5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

O que é um sistema antifurto AM?

por Rui Rodrigues 04-09-2018 10:36

Buscando melhorar a experiência do varejista com as soluções antifurtos, iniciamos uma série de artigos que explicam detalhes desta tecnologia tão utilizada no mercado de varejo. Em um primeiro momento, explicamos como funcionam os sistemas antifurtos, dando informações sobre sua utilização e vantagens. Agora iremos focar nas principais tecnologias existentes, que são a AM (Acusto-magnética) e RF (Radiofrequência), e suas aplicações mais comuns. Neste primeiro momento, vamos explicar sobre a tecnologia AM – Acusto-magnética – dando um resumo sobre suas características e aplicabilidade.

Leia mais

Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Sistemas Antifurtos

Rede francesa Kiabi estreia no Brasil com soluções antifurtos Gunnebo

por Adriano Sambugaro 09-08-2018 13:47

No próximo dia 11 de agosto, a rede francesa Kiabi fará a inauguração da sua primeira loja no Brasil, depois de três anos de estudos do mercado brasileiro. A loja localizada no Shopping Ibirapuera em São Paulo, que possui 1,5 mil metros quadrados, comercializará roupas para bebês e crianças, mulheres e homens, em diferentes tamanhos, incluindo plus size. Desde a concepção do projeto, o plano de prevenção de perdas já apontava investimentos em soluções tecnológicas para combater com eficiência os furtos.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Sistemas Antifurtos

Como funcionam os sensores antifurtos na entrada das lojas?

por Rui Rodrigues 07-08-2018 13:11

Para combater os roubos e furtos tão comuns no varejo, é preciso investir em soluções de segurança que protejam diretamente os pontos mais vulneráveis, como por exemplo a entrada de uma loja. Dentre as soluções disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas e procuradas é a tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadoria. As famosas antenas de proteção ou sensores antifurtos são uma forma eficaz de prevenir perdas sejam elas roubos ou furtos. Sabemos que o objetivo desta tecnologia é proteger os produtos, mas como funcionam os sensores antifurtos tão comumente encontrados nas portas de lojas do varejo?

Leia mais

Perdas no Varejo, Arquitetura, Segurança Eletrônica, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

[EBOOK] 7 dicas para reduzir perdas no varejo de moda

por Adriano Sambugaro 25-07-2018 12:19

O índice de perdas no varejo brasileiro é um dos maiores do mundo e, dentre todos os estabelecimentos de varejo, um dos mais visados por furtantes é o varejo de moda. Jeans, camisetas e lingeries são alguns dos produtos mais furtados, segundo pesquisas. Foi pensando nisto que desenvolvemos, com exclusividade, um Ebook gratuito para ajudar o varejista a reduzir perdas no varejo de moda, com dicas e exemplos práticos de especialistas da área.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Arquitetura, Sistemas Antifurtos

[CASE] Antena antifurto com detector de metal permite ação mais focada

por Rui Rodrigues 19-07-2018 10:56

Uma das principais redes varejistas de moda fast fashion voltadas à classe C em São Paulo, com 50 lojas distribuídas na capital e interior do Estado, a Caedu passou por uma ampla mudança entre 2010 e 2011. À época, os acionistas entenderam que seria preciso a empresa crescer com sustentabilidade, reduzindo perdas e fortalecendo a governança corporativa. Foi quando iniciaram um trabalho forte nas áreas de controle e reforçaram a importância da tecnologia no combate as perdas. Hoje, todas as lojas estão protegidas com equipamentos de segurança, como as antenas antifurtos, e nenhuma das unidades previstas a serem inauguradas entra em operação sem a prevenção de perdas no escopo do projeto. Contamos sobre este projeto na edição da Revista Prevenção 2018.

Leia mais

Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Sistemas Antifurtos

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Antenas antifurtos geram menos perdas e melhoram a lucratividade

por Rui Rodrigues 05-06-2018 14:08

A tecnologia das antenas antifurtos é amplamente utilizada por varejistas em todo o mundo. Suas vantagens vão desde o flagrante das tentativas de furtos - com a detecção de itens protegidos ao passarem pelos sensores nas entradas da loja - até o importante fator inibidor, que evita ação de pessoas mal intencionadas, constituindo-se  em  um investimento com retorno garantido. Os exemplos que mostram este retorno são muitos e hoje escolhemos o case de sucesso do Grupo Afeet, um dos parceiros da Gunnebo, publicado na Revista Prevenção de Perdas, para ilustrar as vantagens de investir na tecnologia EAS.

Leia mais

Sistemas Antifurtos

6 posts mais acessados sobre prevenção de perdas no varejo em 2017

por Adriano Sambugaro 03-01-2018 11:37

 

Para entendermos o panorama econômico e financeiro de 2017, precisamos voltar ao ano de 2016. Nesse ano, o país precisou enfrentar problemas não só financeiros, como a alta de juros e o desemprego, mas também problemas políticos que abalaram profundamente a confiança dos consumidores e dos varejistas. 2017 foi um ano de recuperar essa economia abalada, buscando alternativas para reverter um cenário de austeridade. Os varejistas precisaram de criatividade e investimento estratégico para seguirem em frente. Muitos encontraram saídas eficazes para a crise que enfrentamos e assim vão chegando a um lugar mais seguro para seguir crescendo. Pensando em seguir este ano com a força e as estratégias que o varejo teve para enfrentar a crise, fizemos uma retrospectiva 2017, com os artigos mais acessados em nosso blog que conta com a participação de importantes especialistas do varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos

A tecnologia que auxilia as vendas também pode prevenir perdas

por Adriano Sambugaro 20-12-2017 14:35

O mercado do varejo é um ambiente competitivo que busca sempre aumentar vendas e melhorar os lucros. Para isso, as empresas buscam soluções e estratégias tecnológicas que auxiliem ainda mais o dia a dia do varejista e sejam multifuncionais. Não basta apenas vender mais, hoje o varejista precisa de soluções que ajudem também a prevenir perdas e potencializar seu negócio. Este foi o ponto de partida de Luiz Fernando Sambugaro em seu artigo para a Isto É Dinheiro.

Leia mais

Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Exposição segura de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

5 Ebooks gratuitos sobre Prevenção de Perdas

por Adriano Sambugaro 29-11-2017 12:10

Há mais nuances na área de Prevenção de Perdas do que podemos imaginar. Investir em Prevenção pode ajudar não apenas a reduzir perdas, mas também aumentar os lucros e até mesmo ajudar no desempenho da equipe. Aliás, este é um dos grandes diferenciais de pensar a Prevenção de Perdas como uma área estratégica para o varejo. Através de dados e informações sobre perdas, é possível preparar uma equipe eficiente, focada e preocupada com os índices de sua empresa. Por isso, reunimos aqui 5 Ebooks sobre Prevenção de Perdas, gratuitos, que você pode baixar e compartilhar hoje mesmo com sua equipe. 

Leia mais

12 Comments Deixe seu comentário

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Tudo o que você precisa saber sobre etiquetas antifurtos

por Rui Rodrigues 31-08-2017 14:33

 

Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.

Leia mais

Perdas no Varejo, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Como escolher a tecnologia EAS correta para minha loja?

por Rui Rodrigues 30-05-2017 11:24

 

A tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias previne, por ano, bilhões em perdas no varejo, resultado de furtos em lojas. Sua tecnologia é dividida em três tipos de sistemas e cada um deles funciona de uma maneira específica. No varejo, os sistemas mais comumente encontrados são o RF ou AM, ao passo que a tecnologia EM é uma solução usada especificamente por bibliotecas e algumas perfumarias. Quando um varejista têm de escolher entre RF e AM, a decisão baseia-se nos produtos a proteger.

Leia mais

Perdas no Varejo, Sistemas Antifurtos

O que é EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias?

por Rui Rodrigues 28-03-2017 11:43

A Prevenção de Perdas é um grande diferencial para o lucro do varejo no Brasil e no mundo. Investir em tecnologias que auxiliem a combater os furtos, como a tecnologia EAS, tem se mostrado cada vez mais necessário. É urgente que os varejistas entendam essa necessidade, por isso apresentamos este artigo de Rob Suddaby, colunista da Gunnebo, sobre Vigilância Eletrônica de Mercadoria, nossas famosas antenas e etiquetas antifurtos.

Leia mais

Perdas no Varejo, Sistemas Antifurtos

5 flagrantes de antenas antifurtos atuando além da Prevenção de Perdas

por Rui Rodrigues 06-10-2016 14:17

Quando pensamos em tecnologias e soluções para Prevenção de Perdas, pensamos em câmeras de CFTV, cofres, cadeados, antenas, etiquetas etc e, é claro, seu principal objetivo é proteger os produtos, a loja, e garantir a queda das perdas. Mas as ferramentas antifurto podem ir além e serem utilizadas como apoio às áreas de gestão, marketing e arquitetura, por exemplo. Um exemplo é o uso das antenas antifurtos, que tem se tornado cada vez mais um "curinga", graças à criatividade e inteligência dos profissionais de varejo.

Leia mais

Arquitetura, Sistemas Antifurtos