Redução de perdas na Frente de Caixa é foco no Grupo Super Nosso

por Vanessa Urbieta 11-03-2021 14:43

O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

O que você deve saber hoje sobre Prevenção de Perdas

por Antônio Balbino 02-03-2021 14:15

Recentemente, tive o prazer de participar de um episódio da primeira temporada do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – apresentado por Adriano Sambugaro e Vanessa Urbieta. Durante o bate-papo, pude falar sobre a cultura de prevenção de perdas e apontar alguns dos aspectos que, como consultor em Prevenção de Perdas, considero mais importantes para o varejo. Como afirmou Adriano na introdução do episódio, a prevenção de perdas é um assunto vital que faz parte do cotidiano dos varejistas e que pode ser a linha divisória entre o lucro e o prejuízo. Por isso, trago hoje aqui para o blog, um breve resumo do que conversamos no Podcast que você pode ouvir clicando aqui ou dando play no player abaixo:

 

 

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Tecnologia reduz em até 76% as perdas no Koch Supermercados

por Vanessa Urbieta 09-02-2021 16:29

O ano de 2020 foi atípico para todos os setores do varejo por conta da pandemia do coronavírus, mas algumas empresas conseguiram se manter firmes e até mesmo crescer em meio às dificuldades. É o caso do Grupo Koch, rede de supermercados de Santa Catarina, que revelou ter obtido um crescimento de 48% no primeiro semestre do ano. Pode parecer surpreendente um resultado como este em meio à crise, mas, como ressaltou o presidente José Koch, é o que se alcança quando o foco é clareza e respeito no trabalho, focando também na prevenção de perdas. Este foi o assunto do artigo em destaque da nova Revista Prevenção de Perdas que você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Frente de Caixa

10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia

por Vanessa Urbieta 04-02-2021 13:53

Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa chega a acumular cerca de 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os motivos e vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combatê-los, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020

por Adriano Sambugaro 02-02-2021 15:39

O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.

Leia mais

Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos

Tecnologia traz experiência positiva para PDVs do Verona Supermercados

por Vanessa Urbieta 03-12-2020 15:05

Uma busca constante das redes de supermercado é conseguir reduzir as perdas na frente de caixa para garantir os lucros, já que a frente de caixa acumula cerca de 40% das perdas das lojas de varejo. Foi com este objetivo inicial que a Rede Verona Supermercados buscou o auxílio da tecnologia para PDV. Mas as vantagens oferecidas pelo Gatecash não ficaram só aí. Com a ferramenta, o Verona conseguiu também melhorar o atendimento aos clientes em suas lojas, como contamos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Comprar ou alugar equipamentos para o varejo?

por Gustavo Carrer 22-10-2020 10:42

Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.

Leia mais

CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Por que mudar meu formato de gestão no varejo?

por Rodrigo Pessoa 22-09-2020 16:49

Estamos enfrentando um momento único mundialmente, a pandemia causada pelo coronavírus impactou diversas áreas e o varejo foi uma delas. Os varejistas precisaram se reinventar e a palavra lucro anda cada vez mais tirando o sono dos supermercadistas, principalmente dos que prestam atenção somente na última linha do DRE, sem fazer uma leitura de todo o contexto que o leva a ter perdas. Com este novo contexto, se faz urgente uma revisão no formato de gestão no varejo, pensando em tecnologia e prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

Como reduzir perdas por embalagens violadas no varejo?

por Antônio Balbino 09-09-2020 15:14

Questão antiga do varejo, produtos violados durante as compras são um tipo de perda comum para os varejistas, principalmente em supermercados. Muitos colegas costumam conversar comigo sobre esta questão, e uma das principais dúvidas é sobre como encarar este tipo de perda. Embalagens vazias encontradas no interior das lojas de produtos consumidos sem o devido pagamento são considerados furtos, avaria, degustação? Como resolver esta questão e identificar os principais produtos vítimas desta prática? Foi sobre este assunto que falei em meu canal Café com Prevenção e irei comentar aqui também.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Como anda a adesão de tecnologia no pequeno e médio varejo?

por Rodrigo Pessoa 18-08-2020 14:01

São visíveis o forte crescimento e a expansão das categorias de pequeno e médio varejo. Por conta disso, vemos mudar a cultura e o modelo de gestão de varejo. O objetivo não é apenas crescer, mas também conseguir se manter competitivo frente às grandes redes. O conceito de “caro” e “despesa” que era atribuído ao uso de tecnologias no varejo vem perdendo força. Cada vez mais, vemos os varejistas encararem ferramentas e soluções para auxiliar a gestão do varejo de outra forma, transformando estes conceitos na palavra “investimento”.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa

O triângulo das fraudes na frente de caixa e motivações do furtante

por Vanessa Urbieta 28-07-2020 14:15

O triângulo das fraudes é uma teoria sobre fraudes corporativas que tem como objetivo identificar os motivos que originaram a ocorrência da fraude por parte de um ou mais indivíduos. Neste triângulo, são considerados três pontos importantes para entender a motivação das fraudes: Oportunidade – Racionalização – Pressão/Incentivo. É a partir destes três pontos que percebemos a efetivação de uma fraude. E, quando falamos de operação de caixa, é inevitável considerarmos também o que chamamos de conflito de interesses, que surge da combinação destes três fatores. Para entender melhor estes três pontos, destaco abaixo o que costumamos verificar no ambiente de frente de caixa – PDVs:

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

por Luiz F. Sambugaro 17-06-2020 10:00

Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Gunnebo é líder em soluções de cofre inteligente para varejo na EMEA

por Adriano Sambugaro 28-05-2020 12:03

O último relatório da empresa de consultoria e pesquisa estratégica independente, RBR, classificou a Gunnebo como fornecedora líder de mercado de soluções automatizadas de manuseio de dinheiro e gestão de numerário para varejistas na região EMEA, que engloba a Europa, o Oriente Médio e a África. O Retail Cash Automation Report 2020 é um estudo global que detalha o tamanho do mercado e a participação de fornecedores em quatro tipos de terminais de manuseio de dinheiro: depósitos e recicladoras de back-office, recebedoras e recicladoras de ponto de venda (PDV). A pesquisa mostra que a Gunnebo é a única fornecedora que produz as quatro soluções na região EMEA, e é responsável por quase um quarto do mercado de automação de caixa no varejo. Um resultado importantíssimo para a empresa, mas também para a construção de uma forte rede de apoio aos varejistas não só desta região.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Tecnologia contra as perdas nos caixas durante a pandemia

por Vanessa Urbieta 20-05-2020 10:37

No começo da crise causada pelo coronavírus, vimos uma primeira fase que podemos chamar de superabastecimento, com uma corrida dos clientes aos supermercados, aumento das filas e da quantidade de compras nos carrinhos. Segundo a APAS, houve um aumento de movimentação de clientes até 50% maior se comparado ao período antes da crise. Com o aumento das vendas, também houve aumento das perdas. As perdas de produtos essenciais dispararam, mostrando um novo panorama. Na segunda fase da pandemia, com a adoção das medidas de isolamento social e a redução do movimento nas lojas, os prejuízos na frente de caixa seguem relevantes, mas agora com outras características. Foi sobre como contar com a ajuda da tecnologia para lidar com estas novas perdas que falei no Webinar transmitido gratuitamente pela Gunnebo.

Leia mais

Frente de Caixa

Planejando a volta do varejo em tempos de pandemia

por Gustavo Carrer 05-05-2020 15:27

Já estamos imersos na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus há algumas semanas. O varejo tem se posicionado de diversas maneiras, criando reflexões sobre como será a nova realidade do varejo no pós-pandemia. Por conta disso, tenho feito algumas reflexões buscando criar um canal de diálogo com outros varejistas. Refletir em conjunto é uma maneira de enfrentarmos esse panorama que nem em nossos piores pesadelos havíamos imaginado.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos