Tecnologia reduz filas no PDV e melhora a experiência de compra

por Gustavo Carrer 28-08-2019 11:27

O comportamento do consumidor moderno, em qualquer parte do mundo, vem mudando de acordo com a evolução da tecnologia. Sobre este assunto, já comentamos aqui, no blog, alguns aspectos do mundo online que podem ajudar na transformação do varejo físico. Agora, nesta série de artigos, originalmente publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, irei focar em aspectos importante do varejo online que podem trazer muitos benefícios para o varejo físico. E hoje vamos falar sobre como coletar dados para melhorar a experiência de compra do cliente e como a tecnologia pode nos ajudar a chegar até estas informações.

Leia mais

Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos

5 tecnologias que o varejo farmacêutico precisa conhecer

por Gustavo Carrer 15-08-2019 10:44

Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Exposição segura e etiquetagem na origem são diferenciais para a Riachuelo

por Rui Rodrigues 08-08-2019 15:06

A busca por uma melhor exposição de produtos, melhor experiência de compra e maior produtividade levou a Riachuelo a procurar a Gunnebo, em março de 2018, para ampliar sua parceria com um inédito projeto de etiquetagem na origem. Gestores da gigante varejista de moda já conheciam um projeto similar executado pela Gunnebo que obteve sucesso com a tecnologia AM. Como já utilizavam a tecnologia RF com sensores antifurtos de porta de loja e etiquetas, o passo agora era agilizar o processo já na origem, como mostramos na Revista Prevenção de Perdas edição 11 e você pode conferir aqui.

Leia mais

Sistemas Antifurtos

Como o varejo pode combater os furtos e o chamado mercado cinza?

por Antônio Balbino 06-08-2019 14:50

No mês de junho tivemos a divulgação da pesquisa de perdas no varejo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). Os resultados não foram os melhores e um ponto preocupante foi o aumento no índice de perdas: passou de 1,29% ou R$ 19,58 Bilhões para 1,38% que representa R$ 21,46 Bilhões. Precisamos falar sobre este índice e sobre o quanto ainda estamos atrás em matéria de combate a furtos e perdas para que possamos planejar mudanças e evoluções no mercado do varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Prevenção de Perdas é foco nas lojas Obramax

por Adriano Sambugaro 19-06-2019 14:21

Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Tudo o que você precisa saber sobre etiquetas antifurtos

por Rui Rodrigues 06-06-2019 14:33

 

Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.

Leia mais

Perdas no Varejo, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo

por Adriano Sambugaro 30-04-2019 13:35

Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Gunnebo, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Eventos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Como reduzir perdas em pequenas lojas de varejo

por Luiz F. Sambugaro 07-03-2019 13:17

Estamos presenciando, nos últimos anos, grandes mudanças no varejo, desde os formatos de suas lojas até novos hábitos de atender seus consumidores. Lojas de bairro agora dividem calçadas com diversos modelos de negócio como megastores, lojas de conveniência, expressas, flagships e tantos outros. Recentemente, estamos vendo se destacar um novo modelo de loja, que promete trazer vantagens para o varejo: as minilojas. Localizadas estrategicamente nos centros comerciais e pontos de grande circulação, têm com objetivo estar sempre próximas de seus consumidores, não importa a situação. Mas se engana quem pensa que, pelo tamanho reduzido, o varejista poderá se preocupar menos com suas estratégias de prevenção de perdas. É o que mostro no artigo que escrevi para o importante portal NewTrade.

Leia mais

Perdas no Varejo, Arquitetura, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

por Luiz F. Sambugaro 30-01-2019 10:54

Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, cofres inteligentes, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e são cada vez mais usadas pelas farmácias, como pontuei em uma matéria sobre varejo farmacêutico para a ICTQ.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas

por Adriano Sambugaro 16-01-2019 13:43

Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Top 6 artigos mais acessados sobre prevenção de perdas no varejo em 2018

por Adriano Sambugaro 02-01-2019 13:39

Nos últimos anos, passamos por mudanças drásticas no cenário econômico e político do país. Em 2016, os impactos políticos afetaram o desempenho do varejo e foi preciso se reinventar para seguir adiante. Já em 2017, vimos oportunidades para seguir crescendo e enfrentando a crise de frente. Neste ano que acaba de se encerrar, 2018, vivemos momentos de tensão e otimismo. O varejo precisou se reinventar e investir em soluções eficazes para conquistar novamente a confiança de seus consumidores e também de seus colaboradores. Fechamos o ano cheio de esperanças e a expectativa para um 2019 de muitas oportunidades e conquistas é grande. Para começarmos o ano nos preparando para novos desafios, nada melhor do que entender os momentos mais marcantes de 2018, conferindo os 6 artigos mais acessados por nossos parceiros.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos

5 publicações com dicas práticas para prevenir perdas no varejo

por Adriano Sambugaro 19-12-2018 10:32
Debater a cultura da Prevenção de Perdas é essencial para qualquer empresa. Reunir os funcionários, discutir estratégias, entender juntos que a Prevenção é papel de todos é fundamental para ter uma equipe competitiva e alinhada com os reais valores do varejo. Mas não podemos apenas nos fixar nos debates, é preciso também trazer à tona ações práticas para o dia a dia. Para isso, reunimos cinco artigos publicados no blog, de diversos especialistas, para incentivar os varejistas a pensarem a prevenção de maneira prática e direta.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Como proteger os produtos mais furtados em supermercados?

por Rui Rodrigues 21-11-2018 12:57

 

Os Produtos de Alto Risco, comumente chamados de PAR entre os varejistas, são os itens mais furtados de acordo com levantamento dos inventários realizados. Segundo a 18a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados - realizada pela Abras, os furto internos e externos somam 25% das causas das perdas. Para prevenir o prejuízo causado pelo furto, é recomendável investir em sistemas antifurtos que vão reduzir as perdas não apenas pela proteção eletrônica das mercadorias, mas também por seu fator inibidor. 

Leia mais

Perdas no Varejo, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Lucrando no Natal com a Prevenção de Perdas

por Luiz F. Sambugaro 25-10-2018 11:23

 

As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

23 dicas para evitar furto em lojas de varejo

por Luiz F. Sambugaro 10-10-2018 12:58

Com frequência voltamos aos índices da última pesquisa sobre perdas no varejo nacional e alertamos os nossos colegas varejistas sobre os grandes prejuízos que assolam suas empresas. Porém, para além de apenas alertar, é nosso papel trazer dicas e conselhos de especialistas para que os profissionais do varejo possam combater as perdas de maneira estratégica e com inteligência. Os furtos, tanto internos quanto externos, são grandes responsáveis por estas perdas. Por isso criamos um ebook com dicas práticas e rápidas para evitar furtos em lojas de varejo. Você pode conferir aqui e aproveitar para compartilhar com sua equipe.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Sistemas Antifurtos