Uso de dinheiro cresce e gestão de numerário é tema em debate

por Adriano Sambugaro 13-03-2018 14:37
Entre em contato:

dinheiro-pagamento.png

Já vimos por aqui em nosso blog que a sensação de que o dinheiro em cédula está desaparecendo não é real. Ainda que os pagamentos em cartão tenham aumentado, uma pesquisa recente divulgada pela Reuters mostra que o dinheiro segue crescendo como meio de pagamento no varejo: o percentual subiu de 7% para 9% em 2016.

A pesquisa mostra também que o valor pago com cartões, ou dinheiro digital, diminuiu seu valor médio, antes o gasto médio era de 60 dólares, hoje este valor gira em torno de 40 dólares. Por mais que os meios de pagamento digital tenham se desenvolvido e democratizado, é preciso aceitar que as cédulas seguem tendo um papel importante na sociedade e que é preciso pensar nos custos de gestão de numerário.

"Apesar de todo avanço tecnológico nos meios de pagamento nos últimos anos, o uso do bom e velho dinheiro em cédulas continua crescendo nos mais avançados e emergentes mercados de varejo", Hyun Song Shin - BIS (Banco de Compensações Internacionais).

Sabendo deste crescimento do uso do dinheiro em cédula, principalmente em mercadoe emergentes economicamente, como é o caso do Brasil, abre novamente o debate sobre os custos da gestão de numerário. Como sabemos, as perdas relacionadas a furtos e erros de contagem são grandes vilões para os varejistas, trazendo problemas não só de perdas de valor como também questões com a equipe e falta de segurança para a empresa. Para combater estas questões, existem tecnologias ágeis e estratégicas, como os Cofres Inteligentes que auxiliam no dia a dia da gestão de numerário.

"A resiliência do dinheiro como instituição social nos lembra a importância de entender as funções econômicas do dinheiro, além das inovações tecnológicas", Hyun Song Shin - BIS (Banco de Compensações Internacionais).

Assim como os caixas eletrônicos bancários auxiliam no momento da retirada de dinheiro pelo consumidor, os Cofres Inteligentes auxiliam na contagem de dinheiro recebido e em seu armazenamento seguro. Com capacidade para contagem de até 5 notas por segundo, os Cofres agilizam a rotina de gestão de numerário e tornam o dia a dia do varejo mais seguro. Com o Cofre Inteligente Intelisafe®, o varejista pode controlar e acompanhar em tempo real tudo o que ocorre durante a gestão de numerário em suas lojas. Obtém também relatórios dos depósitos, melhora os processos na tesouraria, rejeita notas falsas e auxilia a coleta de dinheiro pelas empresas de transporte.

 

As pesquisas afirmam e é preciso levar em consideração: o dinheiro é uma das formas de pagamento mais importantes para o mercado de varejo e precisa ser tratado com cuidado e estratégias para evitar perdas.

 

 

 Ebook Gratuito- Os custos do Dinheiro

 

Você também pode gostar de:

Entrevista sobre tecnologia do cofre inteligente

Solução para gestão do numerário de pequenas lojas

Cofre Inteligente reduz custos de tesouraria em supermercado

Topics: Gestão de Numerário