8 desvantagens da gestão manual de numerário

por Adriano Sambugaro 14-11-2018 11:38

Os varejistas precisam dedicar, mais do que nunca, tempo e recursos para administrar o dinheiro - que vem se tornando cada vez mais caro para seus negócios.  Cuidar dos processos de caixa ocupa o pessoal da loja antes do início das atividades diárias, durante o dia e após o horário de funcionamento, com tarefas como a preparação do caixa, troco e  conciliação. Essa dedicação de tempo e recursos humanos prejudica os varejistas por diversas razões, desde o custo dos erros de contagem de caixa até o risco de roubo interno e maior vulnerabilidade à assaltos na loja. Operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, é a opção menos eficiente e de maior risco para os varejistas. Neste artigo, vamos listar 8 desvantagens da gestão manual de dinheiro.

Leia mais

Furtos internos, Frente de Caixa, Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

Como aproveitar ao máximo os sistemas de CFTV de sua loja

por Adriano Sambugaro 08-11-2018 13:11

O CFTV - Circuito Fechado de TV - é uma ferramenta bastante popular para a prevenção de perdas, que auxilia no monitoramento de diversos estabelecimentos. É utilizada frequentemente, mas será que os varejistas estão realmente aproveitando todo o potencial desta ferramenta a seu favor? O CFTV é mais comumente usado para vigilância por vídeo. Nas lojas, sua presença há muito tempo é um método eficaz de evitar furtos, mas vai além disso. O CFTV também pode ajudar se soubermos utilizar as operações armazenadas ao longo do tempo. Neste artigo, vamos comentar algumas destas vantagens extras que um CFTV pode trazer para a sua loja e te ensinar a utilizá-lo de maneira mais estratégica.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV

O que é Gatecash? Como ele pode reduzir as perdas na frente de caixa?

por Adriano Sambugaro 31-10-2018 13:49

Não é segredo que o maior objetivo de uma loja de varejo é realizar boas vendas e garantir seus lucros, por isso a Frente de Caixa representa um dos pontos mais críticos da loja. É lá onde as vendas se concretizam, onde os clientes sentem-se satisfeitos de terem feito a compra que desejavam. Por ser um ponto crucial para os lucros do varejo, é também um dos pontos mais visados e atingidos por furtos e fraudes. Cerca de 30% das perdas internas de supermercados, por exemplo, acontecem no checkout. Com tantos dados alarmantes, o varejista precisa estar atento a tecnologias para a gestão da frente de caixa, como o Gatecash.

Leia mais

Furtos internos, Frente de Caixa, Perdas no Varejo

Lucrando no Natal com a Prevenção de Perdas

por Luiz F. Sambugaro 25-10-2018 11:23

 

As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.

Leia mais

Exposição segura de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Frente de Caixa, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, CFTV, Perdas no Varejo

Surge um novo cenário da Prevenção de Perdas no Brasil

por Antônio Balbino 24-10-2018 13:58

“Evidência”, esta é a palavra que define o momento da área no País. Em meio ao caos econômico e com as eleições presidenciais, vemos a prevenção de perdas como um dos assuntos mais debatidos no varejo. Os números apresentados pela associação brasileira de prevenção de perdas mostram um cenário desafiador. Mesmo com a média de perdas do varejo nacional caindo dos 1,32% para 1,29%, temos números impactantes em vários segmentos como, por exemplo, o aumento das perdas em livrarias que saíram dos 0,96% para 1,46%. Porém o que pretendo explorar nesta matéria não é o altíssimo valor das perdas de 19,8 bilhões de reais, mas sim a importância do cenário atual da área.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Perdas no Varejo

13 razões que incluíram os meios de pagamento na pauta dos varejistas

por Adriano Sambugaro 17-10-2018 11:13

Em 2017, 39% das transações de compra e venda no Brasil foram feitas em dinheiro, enquanto nos EUA este número ficou em 12%. Apesar do crescimento visível do uso de cartões, cédulas ainda são muito utilizadas por aqui, especialmente pelos brasileiros das classes C, D e E, que juntas correspondem a 76% da população do país, como informa o Ibope. Nesta lista, publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas, elencamos 13 fatos que colocaram os meios de pagamento como um dos principais temas do varejo na atualidade.

Leia mais

Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

23 dicas para evitar furto em lojas de varejo

por Luiz F. Sambugaro 10-10-2018 12:58

Com frequência voltamos aos índices da última pesquisa sobre perdas no varejo nacional e alertamos os nossos colegas varejistas sobre os grandes prejuízos que assolam suas empresas. Porém, para além de apenas alertar, é nosso papel trazer dicas e conselhos de especialistas para que os profissionais do varejo possam combater as perdas de maneira estratégica e com inteligência. Os furtos, tanto internos quanto externos, são grandes responsáveis por estas perdas. Por isso criamos um ebook com dicas práticas e rápidas para evitar furtos em lojas de varejo. Você pode conferir aqui e aproveitar para compartilhar com sua equipe.

Leia mais

Furtos internos, Sistemas Antifurtos, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Perdas no Varejo

O que é um sistema antifurtos RF?

por Rui Rodrigues 04-10-2018 14:12

Seguindo a série de artigos que abordam e explicam as diferenças e utilizações dos sensores antifurtos para varejo, chegamos ao terceiro artigo, agora focado na tecnologia RF e suas especificidades. Em um primeiro momento, falamos sobre o funcionamento dos sensores antifurtos na porta das lojas, depois apresentamos as aplicações mais comuns das antenas antifurtos AM. Agora você poderá conferir as indicações das antenas com tecnologia Rádio-Frequência (RF).

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Furtos internos, Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo

O que pensa o consumidor brasileiro sobre o varejo online

por Gustavo Carrer 25-09-2018 11:53

No artigo de hoje, você poderá conferir a segunda parte do vídeo do PDV – Por dentro do varejo sobre meios de pagamento e varejo online. Nesta temporada, fomos em busca de especialistas de diversas áreas, que estão atentos às mudanças do mercado de consumo e trazendo novidades para o varejo. Convidamos Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, para falarmos sobre uma questão que desperta muitas dúvidas nos varejistas: os meios de pagamento online. No primeiro episódio desta série de vídeos, Thiago nos trouxe informações sobre segurança nos meios de pagamento digital e até mesmo falamos sobre omnichannel e big data. Agora, perguntei sobre como o comércio online vem sendo utilizado no Brasil e como os consumidores tem reagido a novos meios de pagamento.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas, Experiência do Consumidor, Perdas no Varejo

O que é o Cofre Inteligente?

por Adriano Sambugaro 20-09-2018 13:13

Pesquisas recentes mostraram que, diferente do que o mercado previa, o dinheiro segue sendo uma das formas de pagamento preferidas dos consumidores brasileiros. Cédulas e moedas giram nossa economia e trazem à tona uma questão que costuma deixar alerta inúmeros varejistas: como lidar com os custos e as perdas durante o processo de manuseio de dinheiro?  É preciso muita atenção e cuidado para evitar ao máximo as perdas, sejam elas por erros ou por fraudes. Mas o varejista já pode contar com tecnologias como o Gunnebo Intelisafe, o Cofre Inteligente, que auxilia em todo o processo de gestão de numerário de uma loja de varejo.

Leia mais

Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

Quais as vantagens dos meios de pagamento online para o varejo?

por Gustavo Carrer 18-09-2018 11:06

Com o surgimento da internet e de outras tecnologias, vimos surgir o comércio eletrônico de mercadorias. Esta alternativa para compras continua crescendo no mundo todo e também aqui no Brasil. Mas, como toda ação que envolve o universo online, existem riscos relacionados às compras online, que deixam o consumidor, seja ele iniciante ou experiente, atento e desconfiado e sua maior preocupação é em relação à segurança das transações financeiras. Para conversar sobre segurança e conveniência de pagamentos online convidamos o especialista Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, que irá explicar como a tecnologia evolui, buscando garantir compras online mais seguras e confiáveis, aqui no PDV – Por dentro do varejo.

Leia mais

Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo

5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Frente de Caixa, Segurança Eletrônica, CFTV, Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica

O que é um sistema antifurto AM?

por Rui Rodrigues 04-09-2018 10:36

Buscando melhorar a experiência do varejista com as soluções antifurtos, iniciamos uma série de artigos que explicam detalhes desta tecnologia tão utilizada no mercado de varejo. Em um primeiro momento, explicamos como funcionam os sistemas antifurtos, dando informações sobre sua utilização e vantagens. Agora iremos focar nas principais tecnologias existentes, que são a AM (Acusto-magnética) e RF (Radiofrequência), e suas aplicações mais comuns. Neste primeiro momento, vamos explicar sobre a tecnologia AM – Acusto-magnética – dando um resumo sobre suas características e aplicabilidade.

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo

Supermercados Royal diminui fraudes na frente de caixa com ajuda do Gatecash

por Marcos Passarella 23-08-2018 15:08

O bom desempenho e o crescimento no mercado de varejo dependem de alguns fatores que vão além das vendas. Gestão estratégica dos caixas, prevenção de perdas e investimento em tecnologia são alguns destes fatores que podem impulsionar o sucesso dos varejistas. É o caso de uma das mais tradicionais redes do setor supermercadista do Rio de Janeiro, o Supermercados Royal, que há alguns anos busca crescimento com sustentabilidade. E nesse cenário, a prevenção de perdas está no escopo estratégico da companhia, que desde 2010 utiliza o Gatecash em suas lojas, buscando reduzir fraudes no PDV.

Leia mais

Frente de Caixa, Perdas no Varejo, Furtos internos

Pesquisa afirma que 96% dos brasileiros prefere dinheiro vivo

por Adriano Sambugaro 16-08-2018 14:13

Com o objetivo de avaliar o uso do dinheiro pelos consumidores brasileiros, o Banco Central divulgou a edição 2018 da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”*. Os resultados ganharam atenção dos meios de comunicação, pois a pesquisa aponta, mais uma vez, que o dinheiro segue como principal meio de pagamento entre os brasileiros, apesar do crescente uso das máquinas de débito e crédito. A forma como os consumidores lidam com pagamentos segue sendo um desafio para os varejistas, que passam a contar cada vez mais com tecnologias para gestão de numerário, que garantem menos perdas, mais segurança e controle para a operação.

Leia mais

Gestão de Numerário, Perdas no Varejo