Tecnologia a favor da agilidade na frente de caixa

por Marcos Passarella 03-05-2018 14:12

 

Já falamos por aqui que o recebimento de mercadorias e a frente de caixa são locais de muita vulnerabilidade para o varejo. As duas áreas têm processos delicados, que requerem atenção redobrada para não ficarem suscetíveis às perdas. Em relação à frente de caixa, sabemos que pode chegar a registrar até 40% das perdas internas. Estas perdas têm diversas causas, dentre elas as fraudes de pessoas mal-intencionadas e os erros operacionais. Combater estas perdas tanto na frente de caixa quanto no recebimento de mercadorias é essencial para um melhor resultado da empresa. Para ajudar nesta área, a Gunnebo desenvolveu uma tecnologia focada no monitoramento e gestão de checkout, o Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

10 boas práticas para realização de um inventário no varejo

por Anderson Ozawa 17-04-2018 13:42

Um dos pontos mais importantes do trabalho de Prevenção de Perdas é descobrir o real número que representa as perdas em seu resultado geral. Por isso costumo sempre destacar a importância do inventário no varejo, afinal de contas, o que o que não é medido não é controlado. O inventário não deve ser encarado como um evento qualquer, ele é uma ferramenta estratégica que além de corrigir os estoques também indica quais os produtos de maior perda e dá a direção para as ações. Por isso, reuni dez dicas citadas em meu livro Pentágono de Perdas que você poderá conferir também aqui para ajudar a realizar um inventário eficiente para sua empresa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos

Feito é melhor que perfeito: 14 dicas para iniciar um plano de prevenção de perdas

por Luiz F. Sambugaro 29-03-2018 13:09

É comum acreditarmos que para iniciar um plano estratégico precisamos estar com tudo muito bem amarrado e perfeito. Tudo já deve ter sido pensado antes de ser colocado em prática. Mas, segundo o ditado popular, "feito é melhor do que perfeito", e muitas vezes é preciso começar a fazer para então aperfeiçoar o plano. Pensando nesta frase, convidamos especialistas do varejo para ajudar a pensar em como começar um plano de Prevenção de Perdas de maneira simples e rápida. Afinal de contas, é mais importante ter um plano em funcionamento, recebendo melhorias, do que ter um plano perfeito em mente que não existe no mundo real.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como lidar com o custo da área de Prevenção de Perdas?

por Antônio Balbino 27-03-2018 11:08

Hoje é bem comum ouvir falar em prevenção de perdas. Aliás, ter uma área dedicada à Prevenção é tido como fundamento de uma empresa organizada ou você não concorda? Mas, implantar uma área de Prevenção de Perdas não é tarefa fácil, envolve uma série de normas, processos e principalmente “pessoas”. Treinar uma equipe de prevenção pode ser tarefa fácil para os profissionais da área. Difícil é qualificar profissionais de outras áreas e fazê-los entender o princípio da prevenção, por que devemos nos preocupar com as perdas, quais os impactos que as perdas geram dentro do resultado de cada setor e no resultado geral da loja.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Rede investe em monitoramento de frente de caixa e aumenta vendas

por Marcos Passarella 22-03-2018 14:56

Mais uma importante época para o varejo se aproxima, a Páscoa. Nessa data, os supermercados são os que mais se preocupam com as perdas, como é o caso do Princesa, rede carioca que opera há 35 anos no varejo e hoje conta com 26 lojas espalhadas no estado do Rio de Janeiro. Buscando aumentar as vendas, que chegaram a 40% a mais, a rede criou um ambiente preventivo que possibilitou a diretoria a enxergar situações críticas antes não observadas. Ao investir em monitoramento, a rede pretende aumentar ainda mais suas vendas e reduzir as perdas. Para isso, contam com o Gatecash, solução da Gunnebo para monitoramento de PDV, como mostrou a reportagem da NewTrade.

Leia mais

Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Frente de Caixa

10 passos para implantar uma cultura de Prevenção de Perdas

por Anderson Ozawa 27-02-2018 15:55

A cultura é um conjunto de hábitos e costumes que permeiam um mesmo grupo. Estes hábitos devem fazer parte da rotina de todos e serem praticamente orgânicos. Assim também deve ser a cultura de Prevenção de Perdas: fazer parte do DNA da empresa, funcionando como uma estratégia importante para os resultados dos negócios. É preciso que a cultura de Prevenção de Perdas tenha diretrizes transformadas em atitudes, processos e atividades no dia a dia de seus colaboradores. Para isso, recomendei uma série de passos em meu livro Pentágono de Perdas que você poderá conferir também aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

[VÍDEO - PDV] Antônio Balbino fala sobre inventário no varejo

por Gustavo Carrer 07-02-2018 13:18

O varejo vem se tornando um ambiente cada dia mais competitivo e desafiador. Dentro deste cenário, os varejistas precisam buscar eficiência em todas as suas áreas com igual atenção. Uma destas áreas em particular sempre foi importante, mas muitas vezes deixada em segundo plano: o inventário no varejo. E é sobre este assunto que iremos tratar no quinto e último vídeo desta temporada do PDV – Por Dentro do Varejo. Para entender melhor as questões do inventário, convidamos Antônio Balbino, especialista em Gestão de Risco e Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos

[VÍDEO - PDV] Sônia Paloschi fala sobre visual merchandising

por Gustavo Carrer 01-02-2018 11:34

Entre os assuntos mais falados hoje em dia no varejo está a experiência de compra. Talvez porque em um mundo com tantas opções, diversos canais de compra e a facilidade que a internet traz de comparar preços e condições, somente uma experiência de compra memorável seria capaz de trazer o cliente para a loja física. Por outro lado, os varejistas brasileiros, principalmente os pequenos, somente agora começaram a valorizar e aplicar as técnicas de visual merchandising. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, conversei com Sônia Paloschi, Sócia fundadora da Purchase Comunicação e Marketing e Diretora da ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo. Falamos sobre como o visual merchandising pode contribuir de maneira decisiva na construção da experiência de compra, trazendo o cliente de volta à loja.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor

[VÍDEO - PDV] Fabíola Paes fala sobre millennials e inovações no varejo

por Gustavo Carrer 16-01-2018 14:24

Ao longo do tempo temos visto o varejo se transformando, principalmente em relação às mudanças de hábitos dos consumidores. Com os avanços da tecnologia, surge uma nova geração de consumidores, que são nativos digitais, ou seja, nasceram após a popularização dos celulares e mídias sociais, desde sempre conectados à internet. Também conhecidos como millennials, estes consumidores estão impondo um novo jeito de fazer negócios no varejo. Eles exigem maior conveniência, transparência e, principalmente, respostas rápidas dos lojistas. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, conversei com Fabíola Paes - Mestre em desenvolvimento de tecnologia omnichannel, co-fundadora da OasisLab, responsável pelo Laboratório de Inovação Loja 4.0 e CEO da Neomode. Falamos sobre os millennials e as inovações que estão surgindo no varejo para atender as novas demandas desta geração.

Leia mais

Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas

Qual a principal contribuição da Prevenção de Perdas no varejo?

por Adriano Sambugaro 11-01-2018 14:41

Em Novembro de 2017, realizamos uma ação de divulgação do novo livro Pentágono de Perdas, do especialista e colaborador do Blog Prevenção de Perdas, Anderson Ozawa, buscando disseminar ainda mais a cultura de prevenção de perdas no varejo. Durante este período, pedimos aos nossos seguidores do LinkedIn que respondessem a uma pergunta essencial sobre este tema “qual a principal contribuição da Prevenção de Perdas no varejo?”. As respostas foram esclarecedoras e levantaram pontos importantíssimos sobre esta discussão. Reunimos aqui algumas frases e agradecemos a todos pela participação!

Leia mais

Perdas no Varejo

6 posts mais acessados sobre prevenção de perdas no varejo em 2017

por Adriano Sambugaro 03-01-2018 11:37

 

Para entendermos o panorama econômico e financeiro de 2017, precisamos voltar ao ano de 2016. Nesse ano, o país precisou enfrentar problemas não só financeiros, como a alta de juros e o desemprego, mas também problemas políticos que abalaram profundamente a confiança dos consumidores e dos varejistas. 2017 foi um ano de recuperar essa economia abalada, buscando alternativas para reverter um cenário de austeridade. Os varejistas precisaram de criatividade e investimento estratégico para seguirem em frente. Muitos encontraram saídas eficazes para a crise que enfrentamos e assim vão chegando a um lugar mais seguro para seguir crescendo. Pensando em seguir este ano com a força e as estratégias que o varejo teve para enfrentar a crise, fizemos uma retrospectiva 2017, com os artigos mais acessados em nosso blog que conta com a participação de importantes especialistas do varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos

Solução para perdas na frente de caixa reduz até 50% as perdas no varejo

por Adriano Sambugaro 27-12-2017 15:41

 

Os índices de perdas do varejo já chegaram a atingir 2,28% do faturamento líquido das empresas. Ainda que esse valor pareça baixo, a realidade mostra que não é bem assim. Este índice pode significar uma perda de milhares de reais, dependendo do tamanho da empresa. Por isso, a Prevenção de Perdas é um assunto de primeira importância para os varejistas que pretendem manter a salvo seus lucros. É o caso da Coop - Cooperativa de Consumo - uma das maiores redes supermercadistas do Brasil, que foi destaque da Revista Digital Security. A rede apostou em solução para Prevenção de Perdas e alcançou uma redução de até 50% na perda de determinados itens.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

[VÍDEO]  Novo canal de vídeo estreia falando de prevenção de perdas

por Adriano Sambugaro 14-12-2017 14:11

As estratégias, a tecnologia, o comportamento dos clientes, tudo isso muda e evolui a cada dia, tornando o varejo um local dinâmico e que precisa, constantemente, de atualizações. E nada melhor para nos atualizarmos do que entrar também no universo dos vídeos e das entrevistas, trazendo para os varejistas novidades e dicas sobre sua área de atuação. É com grande satisfação que anunciamos a criação do PDV – Por Dentro do Varejo – um canal de vídeo voltado para os profissionais de varejo, fruto de uma parceria do Grupo Varejo Profissional com a Gunnebo.

Leia mais

Perdas no Varejo

[EBOOK] Natal sem crise: como aumentar as vendas de fim de ano

por Gustavo Carrer 12-12-2017 9:35

No mundo todo, as festas de final de ano constituem a principal oportunidade de vendas do comércio varejista de todos segmentos. No Brasil, para potencializar ainda mais seus efeitos, temos uma combinação muito particular: esta época coincide com o início do verão, das férias escolares e, principalmente, com o recebimento do 13º salário. É importante estar preparado para este cenário e, por isso, desenvolvemos o ebook gratuito Natal Sem Crise com dicas exclusivas para as vendas de fim de ano. 

Em sua segunda edição, o Ebook Natal Sem Crise agora vem atualizado com dicas  de Luiz Fernando Sambugaro, convidado para abordar o tema Prevenção de Perdas. Este tema complementa a abordagem focada em resultados, pois, com mais clientes nas lojas, a possibilidade furtos é ainda maior.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

12 dicas para identificar suspeitas de furto no varejo

por Anderson Ozawa 06-12-2017 14:18

Como já diz o termo, a Prevenção de Perdas atua para diminuir e prevenir a incidência de oportunidades de furto no varejo. Seja com tecnologia ou com estratégias de arquitetura, passando por treinamento de equipe, é importante que o varejista esteja sempre atento à movimentação em seu estabelecimento, uma vez que os outros fatores que levam alguém a furtar independem da sua ação. Trouxe um assunto tratado em meu recente livro Pentágono de Perdas (que você pode adquirir aqui) para auxiliar os varejistas a identificar atitudes suspeitas que podem indicar um potencial furto no varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas