O recebimento de dinheiro no varejo vai acabar?

por Adriano Sambugaro 24-10-2019 14:07

É natural que com o surgimento de novas tecnologias, a forma com que tanto o cliente como o varejista lidam com o dinheiro mude. As novas ferramentas, os novos meios de pagamento, a evolução da internet, tudo isso traz mais segurança, agilidade e economia para os dois lados. Mas, apesar de todos estes avanços, uma pesquisa do Banco Central mostra que o uso do dinheiro ainda é muito popular em nosso país. Neste artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 11, falamos sobre as mudanças na gestão de numerário e sobre as ferramentas que podem ajudar no manuseio do dinheiro, como é o caso dos Cofres Inteligentes.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

Como a gestão de numerário automatizada poupa tempo e dinheiro

por Adriano Sambugaro 17-09-2019 15:56

A automação dos processos de gestão de numerário tem o potencial de gerar importantes reduções de custo para os varejistas, além de muitos outros benefícios relacionados a eficiência e otimização do tempo. Em um artigo publicado no Loss Prevention Media Insider, intitulado “Procedimentos de gestão de numerário no ambiente atual do varejo”, vemos que os varejistas que ainda não adotam processos automatizados de manuseio de dinheiro ou gestão de numerário podem estar perdendo uma grande oportunidade de geração de valor. Para que isso não aconteça, é importante contar com tecnologias e estratégias voltadas para esta área.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

Recebimento em dinheiro automatizado melhora a experiência no caixa

por Adriano Sambugaro 04-09-2019 16:08

Apesar de todos os avanços tecnológicos nos meios de pagamentos nos últimos anos, o uso do dinheiro ainda é muito popular. Em uma pesquisa do Banco Central, vemos que no Brasil, um total de 29% dos trabalhadores ainda recebe seu salário em espécie e 96% preferem fazer suas compras em dinheiro. No comércio, 52% dos estabelecimentos recebem, mais frequentemente, o dinheiro em suas operações. A forma com que o varejo lida com o dinheiro está mudando. Cada vez mais é preciso segurança e agilidade na rotina com as cédulas e a tecnologia está aí para ajudar. Depois de apresentar ao país o cofre inteligente Intelisafe, a Gunnebo traz para o Brasil o Safepay, novo modelo de sistema de gestão de numerário, como mostramos na matéria da Revista Prevenção de Perdas edição 11.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

Supermercado Ayumi reduz erros com ajuda do Cofre Inteligente

por Adriano Sambugaro 27-06-2019 10:47

Ainda que alguns afirmem que o dinheiro está desaparecendo, não é o que mostram pesquisas como a do Banco Central publicada em 2018. Os consumidores brasileiros seguem utilizando dinheiro em espécie como uma das principais formas de pagamento. Por conta disso, os varejistas precisam se preocupar com a gestão do numerário que, quando feita manualmente, pode consumir muito mais tempo e até mesmo mais dinheiro do que o imaginado. Buscando resolver este problema, os Supermercados Ayumi passaram a contar com a ajuda do Cofre Inteligente Intelisafe em suas lojas, reduzindo erros e facilitando a rotina de coleta de dinheiro, como mostramos na 11ª edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo

por Adriano Sambugaro 30-04-2019 13:35

Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Gunnebo, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Eventos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

5 razões para adotar a tecnologia na gestão de numerário

por Adriano Sambugaro 14-03-2019 13:07

A gestão manual de numerário no varejo é uma questão antiga. Muitos especialistas se debruçam sobre este assunto porque enxergam que a atividade costuma envolver perdas, erros de contagem e também gastos excessivos de tempo da equipe com esta função. Temos visto, cada dia mais, que para resolver estas questões urgentes para o varejo, é preciso contar com a tecnologia. Além de combater as fraudes, ter uma ferramenta como o Intelisafe, que realize a gestão de numerário automaticamente, ajuda a liberar sua equipe para outras funções ao mesmo tempo em que garante mais segurança no processo. Para demonstrar estas vantagens, listamos abaixo cinco razões para adotar a tecnologia na gestão de numerário.

Leia mais

Gestão de Numerário

5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas

por Adriano Sambugaro 16-01-2019 13:43

Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

8 desvantagens da gestão manual de numerário

por Adriano Sambugaro 14-11-2018 11:38

Os varejistas precisam dedicar, mais do que nunca, tempo e recursos para administrar o dinheiro - que vem se tornando cada vez mais caro para seus negócios.  Cuidar dos processos de caixa ocupa o pessoal da loja antes do início das atividades diárias, durante o dia e após o horário de funcionamento, com tarefas como a preparação do caixa, troco e  conciliação. Essa dedicação de tempo e recursos humanos prejudica os varejistas por diversas razões, desde o custo dos erros de contagem de caixa até o risco de roubo interno e maior vulnerabilidade à assaltos na loja. Operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, é a opção menos eficiente e de maior risco para os varejistas. Neste artigo, vamos listar 8 desvantagens da gestão manual de dinheiro.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Frente de Caixa, Furtos internos

13 razões que incluíram os meios de pagamento na pauta dos varejistas

por Adriano Sambugaro 17-10-2018 11:13

Em 2017, 39% das transações de compra e venda no Brasil foram feitas em dinheiro, enquanto nos EUA este número ficou em 12%. Apesar do crescimento visível do uso de cartões, cédulas ainda são muito utilizadas por aqui, especialmente pelos brasileiros das classes C, D e E, que juntas correspondem a 76% da população do país, como informa o Ibope. Nesta lista, publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas, elencamos 13 fatos que colocaram os meios de pagamento como um dos principais temas do varejo na atualidade.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

O que é o Cofre Inteligente?

por Adriano Sambugaro 20-09-2018 13:13

Pesquisas recentes mostraram que, diferente do que o mercado previa, o dinheiro segue sendo uma das formas de pagamento preferidas dos consumidores brasileiros. Cédulas e moedas giram nossa economia e trazem à tona uma questão que costuma deixar alerta inúmeros varejistas: como lidar com os custos e as perdas durante o processo de manuseio de dinheiro?  É preciso muita atenção e cuidado para evitar ao máximo as perdas, sejam elas por erros ou por fraudes. Mas o varejista já pode contar com tecnologias como o Gunnebo Intelisafe, o Cofre Inteligente, que auxilia em todo o processo de gestão de numerário de uma loja de varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Pesquisa afirma que 96% dos brasileiros prefere dinheiro vivo

por Adriano Sambugaro 16-08-2018 14:13

Com o objetivo de avaliar o uso do dinheiro pelos consumidores brasileiros, o Banco Central divulgou a edição 2018 da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”*. Os resultados ganharam atenção dos meios de comunicação, pois a pesquisa aponta, mais uma vez, que o dinheiro segue como principal meio de pagamento entre os brasileiros, apesar do crescente uso das máquinas de débito e crédito. A forma como os consumidores lidam com pagamentos segue sendo um desafio para os varejistas, que passam a contar cada vez mais com tecnologias para gestão de numerário, que garantem menos perdas, mais segurança e controle para a operação.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário

Por que os varejistas estão tendo que gerenciar mais dinheiro?

por Adriano Sambugaro 12-07-2018 13:24

O ciclo de caixa tradicional era dominado por bancos que assumiam a maior parte da responsabilidade pelos processos de gerenciamento de caixa. Mas tudo isso mudou. Em muitas partes do mundo, os bancos centrais e os bancos de varejo têm recuado das atividades operacionais dentro do ciclo de caixa.
Embora o grau de envolvimento dos bancos possa variar de país para país, a tendência é que esses serviços operacionais sejam empurrados ainda mais para dentro do ciclo. Mais e mais dinheiro está circulando longe dos bancos e, muitas vezes, em ciclos cada vez menores, como dentro de uma loja individual. Isso levou os varejistas a dedicarem mais tempo, mais recursos e dinheiro à administração de caixa.

Leia mais

Gestão de Numerário

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

[CASE] Cofre Inteligente reduz para minutos a conferência do dinheiro

por Adriano Sambugaro 07-06-2018 14:19

O diretor de Comunicação da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro, costuma dizer habitualmente que a prevenção de perdas deve ser implantada e fazer parte do escopo de uma empresa do varejo, independentemente do seu tamanho. No Supermercado Serv Sin, com duas lojas em Ribeirão Preto (SP), o tema é levado muito a sério. Vinicius Guedes Sin, proprietário do supermercado declara que o setor supermercadista trabalha com margens muito apertadas e todo ganho é fundamental. Assim, é extremamente necessário prevenirmos as perdas para que rentabilizemos ao máximo seu negócio. Para ajudar na prevenção de perdas, os supermercados adotaram o Intelisafe, Cofre Inteligente da Gunnebo, como mostramos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Gestão de Numerário