E-commerce em supermercado: menos perdas da retaguarda ao PDV

por Hailton Santos 02-06-2022 10:00

No novo cenário do varejo brasileiro causado pela pandemia do coronavírus, ter diferentes canais de comunicação e de vendas passou a ser fundamental para as empresas do setor supermercadista. Nesse contexto “pipocaram” as vendas pelo e-commerce.

Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. O número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto de julho a dezembro o crescimento foi de 23,9%.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias

7 dicas para proteger seu lucro em datas comemorativas

por Hailton Santos 14-04-2022 18:00


O calendário comercial brasileiro tem uma série de datas comemorativas no ano que atraem clientes e ampliam vendas. São aqueles períodos mais aguardados pelos varejistas de todos os setores, do supermercadista ao têxtil, passando pelo eletroeletrônico. Estão nesse rol o Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e a Páscoa. Fundamentalmente, proteger seu lucro é essencial, pois um fluxo alto de clientes na loja não é, necessariamente, sinônimo de um faturamento maior.

Trabalhando sempre com margens muito pequenas, o varejista, se não ficar bem alerta e com os olhos atentos nas ações de pessoas mal-intencionadas nessas datas, pode ter dores de cabeça com perdas oriundas de fraudes, desvios e furtos. Portanto, proteger seu lucro torna-se imperativo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

3 fases da Prevenção de Perdas rumo ao nível estratégico do varejo

por Vanessa Urbieta 28-08-2021 11:05

O cenário atual do varejo demanda uma gestão cada vez mais analítica. Por isso se torna ainda mais importante utilizar soluções focadas em entregar não apenas prevenção, mas também informações relevantes para os gestores, que possibilitem reavaliar processos para atuar de forma mais assertiva. Este artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas, apresenta a transformação da Prevenção de Perdas rumo a um nível mais estratégico, utilizando como exemplo a gestão da frente de caixa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Perdas na frente de caixa? Antes de desconfiar do time, leia este artigo

por Vanessa Urbieta 17-06-2021 9:00

Toda a loja de varejo física gira em torno de realizar boas vendas. Ter um bom relacionamento com o cliente, um mix de produtos satisfatório e um bom layout de loja é fundamental, mas não podemos nos esquecer do local onde estas vendas são concluídas: a frente de caixa. Em outro artigo, comentei sobre problemas comuns na frente de caixa, que muitas vezes podem ocasionar até 40% das perdas no varejo, captados pela ferramenta de monitoramento de checkout, o Gatecash. Para garantir boas vendas, é preciso ter atenção ao PDV. Para isso, depois de mostrar alguns flagrantes, agora reuni algumas das causas mais comuns de perdas na frente de caixa e dei dicas de como evitá-las.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos

5 tecnologias que o varejo farmacêutico precisa conhecer

por Gustavo Carrer 13-05-2021 9:00

Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

10 dicas para ajudar a fazer gestão de estoque no varejo

por Antônio Balbino 01-04-2021 15:36

É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias

6 razões para esquecer seu sistema antifurtos tradicional

por Adriano Sambugaro 23-03-2021 10:06

As antenas, etiquetas antifurtos e desativadores, bastante conhecidos dos varejistas, são essenciais para a redução de perdas em lojas de varejo e supermercados, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passaram por transformações e inovações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar seus processos, realizando uma melhor gestão de pessoas, reduzindo perdas com ainda mais eficácia. Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na Prevenção de Perdas. Neste artigo, reunimos seis razões para investir nesta inovação da tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia

por Vanessa Urbieta 04-02-2021 13:53

Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa chega a acumular cerca de 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os motivos e vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combatê-los, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Como funcionam os sensores antifurtos na entrada das lojas?

por Rui Rodrigues 01-09-2020 13:11

Para combater os roubos e furtos tão comuns no varejo, é preciso investir em soluções de segurança que protejam diretamente os pontos mais vulneráveis, como por exemplo a entrada de uma loja. Dentre as soluções disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas e procuradas é a tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadoria. As famosas antenas de proteção ou sensores antifurtos são uma forma eficaz de prevenir perdas sejam elas roubos ou furtos. Sabemos que o objetivo desta tecnologia é proteger os produtos, mas como funcionam os sensores antifurtos tão comumente encontrados nas portas de lojas do varejo?

Leia mais

13 Comments Deixe seu comentário

Perdas no Varejo, Arquitetura, Segurança Eletrônica, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

por Luiz F. Sambugaro 17-06-2020 10:00

Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Planejando a volta do varejo em tempos de pandemia

por Gustavo Carrer 05-05-2020 15:27

Já estamos imersos na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus há algumas semanas. O varejo tem se posicionado de diversas maneiras, criando reflexões sobre como será a nova realidade do varejo no pós-pandemia. Por conta disso, tenho feito algumas reflexões buscando criar um canal de diálogo com outros varejistas. Refletir em conjunto é uma maneira de enfrentarmos esse panorama que nem em nossos piores pesadelos havíamos imaginado.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos

Como proteger os produtos mais furtados em supermercados?

por Rui Rodrigues 15-04-2020 9:00

 

Os Produtos de Alto Risco, comumente chamados de PAR entre os varejistas, são os itens mais furtados de acordo com levantamento dos inventários realizados. Segundo a 18a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados - realizada pela Abras, os furto internos e externos somam 25% das causas das perdas. Para prevenir estes prejuízos, é recomendável investir em sistemas antifurtos que vão reduzir as perdas não apenas pela proteção eletrônica das mercadorias, mas também por seu fator inibidor. 

Leia mais

Perdas no Varejo, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Tecnologia identifica pontos críticos da frente de caixa

por Vanessa Urbieta 28-01-2020 9:00

 

O recebimento de mercadorias e a frente de caixa são locais de muita vulnerabilidade para o varejo. As duas áreas envolvem processos delicados, que requerem atenção redobrada para não gerarem perdas. Em relação à frente de caixa, sabemos que pode ser em torno de 40% do total de perdas internas. São diversas as causas das perdas, indo de fraudes de pessoas mal-intencionadas até erros operacionais. Combater estas perdas, que são comuns tanto para a frente de caixa quanto para o recebimento de mercadorias, é essencial para alavancar os resultados da empresa, que podem estar estagnados por conta de prejuízos não apurados. Para ajudar nesta área, o varejista pode contar com ferramentas específicas, focadas na prevenção de perdas, como o monitoramento e gestão de checkout da Gunnebo, o Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Dicas práticas para lidar com furtos internos no varejo

por Luiz F. Sambugaro 23-12-2019 9:00

Dentre as várias questões que preocupam os varejistas em seu dia a dia, uma das mais complexas de lidar são os furtos internos. Pensar que podem estar ocorrendo desvios dentro de sua própria equipe não é algo que o varejista se sinta confortável de saber, mas é preciso entender, mapear para poder resolver. Na série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda", já falamos sobre Cargos e responsabilidades, como levar a cultura da Prevenção de Perdas para toda a equipe. Agora vamos falar de como essa cultura pode ajudar a prevenir também furtos internos e não só combatê-los com retaliações.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos

8 erros fatais para o estoque do varejo

por Antônio Balbino 10-12-2019 14:33

Recentemente, realizei um bate-papo com Vanessa Urbieta, especialista em prevenção de perdas da Gunnebo, em um webinar especial sobre perdas na frente de caixa. Este ponto do varejo, conhecido por sua vulnerabilidade, acumula cerca de 40% das perdas totais de uma loja. Sabendo desta questão, nos reunimos para debater sobre as perdas no varejo nacional, os erros que levam a estas perdas e, principalmente, áreas que influenciem diretamente a frente de caixa, como é o caso do estoque. Neste artigo, falo um pouco mais sobre este assunto que tratei no webinar, mostrando que a gestão de estoque, assim como a gestão de frente de caixa, deve ser encarada de maneira estratégica para um bom desempenho do varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias