5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

[CASE] Furtos e roubos controlados com cadeado eletrônico para loja

por Rui Rodrigues 02-08-2018 15:14

Uma das maiores redes varejistas da região Centro-Norte do país, com 200 unidades em nove Estados e Distrito Federal, a Novo Mundo, fundada em 1956, investe em prevenção de perdas há cerca de duas décadas. E uma das soluções de sucesso, que contribuem muito para a ampliação das vendas de telefones celulares, é o cadeado eletrônico para produtos. Desde que o cadeado foi adquirido junto a Gunnebo, o crescimento das vendas é notável, como foi apontado na Revista Prevenção de Perdas 2018.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos

4 dicas para manter as vendas de eletroeletrônicos em alta

por Rui Rodrigues 31-07-2018 8:19

Mesmo em períodos de crise, há itens que não deixam de ser objeto de consumo dos clientes. Indo desde produtos básicos como arroz, feijão e leite, até produtos mais sofisticados como TVs e celulares, há certas coisas que não são tão abaladas diretamente pela crise. É o caso dos aparelhos eletroeletrônicos, principalmente celulares, que seguem sendo vendidos em grandes proporções pelo varejo, principalmente pela onda frequente de lançamentos de novos modelos. O grande problema de produtos tão visados e desejados é que existe também o lado da perda e é preciso aprender a evitá-la.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

7 super dicas para proteção eficiente com cadeados eletrônicos

por Rui Rodrigues 08-03-2018 9:00

Vender produtos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks pode se algo bem complicado se o varejista não contar com as estratégias e ferramentas corretas para a venda. Estes produtos são muito visados, tanto pelos clientes quanto pelos aproveitadores e, muitas vezes, para evitar furtos, os varejistas mantêm os itens confinados, o que nem sempre protege os produtos, mas os afasta dos clientes diminuindo as vendas. Para garantir mais vendas e menos perdas, selecionamos sete dicas de exposição segura e eficiente que contam com o uso dos Cadeados Eletrônicos.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

A tecnologia que auxilia as vendas também pode prevenir perdas

por Adriano Sambugaro 20-12-2017 14:35

O mercado do varejo é um ambiente competitivo que busca sempre aumentar vendas e melhorar os lucros. Para isso, as empresas buscam soluções e estratégias tecnológicas que auxiliem ainda mais o dia a dia do varejista e sejam multifuncionais. Não basta apenas vender mais, hoje o varejista precisa de soluções que ajudem também a prevenir perdas e potencializar seu negócio. Este foi o ponto de partida de Luiz Fernando Sambugaro em seu artigo para a Isto É Dinheiro.

Leia mais

Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Exposição segura de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos

Exposição segura de eletrônicos é estratégia de venda do Magazine Luiza

por Rui Rodrigues 04-07-2017 11:24

Para enfrentar um dos períodos mais difíceis da economia brasileira dos últimos anos, muitas empresas optaram por investir em tecnologias para prevenir perdas e se certificar dos lucros. Um exemplo desta estratégia, que você pode conferir na Revista Prevenção de Perdas 2017, foi o Magazine Luiza, um dos maiores varejistas do país, que vem trabalhando forte nas frentes de redução de custos e de aumento das vendas.

Leia mais

Exposição segura de Eletrônicos

Exposição de celulares mais segura com Cadeado Eletrônico nas Lojas MM

por Rui Rodrigues 13-06-2017 11:47

As tecnologias para Prevenção de Perdas evoluem constantemente de acordo com as necessidades do mercado de varejo.  Os cadeados eletrônicos, por exemplo, precisam acompanhar a tecnologia para entregar uma exposição de celular efetivamente segura ao cliente. O Grupo MM, tradicional rede varejista presente no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo atualizou seus cadeados eletrônicos para a Linha Praxis da Gunnebo, prevenindo com mais eficiência os roubos em suas lojas conforme explicou em entrevista à Revista Prevenção de Perdas.

Leia mais

Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos

Venda de celulares: do confinamento aos novos cadeados eletrônicos

por Rui Rodrigues 15-09-2016 14:10

É comum, nos dias de hoje, ver pessoas manuseando aparelhos celulares enquanto avaliam se é esta a melhor opção de compra. Mas nem sempre foi assim. A experiência de compra de alguém interessado em novo aparelho celular nem sempre envolveu testar e conferir diferenças de uso na prática. Há poucos anos, na maioria das lojas de varejo, estes aparelhos eram mantidos confinados, longe dos clientes. Que avanços na tecnologia para exposição segura de eletrônicos presenciamos de lá para cá para ver isto mudar?

Leia mais

Perdas no Varejo, Exposição segura de Eletrônicos

Varejista zera furto de eletrônicos e amplia vendas com a linha Praxis

por Adriano Sambugaro 21-06-2016 14:00

Durante o processo de decisão ao escolher entre um ou mais aparelhos eletrônicos, os clientes sentem a necessidade de experimentar cada uma das opções. Ver de perto suas funcionalidade, qual item mais se adequaria à sua realidade, qual a melhor relação custo-benefício. Esta necessidade de provar os produtos é comprovada pelas pesquisas que apontam que eletrônicos expostos ao alcance de clientes vendem cerca de 30% a mais por conta das vendas por impulso. Mas como expor os produtos de maneira segura? Foi a partir deste questionamento que uma empresa de varejo de Maceió encontrou a solução perfeita para realizar a exposição segura de eletrônicos, zerando os furtos e ampliando em 60% suas vendas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Exposição segura de Eletrônicos

Big Ben aumenta as vendas com exposição segura de eletrônicos

por Adriano Sambugaro 22-12-2015 12:00

Uma das grandes vantagens de deixar seus produtos à mostra e ao alcance dos consumidores são as vendas por impulso. Com um item na mão e a oportunidade de experimentá-lo, o cliente se sente mais seguro e mais à vontade para comprar. Ter um objeto de desejo nas mãos é tentador para os clientes, mas muitos varejistas não apostam nesta tática por medo de quebras e furtos.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

Rede nordestina aumenta até 80% das vendas com cadeados eletrônicos

por Adriano Sambugaro 17-11-2015 9:15

Com três décadas de atuação no mercado, a CECOMIL é um dos mais experientes e consolidados grupos cearenses do varejo nordestino, sendo a marca mais lembrada na categoria Loja de Informática no Prêmio Top of Mind. “Não tínhamos muitas perdas de smartphones e tablets por furtos. Mas não conseguíamos expor os produtos, os clientes não os visualizavam e, consequentemente, não os vendíamos. Resumindo: eles ficavam dentro de prateleiras fechadas”, lembra o gerente Comercial, Felipe Nogueira.

Leia mais

Perdas no Varejo, Exposição segura de Eletrônicos

Varejista comprova aumento das vendas com a exposição de aparelhos eletrônicos ligados

por Adriano Sambugaro 25-08-2015 8:00

Pesquisas apontam: aparelhos eletrônicos ao alcance do consumidor e funcionando aumentam cerca de 30% as vendas por impulso. Por este motivo, é muito importante encontrar uma forma segura de expor os eletrônicos e deixá-los livres para a experimentação. Mas qual seria a maneira ideal de mantê-los seguros, ligados e sem confinamento?

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos