Marcelo Andrade
Find me on:

Projeto Embarque + Seguro utiliza tecnologia de biometria facial da Gunnebo no embarque de passageiros na capital baiana; procedimento será 100% automatizado.

A tecnologia Gunnebo para automação e controle de acesso, presente em grandes aeroportos ao redor do mundo, está sendo utilizada no projeto-piloto Embarque + Seguro, uma iniciativa do governo federal para embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. O objetivo é tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

O projeto é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa de inteligência em TI do governo federal brasileiro.

Hoje, as verificações nos aeroportos são feitas basicamente em duas etapas. A primeira, para entrar na área de embarque, em que o passageiro sai com seu cartão, informa o voo e passa pelas máquinas de raio-x. A segunda, para entrar na aeronave, onde um funcionário da empresa aérea verifica o bilhete no portão de embarque e confere o documento de identidade do passageiro.

No Embarque + Seguro as duas entradas serão usadas por máquinas de biometria facial, sem que documentos sejam trocados manualmente. É o sistema da Gunnebo, conhecido como Self Boarding Gate (SBG), que possibilita o reconhecimento biométrico do passageiro no momento do embarque.

E-gate Gunnebo automatiza o embarque de passageiros no Aeroporto de Salvador

“Com a nossa tecnologia o procedimento será 100% automatizado, sem qualquer intervenção humana. A autenticação, por sua vez, é realizada pela base do Serpro, que valida ou não os dados do passageiro” - Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo.

Além do fim da preocupação sanitária que vivemos com o coronavírus, a biometria facial traz mais agilidade e segurança às operações. Além disso, oferece toda a rastreabilidade do passageiro, da hora em que ele entrou no avião até o momento do desembarque.

O Embarque +Seguro, além de comprovar a identidade de quem embarca, garantindo mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas. O viajante poderá ter acesso, futuramente, às informações sobre a saída do voo e a rota mais rápida para chegar até a área de embarque.

Projeto EMbarque + Seguro utiliza tecnologia da Gunnebo para automação do embarque em aeroporto

Ganham o turista, que é liberado rapidamente com a automatização do processo de entrada e coleta de dados; o aeroporto, que tem passageiros mais satisfeitos e com mais tempo livre para usufruir da estrutura de serviços e compras, e também as autoridades aeroportuárias, que aumentam a segurança com a integração de tecnologia biométrica.

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo é líder mundial em soluções de controle de acesso, além de ser a pioneira na introdução da solução de automatização para ajudar aeroportos e as companhias aéreas a lidar com o crescimento de passageiros. As soluções Entrance Control da Gunnebo estão presentes em mais de 100 aeroportos de todo o mundo, além de 70 mil portas de acesso (mais de 2 mil delas em aeroportos) instaladas em metrôs e estádios em todo o mundo.

Para saber mais sobre esta tecnologia, fale com a Gunnebo.

Guia gratuito | Soluções para gestão de fluxo de passageiros e segurança em Aeroportos

 

Receba nossa newsletter:

Posts Recentes