Grupo Muffato reduz em até 80% os erros operacionais na frente de caixa

por Vanessa Urbieta 10-07-2019 12:49

Muitos varejistas associam perdas na frente de caixa a ações externas como furtos e roubos ou ações de má fé de colaboradores. Mas, a realidade é que os erros operacionais são responsáveis por grande parte das perdas neste que é um dos locais mais vulneráveis do varejo, o PDV. Para melhorar a gestão da frente de caixa e reduzir erros deste tipo, a saída é investir em tecnologia como fez o Grupo Muffato, investindo no Gatecash, monitoramento de frente de caixa da Gunnebo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa

Prevenção de Perdas é foco nas lojas Obramax

por Adriano Sambugaro 19-06-2019 14:21

Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

3 fases da Prevenção de Perdas rumo ao nível estratégico do varejo

por Vanessa Urbieta 06-06-2019 11:23

Um estudo conduzido pelo Instituto Ferraz Pesquisa de Mercado aponta que os varejistas entendem a tecnologia voltada para Prevenção de Perdas como estratégica no varejo. O cenário atual demanda uma gestão cada vez mais analítica. Por isso se torna ainda mais importante utilizar soluções focadas em entregar não apenas prevenção, mas também informações relevantes para os gestores, que possibilitem reavaliar processos para atuar de forma mais assertiva. Este artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas, apresenta a transformação da Prevenção de Perdas rumo a um nível mais estratégico, utilizando como exemplo a gestão da frente de caixa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

[APAS SHOW] Uma visão sobre a maior feira do varejo supermercadista do mundo

por Antônio Balbino 21-05-2019 13:52

A Apas Show mais uma vez mostra sua força para o mundo, visto que hoje a feira não é mais vista apenas nacionalmente. Na edição de 2019, que aconteceu neste maio, foram 847 expositores, dos quais 222 deles vieram de 19 países, ou seja, praticamente um quarto da feira foi composto por expositores internacionais. O evento movimentou mais de 330 milhões de dólares em negócios internacionais.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Eventos

[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo

por Adriano Sambugaro 30-04-2019 13:35

Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Gunnebo, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Eventos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Flagrante de fraude na frente de caixa em loja de conveniência

por Vanessa Urbieta 16-04-2019 10:51

A gestão de PDV é um assunto sério quando se trata de empresas que chegam a um número elevado de vendas por dia, como é o caso do Auto Posto Trevão, onde os checkouts chegam a registrar uma movimentação de até 2 mil cupons por dia. Com uma quantidade elevada de vendas, aumentam também as fraudes e surge a necessidade de reduzi-las e otimizar a rotina dos caixas. Foi assim que a empresa chegou ao Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, que em 30 dias reduziu as perdas no checkout a menos de 1%.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos

Perdas na frente de caixa? Antes de desconfiar do time, leia este artigo

por Vanessa Urbieta 19-03-2019 13:19

Toda a loja de varejo física gira em torno de realizar boas vendas. Ter um bom relacionamento com o cliente, um mix de produtos satisfatório e um bom layout de loja é fundamental, mas não podemos nos esquecer do local onde estas vendas são concluídas: a frente de caixa. Em meu artigo anterior, falei sobre problemas comuns na frente de caixa, que muitas vezes podem ocasionar até 40% das perdas no varejo, captados pela ferramenta de monitoramento de checkout, o Gatecash. Para garantir boas vendas, é preciso ter atenção ao PDV. Para isso, depois de mostrar alguns flagrantes, agora reuni algumas das causas mais comuns de perdas na frente de caixa e dei dicas de como evitá-las.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos

Você está investindo certo em Prevenção de Perdas?

por Luiz F. Sambugaro 14-02-2019 11:55

Aproveitando o gancho da matéria recém-publicada pelo Blog da Apas, da qual participei ao lado de outros grandes nomes do varejo, gostaria de trazer para cá, novamente, a importante discussão sobre Prevenção de Perdas ir além de apenas combater furtos. Muitas vezes os varejistas acreditam que perdas são apenas aquelas causadas por agentes externos, que desviam ou furtam produtos. Mas o conceito de perdas no varejo vai muito além disso, passando por mal gerenciamento da rotina da loja, quebras e até mesmo problemas com gestão de numerário. Para reduzir estes incômodos, é essencial pensar na Prevenção de Perdas como a reunião de três fatores, como veremos a seguir.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

por Luiz F. Sambugaro 30-01-2019 10:54

Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, cofres inteligentes, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e são cada vez mais usadas pelas farmácias, como pontuei em uma matéria sobre varejo farmacêutico para a ICTQ.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gunnebo, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Você sabe o que acontece na frente de caixa da sua loja de varejo?

por Vanessa Urbieta 24-01-2019 15:22

A rotina do PDV de uma loja de varejo é intensa. É lá que as compras são finalizadas e as possibilidades de perdas são grandes. Para evitá-las, o varejista pode contar com a ajuda da tecnologia, como o sistema de monitoramento Gatecash, que possibilita identificar diversos eventos que ocorrem na frente de caixa, seja por erro operacional, fraude, ou até por falhas nos equipamentos, como no scanner do PDV. Demonstraremos neste artigo, através de vídeos coletados no monitoramento dos checkouts, exemplos de como estas situações podem acontecer no dia a dia das lojas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos

5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas

por Adriano Sambugaro 16-01-2019 13:43

Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

10 mudanças que o monitoramento de frente de caixa vai trazer para sua loja

por Vanessa Urbieta 12-12-2018 10:27

Lidar com uma loja de varejo envolve vários desafios. Para garantir um funcionamento eficiente e estratégico de um negócio, precisamos contar com funcionários bem treinados, estratégias de vendas e, um fator essencial, a tecnologia. Hoje, no mercado, existem diversas soluções de segurança para o varejo que vão além de apenas prevenir perdas, como é o caso do monitoramento de frente de caixa. Entender o potencial da tecnologia e soluções é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo. Neste artigo, focarei em apontar vantagens e mudanças na frente de caixa quando o varejista opta por contar com tecnologias para um monitoramento eficiente que pode revolucionar o dia a dia em seu checkout.

Leia mais

Monitoramento de Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos

Dicas para reduzir perdas nos supermercados no Natal

por Antônio Balbino 28-11-2018 11:34

Chegou o período mais esperado do ano para o segmento supermercadista, mas junto com o crescimento nas vendas temos o mesmo cenário para as perdas. No período natalino, nossas lojas se tornam pequenas. Não importa se você é mercado, supermercado, hipermercado ou atacarejo, sempre terá aperto nos corredores, filas nos caixas e balcões de atendimento e toda a loucura que se repete ano após ano. Sim, brasileiro ama deixar tudo para última hora e não seria diferente no Natal. Mas isso não significa que os varejistas devem deixar suas estratégias para última hora também. Por isso, preparei este artigo e, para facilitar a compreensão de todos, separei as dicas por setores.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos

8 desvantagens da gestão manual de numerário

por Adriano Sambugaro 14-11-2018 11:38

Os varejistas precisam dedicar, mais do que nunca, tempo e recursos para administrar o dinheiro - que vem se tornando cada vez mais caro para seus negócios.  Cuidar dos processos de caixa ocupa o pessoal da loja antes do início das atividades diárias, durante o dia e após o horário de funcionamento, com tarefas como a preparação do caixa, troco e  conciliação. Essa dedicação de tempo e recursos humanos prejudica os varejistas por diversas razões, desde o custo dos erros de contagem de caixa até o risco de roubo interno e maior vulnerabilidade à assaltos na loja. Operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, é a opção menos eficiente e de maior risco para os varejistas. Neste artigo, vamos listar 8 desvantagens da gestão manual de dinheiro.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Frente de Caixa, Furtos internos

O que é Gatecash? Como ele pode reduzir as perdas na frente de caixa?

por Adriano Sambugaro 31-10-2018 13:49

Não é segredo que o maior objetivo de uma loja de varejo é realizar boas vendas e garantir seus lucros, por isso a Frente de Caixa representa um dos pontos mais críticos da loja. É lá onde as vendas se concretizam, onde os clientes sentem-se satisfeitos de terem feito a compra que desejavam. Por ser um ponto crucial para os lucros do varejo, é também um dos pontos mais visados e atingidos por furtos e fraudes. Cerca de 30% das perdas internas de supermercados, por exemplo, acontecem no checkout. Com tantos dados alarmantes, o varejista precisa estar atento a tecnologias para a gestão da frente de caixa, como o Gatecash.

Leia mais

Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos