médio e a África. O Retail Cash Automation Report 2020 é um estudo global que detalha o tamanho do mercado e a participação de fornecedores em quatro tipos de terminais de manuseio de dinheiro: depósitos e recicladoras de back-office, recebedoras e recicladoras de ponto de venda (PDV). A pesquisa mostra que a Gunnebo é a única fornecedora que produz as quatro soluções na região EMEA, e é responsável por quase um quarto do mercado de automação de caixa no varejo. Um resultado importantíssimo para a empresa, mas também para a construção de uma forte rede de apoio aos varejistas não só desta região.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Como o varejista pode proteger o caixa e manter o investimento essencial?

por Gustavo Carrer 26-05-2020 14:29

Muitas coisas mudaram com a crise provocada pela pandemia do coronavírus e não seria diferente para o varejo. Alguns setores acabaram sofrendo mais do que outros, mas há algo que afeta a todos e que preocupa os varejistas: a queda das vendas e da lucratividade são líquidas e certas. Para garantir a sobrevivência dos negócios, proteger o caixa da empresa se torna prioridade máxima. Reestruturar dívidas, buscar maior eficiência operacional, reduzir estoques e adiar investimentos não essenciais são algumas das ações tomadas por varejistas atualmente. Neste cenário, ganha cada vez mais força a transformação ou migração dos investimentos de aquisição (CAPEX) para o de locação (OPEX).

Leia mais

Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas

Como proteger os produtos mais furtados em supermercados?

por Rui Rodrigues 15-04-2020 9:00

 

Os Produtos de Alto Risco, comumente chamados de PAR entre os varejistas, são os itens mais furtados de acordo com levantamento dos inventários realizados. Segundo a 18a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados - realizada pela Abras, os furto internos e externos somam 25% das causas das perdas. Para prevenir estes prejuízos, é recomendável investir em sistemas antifurtos que vão reduzir as perdas não apenas pela proteção eletrônica das mercadorias, mas também por seu fator inibidor. 

Leia mais

Perdas no Varejo, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Na crise, perdas na frente de caixa disparam nos supermercados

por Vanessa Urbieta 07-04-2020 17:05

Em todos os jornais vemos notícias sobre a pandemia do Coronavírus (COVID-19) e muito se questiona sobre mudanças na economia e nas vendas do varejo. Os supermercados, principalmente, enfrentam um momento novo e com desafios específicos quando pensamos tanto nas vendas quanto nas perdas. O aumento do fluxo de clientes e a procura crescente por determinados itens, faz também disparar as perdas na frente de caixa. Foi sobre esse assunto que falamos na matéria da SA Varejo no dia 01/04/2020.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

13 dicas para prevenir furtos nas lojas de varejo

por Rui Rodrigues 05-03-2020 9:00

Os furtos nas lojas de varejo custam bilhões para os varejistas anualmente. Os índices de perdas precisam de atenção e se torna cada vez mais necessário investir em prevenção para garantir os lucros esperados. Neste artigo, apresentamos 13 dicas para gestores e responsáveis por segurança ou Prevenção de Perdas que buscam ajudar a combater os furtos e reduzir as perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

10 competências da Prevenção de Perdas na frente de caixa

por Antônio Balbino 18-02-2020 9:00

Falar de prevenção de perdas e não falar sobre operações na frente de caixa é impossível nos dias atuais. Afinal de contas, a frente de caixa é um dos principais ralos de perdas, como aponta a maioria das pesquisas. Por mais que tenhamos soluções bem desenvolvidas, sempre existirão brechas em nossos processos. Por isso é tão necessário falar sobre prevenção de perdas na frente de caixa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Tecnologia identifica pontos críticos da frente de caixa

por Vanessa Urbieta 28-01-2020 9:00

 

O recebimento de mercadorias e a frente de caixa são locais de muita vulnerabilidade para o varejo. As duas áreas envolvem processos delicados, que requerem atenção redobrada para não gerarem perdas. Em relação à frente de caixa, sabemos que pode ser em torno de 40% do total de perdas internas. São diversas as causas das perdas, indo de fraudes de pessoas mal-intencionadas até erros operacionais. Combater estas perdas, que são comuns tanto para a frente de caixa quanto para o recebimento de mercadorias, é essencial para alavancar os resultados da empresa, que podem estar estagnados por conta de prejuízos não apurados. Para ajudar nesta área, o varejista pode contar com ferramentas específicas, focadas na prevenção de perdas, como o monitoramento e gestão de checkout da Gunnebo, o Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Dicas práticas para lidar com furtos internos no varejo

por Luiz F. Sambugaro 23-12-2019 9:00

Dentre as várias questões que preocupam os varejistas em seu dia a dia, uma das mais complexas de lidar são os furtos internos. Pensar que podem estar ocorrendo desvios dentro de sua própria equipe não é algo que o varejista se sinta confortável de saber, mas é preciso entender, mapear para poder resolver. Na série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda", já falamos sobre Cargos e responsabilidades, como levar a cultura da Prevenção de Perdas para toda a equipe. Agora vamos falar de como essa cultura pode ajudar a prevenir também furtos internos e não só combatê-los com retaliações.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos

Como abordar um suspeito de furto no varejo com sucesso

por Antônio Balbino 20-12-2019 10:00

O principal objetivo do varejo é alcançar melhores vendas e, consequentemente, poder investir ainda mais em suas lojas. Mas, ao investir em sua loja e torná-la mais atrativa, o varejista se vê com uma questão que precisa resolver de maneira segura e eficiente: o fluxo de pessoas na loja cresce e, junto aos clientes interessados, também surgem os furtantes. Ou seja, sem uma estratégia de prevenção, junto ao tão buscado aumento das vendas, vem o aumento dos furtos. Afinal de contas: não existe bônus sem ônus! Sabemos que falar em furtos é complicado, mas extremamente necessário. Precisamos de uma equipe preparada para lidar com esta questão e é nesse momento, ao abordar um suspeito de furto, que entra a eficiente equipe de Prevenção de Perdas.

Leia mais

17 Comments Deixe seu comentário

Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas

A importância de conhecer o fluxo de pessoas em sua loja de varejo

por Gustavo Carrer 19-12-2019 8:00

O principal objetivo das lojas de varejo é vender. Mas as vendas dependem de um sujeito muito importante para o varejo: o cliente. Ter uma loja bem organizada e com uma gestão eficiente pode ser um verdadeiro diferencial na hora das vendas. Para planejar melhor as ações com foco nos clientes, o varejista precisa ter acesso a dados fundamentais como, por exemplo, o número de pessoas que entram e saem das lojas. Com a ajuda de tecnologias, como é o caso do GCount, o varejista passa a ter acesso a estas informações e pode transformar a experiência de compra do cliente final. O Gcount, contador de fluxo de pessoas da Gunnebo, coleta dados diariamente sobre os clientes que visitam sua loja e, neste artigo, você poderá conferir algumas dicas de como aproveitar ao máximo estas informações para atingir melhores resultados.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Contagem de Fluxo de Pessoas

Tudo o que você precisa saber sobre etiquetas antifurtos

por Rui Rodrigues 12-12-2019 7:00

 

Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.

Leia mais

Perdas no Varejo, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos