Varejista pode usar gravações do PDV como prova em ações judiciais

por Adriano Sambugaro 29-03-2016 12:16
Entre em contato:

monitoramento-frente-caixa-gravacao-imagens.png

A utilização de tecnologia contra perdas nas lojas de varejo tem se tornado cada vez mais necessária. Já falamos aqui outras vezes sobre a tecnologia para auditoria e gestão de PDV, o Gatecash. O principal objetivo desta ferramenta é combater as fraudes praticadas na frente de caixa, sejam elas ocasionadas por falhas ou erros intencionais. Entretanto, o que nem todos os varejistas sabem é que as gravações geradas por sistemas de segurança só podem ser utilizadas como provas judiciais em ações judiciais se forem produzidas em “formato proprietário”.

Mas o que é um arquivo em formato proprietário?

O arquivo em formato proprietário é um arquivo que não pode ser editado. Estas limitações funcionam para impedir as práticas como edição ou exclusão de partes do vídeo. Um arquivo proprietário é gerado especificamente para um fim e tem características diferentes de acordo com o software pelo qual foi gerado. No caso das câmeras e sistemas de monitoramento de PDV, como o Gatecash, é extremamente importante que seja gerado este tipo de arquivo para que funcione como prova legal diante de uma eventual ação jurídica.

Suponhamos que uma ação de furto interno na Frente de Caixa tenha sido flagrada pelas câmeras de seu estabelecimento. Mesmo que você tenha imagens, o juiz, para admiti-las como provas, precisa certificar-se de que não foram adulteradas, o que pode ser alegado pela parte que foi flagrada pelo vídeo e está sendo acusada.

O Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, gera um dos formatos de arquivo proprietário aceitos pela justiça brasileira. Além do vídeo, o sistema também gera um XML com todas as informações registradas no PDV monitorado, o que facilita e muito a investigação e a auditoria.

Certifique-se de que suas provas serão aceitas na justiça e previna-se de possíveis problemas ao investigar furtos e roubos. Busque um sistema completo, que não só ajude a prevenir os furtos, mas também atende a todos os requisitos legais da justiça brasileira.

 

Mais artigos de seu interesse:

5 motivos para usar tecnologia contra perdas na Frente de Caixa

[EBOOK GRATUITO] Tudo o que você precisa saber sobre Frente de Caixa

Monitoramento remoto: a tecnologia que está revolucionando o varejo

 

Tecnologia Gatecash contra fraudes no PDV

Topics: CFTV, Frente de Caixa