Implementando Clique e Retira e Drive Thru no varejo

por Gustavo Carrer 16-09-2020 15:20

Até bem pouco tempo o conceito de Drive Thru era associado apenas a empresas de alimentação, mais especificamente às tão conhecidas redes de fast food. Com raras exceções de algumas iniciativas de farmácias e até padarias, dificilmente o termo era associado ao varejo em geral. Com a chegada imprevista de uma pandemia, que transformou profundamente os hábitos da população, inclusive a maneira de comprar e consumir, recolocou este termo para o varejo, como apontei em meu artigo no Varejo em dia.

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Experiência do Consumidor

Como se comportam os clientes com a reabertura das lojas?

por Gustavo Carrer 25-08-2020 11:14

Vimos, recentemente, surgirem no noticiário matérias que mostram a reabertura de lojas de luxo na China, com filas nas portas e vendas colossais. Este comportamento do consumidor é uma prova de que, mesmo com o crescimento considerável do e-commerce durante a pandemia, a demanda por consumo em lojas físicas ficou represada, surtindo um efeito de manada na abertura. Mas será que podemos traçar um paralelo entre o varejo chinês e o brasileiro? Como tem se comportado o consumidor brasileiro em um momento de reabertura?

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Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

Como a pandemia afetou o comportamento do consumidor do Varejo Farma?

por Gustavo Carrer 24-06-2020 16:36

Em março de 2020, vimos o país ficar imerso em uma das maiores crises das últimas décadas. A pandemia do coronavírus (COVID-19) chegou rapidamente e modificou completamente o comportamento dos brasileiros. Medidas de isolamento e higiene impostas por autoridades de saúde afetaram diretamente o varejo como fechamento de lojas e funcionamento apenas do varejo considerado essencial como supermercados e farmácias. Pensando nestes serviços, realizamos um webinar sobre Varejo Farma com a presença de Henrique Assis, da Falconi, e Claudio Pecin, da RaiaDrogasil, para conversarmos sobre como eles veem o novo normal pós-pandemia em seu setor.

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Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor

Varejo sem contato? O que muda na experiência de compra?

por Gustavo Carrer 10-06-2020 10:21

Já faz um tempo que ouvimos que as lojas físicas de varejo teriam dificuldades em manter o fluxo. Isso se deve ao aumento de consumo por meios eletrônicos e a participação relevante deste setor no varejo, a aposta era que os consumidores iriam cada vez mais preferir a conveniência e os bons preços do comércio online. Por um tempo, vimos as lojas físicas investirem pesado na experiência de compra, ambientes mais atrativos para os clientes. Mas a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus nos leva de volta, com urgência, a esta discussão: é fato que os clientes tiveram seu comportamento de consumo afetado para sempre. E como o varejista pode lidar com esta mudança?

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Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

O que esperar do varejo em 2020?

por Luiz F. Sambugaro 13-02-2020 16:10

A cada novo ano, dependendo de fatores externos e do nível de competitividade, o varejo sofre transformações em todos os níveis de sua operação. Entretanto, a velocidade destas transformações e a diminuição do tempo de resposta a elas são cada vez mais surpreendentes. As mudanças visam reduzir ainda mais a ocorrência de erros e possibilitam a difícil tomada de decisão de sair na frente com os novos conceitos e novas tecnologias, que se adequem aos novos interesses dos consumidores. Estar seguro com estas novas tendências, que foram marcantes em 2019, ajuda a guiar em que o varejista deve focar em 2020.

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Experiência do Consumidor

Dois pesos, uma medida: Como integrar varejo físico e on-line

por Gustavo Carrer 19-11-2019 11:22

O varejo on-line no Brasil deve permanecer crescendo a dois dígitos ainda por um bom tempo. Seja pela entrada de novos varejistas on-line, principalmente pequenos e médios, ou pela evolução natural da tecnologia que, paulatinamente, vem eliminando resistências remanescentes dos consumidores, tornando as compras mais simples e seguras, a realidade é que o comércio on-line ainda tem muito para crescer.

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Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

7 super dicas para proteção eficiente com cadeados eletrônicos

por Rui Rodrigues 24-09-2019 9:00

Vender produtos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks pode se algo bem complicado se o varejista não contar com as estratégias e ferramentas corretas não só para a venda, mas também para a proteção. Muito visados, tanto pelos clientes quanto pelos aproveitadores, muitas vezes estes produtos ficam isolados, confinados pelos varejistas para evitar possíveis furtos. Sabemos que estas atitudes nem sempre protegem os produtos, mas os afastam dos clientes, diminuindo as vendas, pois todo consumidor quer poder experimentar antes de comprar. Para garantir mais vendas e menos perdas, selecionamos sete dicas de exposição segura e eficiente que contam com o uso da solução de prevenção de perdas, os Cadeados Eletrônicos da Gunnebo.

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Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos

Como a contagem de fluxo de pessoas ajuda na campanha de marketing

por Adriano Sambugaro 19-09-2019 11:00

Mesmo em tempos de crise, com uma queda do poder aquisitivo, os clientes continuam frequentando shoppings e lojas de varejo. Ainda que o movimento possa diminuir, o que vemos é ainda um fluxo grande de consumidores interessados. Esta disposição mostra ele segue disposto a consumir, mas como seu poder aquisitivo é mais baixo, a exigência por melhores produtos e por uma melhor experiência de compra aumenta. Por isso é tão importante, principalmente nestes momentos, investir em ações de marketing bem planejadas, que convertam o desejo em venda e a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar neste processo.

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Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor

Tecnologia reduz filas no PDV e melhora a experiência de compra

por Gustavo Carrer 28-08-2019 11:27

O comportamento do consumidor moderno, em qualquer parte do mundo, vem mudando de acordo com a evolução da tecnologia. Sobre este assunto, já comentamos aqui, no blog, alguns aspectos do mundo online que podem ajudar na transformação do varejo físico. Agora, nesta série de artigos, originalmente publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, irei focar em aspectos importante do varejo online que podem trazer muitos benefícios para o varejo físico. E hoje vamos falar sobre como coletar dados para melhorar a experiência de compra do cliente e como a tecnologia pode nos ajudar a chegar até estas informações.

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Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos

Varejo Farma sofre mudanças e busca se adaptar ao mercado

por Gustavo Carrer 17-07-2019 16:01

Como todas as áreas do varejo, o canal farma também vem sofrendo mudanças provocadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Estas mudanças são responsáveis também pelo bom ritmo de crescimento da área, apesar das recentes crises dos sistemas financeiro e econômico brasileiro. Entender e se adaptar passa por ampliar o mix de produtos, as estratégias de vendas e investir em tecnologia. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra e inibir perdas, a Gunnebo em parceria com a uma importante rede de farmácias, vem testando soluções que abrangem desde o monitoramento de filas, passando pela identificação de clientes com intenção de compra (ou de furto) de PARs, alcançando a geração de diversos indicadores e métricas de gestão. Abordamos o assunto nesta matéria originalmente publicada na edição nº 11 da Revista Prevenção de Perdas, que contou com a colaboração de Olegário Araújo, diretor da Inteligência360.

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Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos

8 dicas para a prevenção de perdas melhorar a experiência de compras do cliente

por Teanes Silva 25-06-2019 14:56

Em meu artigo anterior, apontei diversas situações em que os funcionários e o varejista podem irritar os clientes, gerando perdas por ruptura e até mesmo insatisfações que podem culminar em problemas mais sérios para as empresas. Como afirmei, é preciso que a equipe de prevenção de perdas esteja envolvida também na rotina de compra do cliente, agindo em conjunto com a empresa para atingir melhores resultados. Pensando nisso, criei uma lista de dicas para ajudar a equipe de Prevenção a alcançar uma experiência de compras inesquecível para o cliente.

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Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Como usar dados sobre fluxo de clientes a favor do varejo?

por Gustavo Carrer 13-06-2019 13:31

O comportamento do consumidor moderno vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Essa, por sua vez, é cada vez mais utilizada para melhorar a experiência do cliente, já que seu comportamento é peça-chave na decisão dos varejistas. Trazer mais conforto, conveniência e novidades para uma loja são garantias de um melhor desempenho no varejo. Mas, para isso, é preciso ter acesso a informações sobre fluxo de clientes, a chamada cultura de analytics, para poder elaborar estratégias de vendas mais eficientes e direcionadas.

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Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor

Clientes insatisfeitos também são assunto de Prevenção de Perdas

por Teanes Silva 04-06-2019 13:53

No mundo do CRM ou “Gestão de relacionamento com o cliente”, a palavra de ordem é “experiência”, ou seja, como tornar a experiência do cliente incrivelmente inesquecível? Pode parecer fácil conseguir este objetivo, mas não basta apenas que os funcionários se esforcem para tornar a experiência do cliente mais agradável e extraordinária. Este também deve ser um assunto da Prevenção de Perdas.

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Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Exposição segura de eletroeletrônicos valoriza experiência de compra

por Rui Rodrigues 30-05-2019 14:19

Muito se fala sobre vendas de eletroeletrônicos como celulares, notebooks e câmeras fotográficas. São produtos de alto valor agregado que atraem os olhares tanto dos clientes quantos dos furtantes. Por isso é preciso ter muito cuidado e atenção no momento de expor este tipo de item. É fato que aparelhos expostos ligados e acessíveis para experimentação vendem cerca de 30% mais por conta das vendas por impulso. Mas como tirar os eletrônicos do confinamento e mantê-los seguros ao alcance dos clientes? Com a ajuda da tecnologia de soluções como os Cadeados Eletrônicos, como mostramos na Revista Prevenção de Perdas 2019.

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Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos

7 erros perigosos que você pode estar cometendo no varejo

por Gustavo Carrer 14-05-2019 14:24

A evolução e o crescimento do varejo, como em qualquer outra área, trazem consigo mitos e crenças que podem ser nocivos ao dia a dia. Estas ideias cristalizadas, que não estão de acordo com a realidade, podem se mostrar muito perigosas para o seu negócio e, infelizmente, são bastante comuns. Quando negligenciadas, essas deficiências que abordaremos aqui, prejudicam os resultados e causam verdadeiros prejuízos. Para não correr mais riscos desnecessários, reuni aqui uma lista de 7 erros para você aprender a identificar estes problemas tão sérios para o varejo.

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Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos