Setor de açougue: pandemia faz crescer furtos e desvios de carnes

por Vanessa Urbieta 31-08-2021 11:15

As carnes sempre foram apontadas como produtos de alto risco (PAR) devido ao mercado paralelo muito ativo e as particularidades do setor, como a qualidade dos produtos e a sua manipulação. Com o agravamento da crise causada pela pandemia, elas se tornam um alvo predileto para desvios e furtos. Em um levantamento recente, por meio do sistema de monitoramento para a frente de caixa Gatecash, detectamos um aumento de aproximadamente 1000% em valor nominal de perdas em carnes de janeiro a junho últimos, se comparado ao semestre anterior (julho a dezembro de 2020).

Leia mais

Frente de Caixa

3 fases da Prevenção de Perdas rumo ao nível estratégico do varejo

por Vanessa Urbieta 28-08-2021 11:05

O cenário atual do varejo demanda uma gestão cada vez mais analítica. Por isso se torna ainda mais importante utilizar soluções focadas em entregar não apenas prevenção, mas também informações relevantes para os gestores, que possibilitem reavaliar processos para atuar de forma mais assertiva. Este artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas, apresenta a transformação da Prevenção de Perdas rumo a um nível mais estratégico, utilizando como exemplo a gestão da frente de caixa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Índice de perdas cai na pandemia, mas os prejuízos ainda são gigantes

por Vanessa Urbieta 10-08-2021 11:00

De acordo com a 4ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Abrappe, em 2020 o índice médio de perdas foi de 1,33%, menor do que o registrado um ano antes, quando chegou à marca de 1,36%. Entretanto, em valores, as perdas alcançam a espantosa quantia de R$ 23,26 bilhões, valor que como empresa a colocaria no ranking dos top 10 do varejo nacional no quesito faturamento anual.

Leia mais

Segurança Eletrônica, Frente de Caixa

Perdas na frente de caixa? Antes de desconfiar do time, leia este artigo

por Vanessa Urbieta 17-06-2021 9:00

Toda a loja de varejo física gira em torno de realizar boas vendas. Ter um bom relacionamento com o cliente, um mix de produtos satisfatório e um bom layout de loja é fundamental, mas não podemos nos esquecer do local onde estas vendas são concluídas: a frente de caixa. Em outro artigo, comentei sobre problemas comuns na frente de caixa, que muitas vezes podem ocasionar até 40% das perdas no varejo, captados pela ferramenta de monitoramento de checkout, o Gatecash. Para garantir boas vendas, é preciso ter atenção ao PDV. Para isso, depois de mostrar alguns flagrantes, agora reuni algumas das causas mais comuns de perdas na frente de caixa e dei dicas de como evitá-las.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos

5 tecnologias que o varejo farmacêutico precisa conhecer

por Gustavo Carrer 13-05-2021 9:00

Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Redução de perdas na Frente de Caixa é foco no Grupo Super Nosso

por Vanessa Urbieta 11-03-2021 14:43

O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

O que você deve saber hoje sobre Prevenção de Perdas

por Antônio Balbino 02-03-2021 14:15

Recentemente, tive o prazer de participar de um episódio da primeira temporada do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – apresentado por Adriano Sambugaro e Vanessa Urbieta. Durante o bate-papo, pude falar sobre a cultura de prevenção de perdas e apontar alguns dos aspectos que, como consultor em Prevenção de Perdas, considero mais importantes para o varejo. Como afirmou Adriano na introdução do episódio, a prevenção de perdas é um assunto vital que faz parte do cotidiano dos varejistas e que pode ser a linha divisória entre o lucro e o prejuízo. Por isso, trago hoje aqui para o blog, um breve resumo do que conversamos no Podcast que você pode ouvir clicando aqui ou dando play no player abaixo:

 

 

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Tecnologia reduz em até 76% as perdas no Koch Supermercados

por Vanessa Urbieta 09-02-2021 16:29

O ano de 2020 foi atípico para todos os setores do varejo por conta da pandemia do coronavírus, mas algumas empresas conseguiram se manter firmes e até mesmo crescer em meio às dificuldades. É o caso do Grupo Koch, rede de supermercados de Santa Catarina, que revelou ter obtido um crescimento de 48% no primeiro semestre do ano. Pode parecer surpreendente um resultado como este em meio à crise, mas, como ressaltou o presidente José Koch, é o que se alcança quando o foco é clareza e respeito no trabalho, focando também na prevenção de perdas. Este foi o assunto do artigo em destaque da nova Revista Prevenção de Perdas que você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Frente de Caixa

10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia

por Vanessa Urbieta 04-02-2021 13:53

Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa chega a acumular cerca de 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os motivos e vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combatê-los, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020

por Adriano Sambugaro 02-02-2021 15:39

O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.

Leia mais

Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos

Tecnologia traz experiência positiva para PDVs do Verona Supermercados

por Vanessa Urbieta 03-12-2020 15:05

Uma busca constante das redes de supermercado é conseguir reduzir as perdas na frente de caixa para garantir os lucros, já que a frente de caixa acumula cerca de 40% das perdas das lojas de varejo. Foi com este objetivo inicial que a Rede Verona Supermercados buscou o auxílio da tecnologia para PDV. Mas as vantagens oferecidas pelo Gatecash não ficaram só aí. Com a ferramenta, o Verona conseguiu também melhorar o atendimento aos clientes em suas lojas, como contamos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Comprar ou alugar equipamentos para o varejo?

por Gustavo Carrer 22-10-2020 10:42

Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.

Leia mais

CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Por que mudar meu formato de gestão no varejo?

por Rodrigo Pessoa 22-09-2020 16:49

Estamos enfrentando um momento único mundialmente, a pandemia causada pelo coronavírus impactou diversas áreas e o varejo foi uma delas. Os varejistas precisaram se reinventar e a palavra lucro anda cada vez mais tirando o sono dos supermercadistas, principalmente dos que prestam atenção somente na última linha do DRE, sem fazer uma leitura de todo o contexto que o leva a ter perdas. Com este novo contexto, se faz urgente uma revisão no formato de gestão no varejo, pensando em tecnologia e prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

Como reduzir perdas por embalagens violadas no varejo?

por Antônio Balbino 09-09-2020 15:14

Questão antiga do varejo, produtos violados durante as compras são um tipo de perda comum para os varejistas, principalmente em supermercados. Muitos colegas costumam conversar comigo sobre esta questão, e uma das principais dúvidas é sobre como encarar este tipo de perda. Embalagens vazias encontradas no interior das lojas de produtos consumidos sem o devido pagamento são considerados furtos, avaria, degustação? Como resolver esta questão e identificar os principais produtos vítimas desta prática? Foi sobre este assunto que falei em meu canal Café com Prevenção e irei comentar aqui também.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Como anda a adesão de tecnologia no pequeno e médio varejo?

por Rodrigo Pessoa 18-08-2020 14:01

São visíveis o forte crescimento e a expansão das categorias de pequeno e médio varejo. Por conta disso, vemos mudar a cultura e o modelo de gestão de varejo. O objetivo não é apenas crescer, mas também conseguir se manter competitivo frente às grandes redes. O conceito de “caro” e “despesa” que era atribuído ao uso de tecnologias no varejo vem perdendo força. Cada vez mais, vemos os varejistas encararem ferramentas e soluções para auxiliar a gestão do varejo de outra forma, transformando estes conceitos na palavra “investimento”.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa