8 desvantagens da gestão manual de numerário

por Adriano Sambugaro 14-11-2018 11:38

Os varejistas precisam dedicar, mais do que nunca, tempo e recursos para administrar o dinheiro - que vem se tornando cada vez mais caro para seus negócios.  Cuidar dos processos de caixa ocupa o pessoal da loja antes do início das atividades diárias, durante o dia e após o horário de funcionamento, com tarefas como a preparação do caixa, troco e  conciliação. Essa dedicação de tempo e recursos humanos prejudica os varejistas por diversas razões, desde o custo dos erros de contagem de caixa até o risco de roubo interno e maior vulnerabilidade à assaltos na loja. Operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, é a opção menos eficiente e de maior risco para os varejistas. Neste artigo, vamos listar 8 desvantagens da gestão manual de dinheiro.

Leia mais

Furtos internos, Frente de Caixa, Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

O que é Gatecash? Como ele pode reduzir as perdas na frente de caixa?

por Adriano Sambugaro 31-10-2018 13:49

Não é segredo que o maior objetivo de uma loja de varejo é realizar boas vendas e garantir seus lucros, por isso a Frente de Caixa representa um dos pontos mais críticos da loja. É lá onde as vendas se concretizam, onde os clientes sentem-se satisfeitos de terem feito a compra que desejavam. Por ser um ponto crucial para os lucros do varejo, é também um dos pontos mais visados e atingidos por furtos e fraudes. Cerca de 30% das perdas internas de supermercados, por exemplo, acontecem no checkout. Com tantos dados alarmantes, o varejista precisa estar atento a tecnologias para a gestão da frente de caixa, como o Gatecash.

Leia mais

Furtos internos, Frente de Caixa, Perdas no Varejo

Lucrando no Natal com a Prevenção de Perdas

por Luiz F. Sambugaro 25-10-2018 11:23

 

As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.

Leia mais

Exposição segura de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Frente de Caixa, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, CFTV, Perdas no Varejo

5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Frente de Caixa, Segurança Eletrônica, CFTV, Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica

Supermercados Royal diminui fraudes na frente de caixa com ajuda do Gatecash

por Marcos Passarella 23-08-2018 15:08

O bom desempenho e o crescimento no mercado de varejo dependem de alguns fatores que vão além das vendas. Gestão estratégica dos caixas, prevenção de perdas e investimento em tecnologia são alguns destes fatores que podem impulsionar o sucesso dos varejistas. É o caso de uma das mais tradicionais redes do setor supermercadista do Rio de Janeiro, o Supermercados Royal, que há alguns anos busca crescimento com sustentabilidade. E nesse cenário, a prevenção de perdas está no escopo estratégico da companhia, que desde 2010 utiliza o Gatecash em suas lojas, buscando reduzir fraudes no PDV.

Leia mais

Frente de Caixa, Perdas no Varejo, Furtos internos

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Frente de Caixa, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

É possível ter um self checkout seguro?

por Marcos Passarella 12-06-2018 14:56

Um dos sonhos dos varejistas é não precisar mais lidar com os inconvenientes da fila em seu estabelecimento. Transações mais ágeis e uma experiência de compra diferenciada são algumas das vantagens oferecidas pelos caixa de autoatendimento. Mas será que o self checkout é uma solução segura? Como aproveitar ao máximo esta tecnologia sem sofrer mais perdas? Como evitar as possíveis fraudes geradas pelo autoatendimento nas lojas?

Leia mais

Frente de Caixa

Tecnologia a favor da agilidade na frente de caixa

por Marcos Passarella 03-05-2018 14:12

 

Já falamos por aqui que o recebimento de mercadorias e a frente de caixa são locais de muita vulnerabilidade para o varejo. As duas áreas têm processos delicados, que requerem atenção redobrada para não ficarem suscetíveis às perdas. Em relação à frente de caixa, sabemos que pode chegar a registrar até 40% das perdas internas. Estas perdas têm diversas causas, dentre elas as fraudes de pessoas mal-intencionadas e os erros operacionais. Combater estas perdas tanto na frente de caixa quanto no recebimento de mercadorias é essencial para um melhor resultado da empresa. Para ajudar nesta área, a Gunnebo desenvolveu uma tecnologia focada no monitoramento e gestão de checkout, o Gatecash.

Leia mais

Frente de Caixa, Perdas no Varejo, Furtos internos

[APAS SHOW] Tecnologia do recebimento de mercadorias à frente de caixa

por Adriano Sambugaro 19-04-2018 11:17

A maior feira focada em supermercados e varejo do mundo, a Apas Show, está chegando. Dos dias 7 a 10 de Maio, diversos especialistas em varejo estarão reunidos no Expo Center Norte, em São Paulo, para discutir as principais estratégias e tecnologias que podem ajudar o varejo a crescer e lucrar mais. Neste ano, o foco será a conectividade, desde fazer novos contatos e novas parcerias, até discutir como se comportará o varejo no futuro. E para fazer parte desta discussão, a Gunnebo estará presente com novidades em soluções para Prevenção de Perdas que vão do recebimento de mercadorias à frente de caixa, passando por gestão de numerário e soluções inteligentes para CFTV.

Leia mais

Eventos, Frente de Caixa, Recebimento de Mercadorias

Rede investe em monitoramento de frente de caixa e aumenta vendas

por Marcos Passarella 22-03-2018 14:56

Mais uma importante época para o varejo se aproxima, a Páscoa. Nessa data, os supermercados são os que mais se preocupam com as perdas, como é o caso do Princesa, rede carioca que opera há 35 anos no varejo e hoje conta com 26 lojas espalhadas no estado do Rio de Janeiro. Buscando aumentar as vendas, que chegaram a 40% a mais, a rede criou um ambiente preventivo que possibilitou a diretoria a enxergar situações críticas antes não observadas. Ao investir em monitoramento, a rede pretende aumentar ainda mais suas vendas e reduzir as perdas. Para isso, contam com o Gatecash, solução da Gunnebo para monitoramento de PDV, como mostrou a reportagem da NewTrade.

Leia mais

Frente de Caixa, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo

[VÍDEO - PDV] Douglas Almeida fala sobre Meios de Pagamento no Varejo

por Gustavo Carrer 24-01-2018 11:27

Muito se fala sobre meios de pagamento no varejo. Há quem diga que o pagamento em dinheiro irá desaparecer, há quem diga que os pagamentos em cartão não são seguros. Mas a realidade dos meios de pagamento no varejo parece ser outra quando nos confrontamos com os avanços da tecnologia e com as novas formas de consumo. É preciso levar em consideração as mudanças no varejo na hora de pensar em pagamento. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, convidei o especialista Douglas Almeida para falar com a gente sobre as tendências de meios de pagamento no varejo e os cuidados que o varejista deve ter em sua loja.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Gestão de Numerário

6 posts mais acessados sobre prevenção de perdas no varejo em 2017

por Adriano Sambugaro 03-01-2018 11:37

 

Para entendermos o panorama econômico e financeiro de 2017, precisamos voltar ao ano de 2016. Nesse ano, o país precisou enfrentar problemas não só financeiros, como a alta de juros e o desemprego, mas também problemas políticos que abalaram profundamente a confiança dos consumidores e dos varejistas. 2017 foi um ano de recuperar essa economia abalada, buscando alternativas para reverter um cenário de austeridade. Os varejistas precisaram de criatividade e investimento estratégico para seguirem em frente. Muitos encontraram saídas eficazes para a crise que enfrentamos e assim vão chegando a um lugar mais seguro para seguir crescendo. Pensando em seguir este ano com a força e as estratégias que o varejo teve para enfrentar a crise, fizemos uma retrospectiva 2017, com os artigos mais acessados em nosso blog que conta com a participação de importantes especialistas do varejo.

Leia mais

CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, O profissional de Prevenção de Perdas, Perdas no Varejo, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos, Segurança Eletrônica

Solução para perdas na frente de caixa reduz até 50% as perdas no varejo

por Adriano Sambugaro 27-12-2017 15:41

 

Os índices de perdas do varejo já chegaram a atingir 2,28% do faturamento líquido das empresas. Ainda que esse valor pareça baixo, a realidade mostra que não é bem assim. Este índice pode significar uma perda de milhares de reais, dependendo do tamanho da empresa. Por isso, a Prevenção de Perdas é um assunto de primeira importância para os varejistas que pretendem manter a salvo seus lucros. É o caso da Coop - Cooperativa de Consumo - uma das maiores redes supermercadistas do Brasil, que foi destaque da Revista Digital Security. A rede apostou em solução para Prevenção de Perdas e alcançou uma redução de até 50% na perda de determinados itens.

Leia mais

Frente de Caixa, Perdas no Varejo

5 Ebooks gratuitos sobre Prevenção de Perdas

por Adriano Sambugaro 29-11-2017 12:10

Há mais nuances na área de Prevenção de Perdas do que podemos imaginar. Investir em Prevenção pode ajudar não apenas a reduzir perdas, mas também aumentar os lucros e até mesmo ajudar no desempenho da equipe. Aliás, este é um dos grandes diferenciais de pensar a Prevenção de Perdas como uma área estratégica para o varejo. Através de dados e informações sobre perdas, é possível preparar uma equipe eficiente, focada e preocupada com os índices de sua empresa. Por isso, reunimos aqui 5 Ebooks sobre Prevenção de Perdas, gratuitos, que você pode baixar e compartilhar hoje mesmo com sua equipe. 

Leia mais

12 Comments Deixe seu comentário

Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Gestão de Numerário, Sistemas Antifurtos, Perdas no Varejo

A importância da Prevenção de Perdas para o PDV do Canal Farma

por Luiz F. Sambugaro 19-10-2017 11:27

Os últimos anos foram um verdadeiro baque para a economia brasileira. O que vemos agora é, aos poucos, os consumidores retomarem sua rotina de consumo e alguns setores tem apresentado já um bom desempenho em 2017. É o caso do setor farmacêutico. Segundo pesquisas, houve um aumento de 11,4% nas vendas em relação ao ano de 2016, alcançando um total de R$99 bilhões em vendas. Essa retomada do crescimento da economia é fundamental para o varejo, mas junto às vendas estão as perdas e é preciso pensar em Prevenção de Perdas para o PDV do Canal Farma, como mostrei na matéria ao Vitae Editora.

Leia mais

Frente de Caixa