Entendendo os impactos da pesquisa de mercado para o varejo

por Andréa Bastos 06-11-2018 23:28

Toda empresa, de qualquer segmento, em algum momento irá precisar de uma pesquisa de mercado. No varejo, não seria diferente. O segmento que trabalha vendendo diretamente para o consumidor tem muito o que aprender e precisa entender a cabeça do seu cliente. Não importa se estamos falando de um supermercado, uma loja de shopping ou um e-commerce. Qualquer negócio que venda produtos diretamente para um consumidor final tem muito a aprender com pesquisas de mercado e precisa entender seus consumidores para alavancar as vendas e entregar uma melhor experiência de compra.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas, Experiência do Consumidor

Lucrando no Natal com a Prevenção de Perdas

por Luiz F. Sambugaro 25-10-2018 11:23

 

As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.

Leia mais

Exposição segura de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Frente de Caixa, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, CFTV, Perdas no Varejo

O que pensa o consumidor brasileiro sobre o varejo online

por Gustavo Carrer 25-09-2018 11:53

No artigo de hoje, você poderá conferir a segunda parte do vídeo do PDV – Por dentro do varejo sobre meios de pagamento e varejo online. Nesta temporada, fomos em busca de especialistas de diversas áreas, que estão atentos às mudanças do mercado de consumo e trazendo novidades para o varejo. Convidamos Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, para falarmos sobre uma questão que desperta muitas dúvidas nos varejistas: os meios de pagamento online. No primeiro episódio desta série de vídeos, Thiago nos trouxe informações sobre segurança nos meios de pagamento digital e até mesmo falamos sobre omnichannel e big data. Agora, perguntei sobre como o comércio online vem sendo utilizado no Brasil e como os consumidores tem reagido a novos meios de pagamento.

Leia mais

O profissional de Prevenção de Perdas, Experiência do Consumidor, Perdas no Varejo

[CASE] Furtos e roubos controlados com cadeado eletrônico para loja

por Rui Rodrigues 02-08-2018 15:14

Uma das maiores redes varejistas da região Centro-Norte do país, com 200 unidades em nove Estados e Distrito Federal, a Novo Mundo, fundada em 1956, investe em prevenção de perdas há cerca de duas décadas. E uma das soluções de sucesso, que contribuem muito para a ampliação das vendas de telefones celulares, é o cadeado eletrônico para produtos. Desde que o cadeado foi adquirido junto a Gunnebo, o crescimento das vendas é notável, como foi apontado na Revista Prevenção de Perdas 2018.

Leia mais

Proteção de Eletrônicos, Exposição segura de Eletrônicos, Experiência do Consumidor

Quais as tendências e inovações da arquitetura comercial para varejo?

por Gustavo Carrer 31-07-2018 11:38

Neste mês, apresentamos o segundo episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. O vídeo, dividido em três partes, abordou aspectos importantes da arquitetura comercial para lojas de varejo. Nos próximos meses, seguiremos com esta programação, recebendo especialistas do varejo de diversas áreas para bater um papo sobre estratégias para o varejo. O vídeo de hoje encerra o segundo episódio e o especialista em arquitetura José Antônio Henrique, o Zeh, respondeu à algumas perguntas sobre as principais tendências e inovações da área, dando dicas para que o varejista fique atento e mantenha-se sempre em constante evolução também no visual de sua loja de varejo.

Leia mais

Arquitetura, Experiência do Consumidor

4 dicas para manter as vendas de eletroeletrônicos em alta

por Rui Rodrigues 31-07-2018 8:19

Mesmo em períodos de crise, há itens que não deixam de ser objeto de consumo dos clientes. Indo desde produtos básicos como arroz, feijão e leite, até produtos mais sofisticados como TVs e celulares, há certas coisas que não são tão abaladas diretamente pela crise. É o caso dos aparelhos eletroeletrônicos, principalmente celulares, que seguem sendo vendidos em grandes proporções pelo varejo, principalmente pela onda frequente de lançamentos de novos modelos. O grande problema de produtos tão visados e desejados é que existe também o lado da perda e é preciso aprender a evitá-la.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

O que esperar para o futuro dos manequins no varejo?

por Gustavo Carrer 03-07-2018 14:18

Chegamos à parte final do primeiro episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Ao longo destes próximos meses, iremos receber especialistas do varejo para debatermos temas como vitrine, meios de pagamento e pesquisa de mercado. Com foco em estratégias diferenciadas para o varejo, os episódios terão como objetivo ajudar a melhorar os resultados no varejo, através de inovações e tecnologias. No vídeo de hoje, que finaliza esta primeira série, o especialista Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, responde às perguntas de Gustavo Carrer sobre o futuro dos manequins, inovações e tendências do setor.

Leia mais

Arquitetura, Experiência do Consumidor

Como extrair melhores resultados dos manequins de sua loja de varejo?

por Gustavo Carrer 26-06-2018 9:43

 

Nesta terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo – estamos recebendo grandes especialistas do varejo, das mais diversas áreas, para falar sobre estratégias diferenciadas que ajudem a melhorar os resultados de uma loja de varejo. A primeira série de vídeos, que hoje apresenta sua segunda parte, é uma entrevista com Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, para conversar sobre manequins para lojas de varejo. No primeiro episódio, falamos sobre como os manequins podem ajudar a melhorar os resultados. Agora, nossa conversa com Marcos irá focar em dicas práticas para que o varejista possa tirar o máximo de proveito de seus manequins.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Arquitetura

10 mitos sobre Prevenção de Perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 21-06-2018 11:02

No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.

Leia mais

Sistemas Antifurtos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Frente de Caixa, O profissional de Prevenção de Perdas, Equipe e Treinamento, Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, Gestão de Numerário, Perdas no Varejo

Como os manequins podem ajudar nos resultados do varejo de moda

por Gustavo Carrer 19-06-2018 10:11

Uma presença constante nas vitrines do varejo de moda é o manequim. Eles são usados para expor os produtos, mas são especialmente responsáveis pelo engajamento do consumidor, atraindo-o para dentro da loja. As vantagens de utilizar dos manequins são muitas e as possibilidades destes itens ajudarem nos resultados do varejo de moda são igualmente grandes. Para entender melhor este universo, convidamos o especialista Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, para conversar conosco na terceira temporada do PDV – Por Dentro do Varejo.

Leia mais

Arquitetura, Experiência do Consumidor

7 super dicas para proteção eficiente com cadeados eletrônicos

por Rui Rodrigues 08-03-2018 9:00

Vender produtos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks pode se algo bem complicado se o varejista não contar com as estratégias e ferramentas corretas para a venda. Estes produtos são muito visados, tanto pelos clientes quanto pelos aproveitadores e, muitas vezes, para evitar furtos, os varejistas mantêm os itens confinados, o que nem sempre protege os produtos, mas os afasta dos clientes diminuindo as vendas. Para garantir mais vendas e menos perdas, selecionamos sete dicas de exposição segura e eficiente que contam com o uso dos Cadeados Eletrônicos.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

[VÍDEO - PDV] Sônia Paloschi fala sobre visual merchandising

por Gustavo Carrer 01-02-2018 11:34

Entre os assuntos mais falados hoje em dia no varejo está a experiência de compra. Talvez porque em um mundo com tantas opções, diversos canais de compra e a facilidade que a internet traz de comparar preços e condições, somente uma experiência de compra memorável seria capaz de trazer o cliente para a loja física. Por outro lado, os varejistas brasileiros, principalmente os pequenos, somente agora começaram a valorizar e aplicar as técnicas de visual merchandising. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, conversei com Sônia Paloschi, Sócia fundadora da Purchase Comunicação e Marketing e Diretora da ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo. Falamos sobre como o visual merchandising pode contribuir de maneira decisiva na construção da experiência de compra, trazendo o cliente de volta à loja.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor

Utilizando cadeados eletrônicos como instrumento de marketing

por Luiz F. Sambugaro 05-09-2017 9:00

Tenho feito um grande esforço para que a equipe de Prevenção de Perdas de uma empresa entenda o peso e a consideração que devem dar à sua contribuição ao significativo aumento nas margens do negócio. É preciso que esta área compreenda como as estratégias de prevenção podem beneficiar e muito a empresa, não apenas evitando as perdas, mas também aumentando as vendas e o lucro. Um dos grandes exemplos disso é o uso dos Cadeados Eletrônicos como aliado do marketing para varejo, que previne perdas e aumenta vendas.

Leia mais

Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor

Descubra as vantagens de ter uma loja para vestir o homem moderno

por Colunista Convidado 29-08-2017 14:32

* Texto por André Ribeiro

Não é novidade que os homens estão cada vez mais vaidosos. O modelo masculino já não segue mais o mesmo parâmetro: hoje, o homem é livre para expressar emoções, preferências e particularidades, traçando um novo perfil de consumidor. Essas mudanças de comportamento e atitude são reflexo de um mundo em transformação, e as adaptações são inevitáveis. Os cuidados com a aparência não perturbam mais a ideia de masculinidade. A loja para vestir o homem moderno surge como consequência dessa mudança e a exigência de melhores produtos com atendimento exclusivo. Neste artigo, explicaremos a você as vantagems de ter uma loja assim e como essas inovações influenciaram o mercado.

Leia mais

Experiência do Consumidor

Tecnologia no varejo: como usar a realidade aumentada e virtual?

por Adriano Sambugaro 08-08-2017 11:47

A realidade virtual e a realidade aumentada não são novidades para o mundo tecnológico. Os simuladores de voo, as transmissões de aparelhos celulares, os códigos QR, tudo isso está envolvido neste tipo de tecnologia. O grande avanço, como foi mostrado na Revista Global, é que estas tecnologias, que eram utilizadas apenas em determinadas situações específicas, agora estão sendo cada vez mais utilizadas como estratégias para o mercado. A realidade virtual e a realidade aumentada têm o poder de transformar a atividade de fazer compras, criando uma experiência melhor, diferente e personalizada para o cliente. Que tal saber como?

Leia mais

Experiência do Consumidor