Inovações e tendências para a pesquisa de mercado no varejo

por Gustavo Carrer 28-08-2018 13:57

Estamos chegando a final de mais um episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Durante os  últimos vídeos, conversei com Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado sobre essa área tão importante para o varejo, especialmente no momento atual. Angelita tirou dúvidas básicas no primeiro vídeo, falou sobre cases de sucesso e os novos consumidores no segundo vídeo e, neste terceiro vídeo, a especialista falou sobre inovações e estratégias da pesquisa de mercado, para que o varejista possa aproveitar ao máximo os dados coletados em sua loja.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como a pesquisa de varejo pode ajudar a conquistar novos consumidores

por Gustavo Carrer 21-08-2018 11:37

Chegamos a segunda parte do terceiro episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Nossa ideia de receber especialistas do varejo de áreas distintas segue a todo vapor, com o objetivo de trazer informações diversas que ajudem a todos os varejistas. Nesta série de vídeos, apresentamos a especialista Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado, para conversarmos sobre as possíveis estratégias e vantagens que as pesquisas de mercado podem trazer para o varejo. No primeiro episódio, Angelita explicou como funcionam as pesquisas de mercado no dia a dia, com exemplos bem práticos. Agora, nossa conversa será focada em como a pesquisa de mercado pode ajudar o varejista a lidar com esta nova categoria de consumidores conhecida como Millenials.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como funciona a pesquisa de mercado para o varejo?

por Gustavo Carrer 14-08-2018 11:38

O crescimento das lojas e as recentes crises econômicas que o país vem enfrentando exigem do varejo decisões rápidas e assertivas, que tragam resultados. Os desafios são muitos e podem ser enfrentados com mais eficiência se nos utilizarmos de estratégias como a pesquisa de mercado. Cada dia mais sofisticadas, as pesquisas buscam antecipar os movimentos do consumidor e os especialistas desta área analisam dados e informações sobre público-alvo, mercado, concorrentes e até mesmo sobre seu próprio negócio, com objetivo de potencializar as vendas do varejo. Para conhecer esta estratégia do varejo, convidamos a especialista Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado e graduada em Propaganda e Marketing, com MBA em mercado de consumo e varejo pela USP, para conversar conosco na terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas

Como apresentar a Prevenção de Perdas para toda a empresa?

por Antônio Balbino 26-07-2018 14:06

No passado existia uma aversão às estratégias no varejo. Era comum vermos empresários falarem que não tinham tempo e essa política se replicava dentro das organizações. Gestores estavam sempre ocupados pensando em vender mais e assim por diante. Sabemos da importância significativa das vendas, sem vendas não há empresa, concordam? Mas será que o ponto chave é realmente apenas vender mais ou também é necessário pensar na redução das perdas?

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

12 fatos que tornam prevenção de perdas uma área estratégica no varejo

por Luiz F. Sambugaro 05-07-2018 13:52

Os últimos anos não têm sido fáceis para o varejo, especialmente em razão da instabilidade política e econômica do país. Em períodos como este, é preciso pensar em maneiras estratégicas de reverter a queda nas vendas e conter os prejuízos. Para vencer a concorrência e até mesmo sobreviver para no mercado, a alternativa das empresas costuma ser reduzir suas margens de lucro e buscar ampliar a rentabilidade diminuindo as perdas. Levantamos, em uma lista na Revista Prevenção de Perdas 2018, doze fatos que mostram como a Prevenção de Perdas pode ajudar neste momento:

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos

O que é Prevenção de Perdas?

por Luiz F. Sambugaro 29-06-2018 11:27

Assunto principal de nosso blog, a Prevenção de Perdas ainda precisa ser debatida em todas as esferas do varejo. Seja com a área comercial, seja com os diretores, este tema é de vital importância para garantir bons resultados para um estabelecimento, além de auxiliar na gestão de diversas áreas. Mas, como costumamos ver que a Prevenção de Perdas não ganha o devido destaque merecido, resolvemos trazer à tona, novamente, de maneira direta e simples, alguns conceitos e dicas de especialistas sobre esta área tão essencial para o varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Revista Novarejo destaca casos de sucesso em Prevenção de Perdas

por Adriano Sambugaro 28-06-2018 10:14

As perdas no varejo são uma constante nos debates entre profissionais e especialistas da área. A tecnologia evolui, as formas de vender são outras, o marketing muda, mas as perdas seguem sendo uma invariável que precisa ser encarada de uma vez por todas. Mas, como afirmou Luiz Fernando Sambugaro para a Revista Novarejo, já vemos uma mudança considerável na cultura de Prevenção de Perdas. É preciso mensurar de verdade as perdas e a Revista trouxe alguns casos de sucesso em Prevenção de Perdas para mostrar como essa mentalidade está mudando.

Leia mais

Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Integração entre áreas é fundamental para reduzir perdas no varejo

por Antônio Balbino 29-05-2018 14:06

Nem sempre bem entendida pelos executivos do varejo e muitas vezes implantada como consequência de perdas sistemáticas de origens, a área de Prevenção de Perdas tem merecido mais atenção do varejista nos últimos anos, quando as empresas passaram a incluir em seus organogramas uma área dedicada ao assunto. Investimentos na qualificação, gestão e tecnologia em prevenção de perdas estão mesmo ganhando mais destaque junto aos diretores das redes varejistas.

Leia mais

Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas

Arquiteto do varejo é valorizado para materializar atributos no PDV

por Adriano Sambugaro 22-05-2018 11:12

O varejo brasileiro evoluiu muito nos últimos e, com ele, o profissional de arquitetura seguiu o mesmo caminho. Hoje, questões como técnicas de iluminação, interiores, visual merchandising e design de uma rede, por exemplo, são tão fundamentais quanto capacitar uma boa equipe de vendas no atendimento. Um dos maiores nomes do design estratégico no varejo do país, Manoel Alves Lima, Diretor da FAL Design, é enfático: bonito, atraente, e encantador, um projeto deve ser capaz de refletir o posicionamento da marca, destacar os seus diferenciais competitivos e orientar o consumidor.

Leia mais

Arquitetura, O profissional de Prevenção de Perdas

Profissional de prevenção de perdas assume papel estratégico na empresa

por Anderson Ozawa 15-05-2018 14:12

A meta do profissional de prevenção de perdas é reduzir as perdas por meio da educação, tecnologia e conhecimento pessoal acumulado. Mas, com o decréscimo das margens, aumento da competitividade e o crescimento do crime organizado, somados à vasta disponibilidade de equipamentos e softwares, fica claro de que o gestor ou gerente deve ser amplamente qualificado em várias áreas.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas

Profissionais de TI no varejo são cada vez mais essenciais

por José Angelo Gambaroni 09-05-2018 14:36

A tecnologia é, sem dúvida, o grande canal de transformação do varejo nos últimos anos, e as soluções de cloud computing, business analytics e mobilidade são cada vez mais indispensáveis ao varejista que quer acompanhar essa evolução. Vejo que agora e cada vez mais no futuro, serão os profissionais especializados na análise de dados, conhecedores dos processos, com desenvoltura no uso de ferramentas estatísticas e de informática, que implementarão as áreas de inteligência de mercado necessárias para que o varejo do futuro conheça melhor seus consumidores.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas

Feito é melhor que perfeito: 14 dicas para iniciar um plano de prevenção de perdas

por Luiz F. Sambugaro 29-03-2018 13:09

É comum acreditarmos que para iniciar um plano estratégico precisamos estar com tudo muito bem amarrado e perfeito. Tudo já deve ter sido pensado antes de ser colocado em prática. Mas, segundo o ditado popular, "feito é melhor do que perfeito", e muitas vezes é preciso começar a fazer para então aperfeiçoar o plano. Pensando nesta frase, convidamos especialistas do varejo para ajudar a pensar em como começar um plano de Prevenção de Perdas de maneira simples e rápida. Afinal de contas, é mais importante ter um plano em funcionamento, recebendo melhorias, do que ter um plano perfeito em mente que não existe no mundo real.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como lidar com o custo da área de Prevenção de Perdas?

por Antônio Balbino 27-03-2018 11:08

Hoje é bem comum ouvir falar em prevenção de perdas. Aliás, ter uma área dedicada à Prevenção é tido como fundamento de uma empresa organizada ou você não concorda? Mas, implantar uma área de Prevenção de Perdas não é tarefa fácil, envolve uma série de normas, processos e principalmente “pessoas”. Treinar uma equipe de prevenção pode ser tarefa fácil para os profissionais da área. Difícil é qualificar profissionais de outras áreas e fazê-los entender o princípio da prevenção, por que devemos nos preocupar com as perdas, quais os impactos que as perdas geram dentro do resultado de cada setor e no resultado geral da loja.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

10 passos para implantar uma cultura de Prevenção de Perdas

por Anderson Ozawa 27-02-2018 15:55

A cultura é um conjunto de hábitos e costumes que permeiam um mesmo grupo. Estes hábitos devem fazer parte da rotina de todos e serem praticamente orgânicos. Assim também deve ser a cultura de Prevenção de Perdas: fazer parte do DNA da empresa, funcionando como uma estratégia importante para os resultados dos negócios. É preciso que a cultura de Prevenção de Perdas tenha diretrizes transformadas em atitudes, processos e atividades no dia a dia de seus colaboradores. Para isso, recomendei uma série de passos em meu livro Pentágono de Perdas que você poderá conferir também aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas