Você sabe qual impacto das perdas no lucro da sua loja ou rede varejista?

por Vanessa Urbieta 04-05-2021 14:17

A 21ª avaliação das perdas no varejo brasileiro de supermercados, divulgada recentemente pela ABRAS, revelou que o montante de perda estimada do setor supermercadista é de 7,6 bilhões, o que representaria 1,79% do faturamento bruto deste segmento. Comparado ao ano anterior, houve uma pequena redução no indicador, que foi de 1,82% em 2019 (queda em torno de 2%). É importante o varejista ficar atento a estes valores para pensar melhores estratégias para seu negócio.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

10 dicas para ajudar a fazer gestão de estoque no varejo

por Antônio Balbino 01-04-2021 15:36

É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias

Grandes fornecedores e startups em busca de inovação no varejo

por Gustavo Carrer 17-03-2021 16:53

A inovação possivelmente foi e tem sido um dos temas mais presentes no ambiente de negócios nas primeiras décadas deste século. Talvez pelo sucesso de empresas reconhecidamente inovadoras, talvez pelo aumento da competição em todos os setores da economia, mas o que chama atenção é que a disputa por um cliente cada dia mais exigente, que tem na palma da mão um universo de opções, tem impulsionado varejistas a elevar os investimentos em tecnologia, ano após ano. Inovar é criar algo novo, único, com benefício claro e mensurável, e não há como fazer isso sem assumir riscos. Em geral, quanto mais arrojada ou disruptiva for a ideia, maiores são os riscos tomados. E foi sobre inovação que falei em meu artigo para a NewTrade.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

O que você deve saber hoje sobre Prevenção de Perdas

por Antônio Balbino 02-03-2021 14:15

Recentemente, tive o prazer de participar de um episódio da primeira temporada do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – apresentado por Adriano Sambugaro e Vanessa Urbieta. Durante o bate-papo, pude falar sobre a cultura de prevenção de perdas e apontar alguns dos aspectos que, como consultor em Prevenção de Perdas, considero mais importantes para o varejo. Como afirmou Adriano na introdução do episódio, a prevenção de perdas é um assunto vital que faz parte do cotidiano dos varejistas e que pode ser a linha divisória entre o lucro e o prejuízo. Por isso, trago hoje aqui para o blog, um breve resumo do que conversamos no Podcast que você pode ouvir clicando aqui ou dando play no player abaixo:

 

 

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020

por Adriano Sambugaro 02-02-2021 15:39

O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.

Leia mais

Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos

EASi: antifurto inteligente traz prevenção mais eficiente ao Princesa Supermercados

por Adriano Sambugaro 10-12-2020 14:34

Desde 2010, a rede carioca Princesa Supermercados tem investido em tecnologia para combater as perdas ocorridas em suas lojas e centro de distribuição. Com este investimento contínuo, os resultados vêm sendo cada vez melhores e mais visíveis. As perdas reduziram consideravelmente ao longo dos anos, chegando ao menor valor na última avaliação da rede. O foco do Princesa são ferramentas como as antenas antifurtos e desativadores, mas agora com um diferencial: a tecnologia EASi ou EAS inteligente que, conectada à internet, possibilita a geração de dados organizados a partir do funcionamento diário dos sistemas, como contamos na Revista Prevenção de Perdas 2020 e você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, Sistemas Antifurtos

Tecnologia traz experiência positiva para PDVs do Verona Supermercados

por Vanessa Urbieta 03-12-2020 15:05

Uma busca constante das redes de supermercado é conseguir reduzir as perdas na frente de caixa para garantir os lucros, já que a frente de caixa acumula cerca de 40% das perdas das lojas de varejo. Foi com este objetivo inicial que a Rede Verona Supermercados buscou o auxílio da tecnologia para PDV. Mas as vantagens oferecidas pelo Gatecash não ficaram só aí. Com a ferramenta, o Verona conseguiu também melhorar o atendimento aos clientes em suas lojas, como contamos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Gerando boas experiências e prevenindo perdas no varejo

por Adriano Sambugaro 26-11-2020 11:26

Grande parte das tendências do varejo dos últimos anos está diretamente ligada à compreensão da jornada de compra e à valorização humana no mercado consumidor. Tais tendências são um desafio para os varejistas, principalmente em um mundo em constante transformação. O comércio eletrônico se expandiu e a experiência de compra do cliente passou a ser este novo diferencial ao qual os varejistas precisam estar atentos, é o que afirma João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS, neste artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2020.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Podcast PDV: Especialistas do varejo falam sobre inovação e tecnologia

por Adriano Sambugaro 29-09-2020 12:07

O mundo vem passando por muitas transformações nos últimos anos e não seria diferente para o varejo. Recentemente impactados pela pandemia do coronavírus, vimos os varejistas serem impelidos a repensar a forma como encaravam seus negócios e aprender a ter uma nova visão do varejo. E uma coisa que sempre me impressionou foi o aprendizado que a gente tem ao conversar com cada profissional, independente do cargo ou área de atuação. Assim surgiu a ideia deste projeto, o Podcast PDV - Por Dentro do Varejo, com apoio da Gunnebo. Ao lado de Gustavo Carrer, vamos trocar ideias com os convidados, sempre pensando nas inovações em gestão e tecnologia.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como reduzir perdas por embalagens violadas no varejo?

por Antônio Balbino 09-09-2020 15:14

Questão antiga do varejo, produtos violados durante as compras são um tipo de perda comum para os varejistas, principalmente em supermercados. Muitos colegas costumam conversar comigo sobre esta questão, e uma das principais dúvidas é sobre como encarar este tipo de perda. Embalagens vazias encontradas no interior das lojas de produtos consumidos sem o devido pagamento são considerados furtos, avaria, degustação? Como resolver esta questão e identificar os principais produtos vítimas desta prática? Foi sobre este assunto que falei em meu canal Café com Prevenção e irei comentar aqui também.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Como se comportam os clientes com a reabertura das lojas?

por Gustavo Carrer 25-08-2020 11:14

Vimos, recentemente, surgirem no noticiário matérias que mostram a reabertura de lojas de luxo na China, com filas nas portas e vendas colossais. Este comportamento do consumidor é uma prova de que, mesmo com o crescimento considerável do e-commerce durante a pandemia, a demanda por consumo em lojas físicas ficou represada, surtindo um efeito de manada na abertura. Mas será que podemos traçar um paralelo entre o varejo chinês e o brasileiro? Como tem se comportado o consumidor brasileiro em um momento de reabertura?

Leia mais

Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

Avaliação de perdas mostra a importância da tecnologia no varejo

por Adriano Sambugaro 05-08-2020 11:20

Importante marco anual para Supermercados, a nova edição da Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, feita pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, foi divulgada nas últimas semanas. As quebras operacionais e os furtos seguem preocupando os varejistas e se mostraram líderes de perdas na pesquisa com 39% e 24% respectivamente. No total, as perdas alcançaram o índice de 1,82% em 2019, o que significa um valor de R$ 6,9 bilhões em perdas. Os resultados mostram, mais um ano seguido, a importância de investir em tecnologias e estratégias voltadas para prevenção de perdas, como apontamos nesta matéria no site da ABRAS.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

3 motivos para implantar Prevenção de Perdas no varejo

por Antônio Balbino 14-07-2020 14:07

Assunto frequentemente em debate, a prevenção de perdas tem se tornado cada dia mais essencial para o varejo. O mercado, cada vez mais competitivo, exige dos varejistas novas estratégias, novas tecnologias e também novas posturas com a sua empresa. Por isso, apresentei, em meu vídeo no canal Café com Prevenção, três motivos para implantar a prevenção de perdas. São diversas as razões para investirmos nesta área, mas acredito que estes três pontos sejam importantes para abrirmos uma discussão sobre o tema.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Varejo sem contato? O que muda na experiência de compra?

por Gustavo Carrer 10-06-2020 10:21

Já faz um tempo que ouvimos que as lojas físicas de varejo teriam dificuldades em manter o fluxo. Isso se deve ao aumento de consumo por meios eletrônicos e a participação relevante deste setor no varejo, a aposta era que os consumidores iriam cada vez mais preferir a conveniência e os bons preços do comércio online. Por um tempo, vimos as lojas físicas investirem pesado na experiência de compra, ambientes mais atrativos para os clientes. Mas a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus nos leva de volta, com urgência, a esta discussão: é fato que os clientes tiveram seu comportamento de consumo afetado para sempre. E como o varejista pode lidar com esta mudança?

Leia mais

Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

Gunnebo é líder em soluções de cofre inteligente para varejo na EMEA

por Adriano Sambugaro 28-05-2020 12:03

O último relatório da empresa de consultoria e pesquisa estratégica independente, RBR, classificou a Gunnebo como fornecedora líder de mercado de soluções automatizadas de manuseio de dinheiro e gestão de numerário para varejistas na região EMEA, que engloba a Europa, o Oriente Médio e a África. O Retail Cash Automation Report 2020 é um estudo global que detalha o tamanho do mercado e a participação de fornecedores em quatro tipos de terminais de manuseio de dinheiro: depósitos e recicladoras de back-office, recebedoras e recicladoras de ponto de venda (PDV). A pesquisa mostra que a Gunnebo é a única fornecedora que produz as quatro soluções na região EMEA, e é responsável por quase um quarto do mercado de automação de caixa no varejo. Um resultado importantíssimo para a empresa, mas também para a construção de uma forte rede de apoio aos varejistas não só desta região.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa