Como reduzir perdas por embalagens violadas no varejo?

por Antônio Balbino 09-09-2020 15:14

Questão antiga do varejo, produtos violados durante as compras são um tipo de perda comum para os varejistas, principalmente em supermercados. Muitos colegas costumam conversar comigo sobre esta questão, e uma das principais dúvidas é sobre como encarar este tipo de perda. Embalagens vazias encontradas no interior das lojas de produtos consumidos sem o devido pagamento são considerados furtos, avaria, degustação? Como resolver esta questão e identificar os principais produtos vítimas desta prática? Foi sobre este assunto que falei em meu canal Café com Prevenção e irei comentar aqui também.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa

Como se comportam os clientes com a reabertura das lojas?

por Gustavo Carrer 25-08-2020 11:14

Vimos, recentemente, surgirem no noticiário matérias que mostram a reabertura de lojas de luxo na China, com filas nas portas e vendas colossais. Este comportamento do consumidor é uma prova de que, mesmo com o crescimento considerável do e-commerce durante a pandemia, a demanda por consumo em lojas físicas ficou represada, surtindo um efeito de manada na abertura. Mas será que podemos traçar um paralelo entre o varejo chinês e o brasileiro? Como tem se comportado o consumidor brasileiro em um momento de reabertura?

Leia mais

Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

Avaliação de perdas mostra a importância da tecnologia no varejo

por Adriano Sambugaro 05-08-2020 11:20

Importante marco anual para Supermercados, a nova edição da Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, feita pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, foi divulgada nas últimas semanas. As quebras operacionais e os furtos seguem preocupando os varejistas e se mostraram líderes de perdas na pesquisa com 39% e 24% respectivamente. No total, as perdas alcançaram o índice de 1,82% em 2019, o que significa um valor de R$ 6,9 bilhões em perdas. Os resultados mostram, mais um ano seguido, a importância de investir em tecnologias e estratégias voltadas para prevenção de perdas, como apontamos nesta matéria no site da ABRAS.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

3 motivos para implantar Prevenção de Perdas no varejo

por Antônio Balbino 14-07-2020 14:07

Assunto frequentemente em debate, a prevenção de perdas tem se tornado cada dia mais essencial para o varejo. O mercado, cada vez mais competitivo, exige dos varejistas novas estratégias, novas tecnologias e também novas posturas com a sua empresa. Por isso, apresentei, em meu vídeo no canal Café com Prevenção, três motivos para implantar a prevenção de perdas. São diversas as razões para investirmos nesta área, mas acredito que estes três pontos sejam importantes para abrirmos uma discussão sobre o tema.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

Varejo sem contato? O que muda na experiência de compra?

por Gustavo Carrer 10-06-2020 10:21

Já faz um tempo que ouvimos que as lojas físicas de varejo teriam dificuldades em manter o fluxo. Isso se deve ao aumento de consumo por meios eletrônicos e a participação relevante deste setor no varejo, a aposta era que os consumidores iriam cada vez mais preferir a conveniência e os bons preços do comércio online. Por um tempo, vimos as lojas físicas investirem pesado na experiência de compra, ambientes mais atrativos para os clientes. Mas a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus nos leva de volta, com urgência, a esta discussão: é fato que os clientes tiveram seu comportamento de consumo afetado para sempre. E como o varejista pode lidar com esta mudança?

Leia mais

Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento

Gunnebo é líder em soluções de cofre inteligente para varejo na EMEA

por Adriano Sambugaro 28-05-2020 12:03

O último relatório da empresa de consultoria e pesquisa estratégica independente, RBR, classificou a Gunnebo como fornecedora líder de mercado de soluções automatizadas de manuseio de dinheiro e gestão de numerário para varejistas na região EMEA, que engloba a Europa, o Oriente Médio e a África. O Retail Cash Automation Report 2020 é um estudo global que detalha o tamanho do mercado e a participação de fornecedores em quatro tipos de terminais de manuseio de dinheiro: depósitos e recicladoras de back-office, recebedoras e recicladoras de ponto de venda (PDV). A pesquisa mostra que a Gunnebo é a única fornecedora que produz as quatro soluções na região EMEA, e é responsável por quase um quarto do mercado de automação de caixa no varejo. Um resultado importantíssimo para a empresa, mas também para a construção de uma forte rede de apoio aos varejistas não só desta região.

Leia mais

Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Planejando a volta do varejo em tempos de pandemia

por Gustavo Carrer 05-05-2020 15:27

Já estamos imersos na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus há algumas semanas. O varejo tem se posicionado de diversas maneiras, criando reflexões sobre como será a nova realidade do varejo no pós-pandemia. Por conta disso, tenho feito algumas reflexões buscando criar um canal de diálogo com outros varejistas. Refletir em conjunto é uma maneira de enfrentarmos esse panorama que nem em nossos piores pesadelos havíamos imaginado.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos

Coronavírus: Como higienizar os equipamentos de segurança eletrônica

por Adriano Sambugaro 23-03-2020 8:15

Estamos passando por um período delicado mundialmente. A pandemia do Coronavírus (COVID-19) segue se espalhando pelo mundo, afetando brutalmente diversos setores e contaminando milhares de pessoas. Precisamos fazer um chamado pela responsabilidade coletiva e destacar a necessidade de prevenção. Neste período de contenção do avanço da doença, recomendamos maior frequência e cuidado na limpeza das lojas, principalmente de itens que estejam sendo manuseados por clientes ou funcionários. A prevenção é a melhor forma de nos protegermos, por isso trouxemos algumas dicas para ajudar os varejistas a lidar com esta crise.

Leia mais

Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas

13 dicas para prevenir furtos nas lojas de varejo

por Rui Rodrigues 05-03-2020 9:00

Os furtos nas lojas de varejo custam bilhões para os varejistas anualmente. Os índices de perdas precisam de atenção e se torna cada vez mais necessário investir em prevenção para garantir os lucros esperados. Neste artigo, apresentamos 13 dicas para gestores e responsáveis por segurança ou Prevenção de Perdas que buscam ajudar a combater os furtos e reduzir as perdas.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

10 competências da Prevenção de Perdas na frente de caixa

por Antônio Balbino 18-02-2020 9:00

Falar de prevenção de perdas e não falar sobre operações na frente de caixa é impossível nos dias atuais. Afinal de contas, a frente de caixa é um dos principais ralos de perdas, como aponta a maioria das pesquisas. Por mais que tenhamos soluções bem desenvolvidas, sempre existirão brechas em nossos processos. Por isso é tão necessário falar sobre prevenção de perdas na frente de caixa.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa

Glossário do Varejo: Expressões do varejo explicadas por especialistas

por Adriano Sambugaro 09-01-2020 10:00

O varejo é dinâmico e se adapta o tempo todo às novas tendências, criando estratégias que logo se transformarão novamente. Dia após dia, vemos surgir novas palavras, expressões e significados relacionados ao varejo e suas áreas afins. Alguns destes termos já são velhos conhecidos dos varejistas, mas, ainda assim, geram dúvidas em novos funcionários, por exemplo. Já outros surgiram há pouco tempo e causam bastante dúvidas até mesmo nos varejistas mais experientes. Para ajudar com estas questões e ajudar a aperfeiçoar o conhecimento dos varejistas, atualizamos nosso Glossário do Varejo, feito por especialistas do varejo como Antônio Balbino, Luiz Fernando Sambugaro, Vanessa Urbieta, Gustavo Carrer e outros. Confira abaixo os termos mais utilizados em ordem alfabética, acompanhados dos nomes dos especialistas que deram a definição.

Leia mais

Equipe e Treinamento

Dicas práticas para lidar com furtos internos no varejo

por Luiz F. Sambugaro 23-12-2019 9:00

Dentre as várias questões que preocupam os varejistas em seu dia a dia, uma das mais complexas de lidar são os furtos internos. Pensar que podem estar ocorrendo desvios dentro de sua própria equipe não é algo que o varejista se sinta confortável de saber, mas é preciso entender, mapear para poder resolver. Na série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda", já falamos sobre Cargos e responsabilidades, como levar a cultura da Prevenção de Perdas para toda a equipe. Agora vamos falar de como essa cultura pode ajudar a prevenir também furtos internos e não só combatê-los com retaliações.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos

8 erros fatais para o estoque do varejo

por Antônio Balbino 10-12-2019 14:33

Recentemente, realizei um bate-papo com Vanessa Urbieta, especialista em prevenção de perdas da Gunnebo, em um webinar especial sobre perdas na frente de caixa. Este ponto do varejo, conhecido por sua vulnerabilidade, acumula cerca de 40% das perdas totais de uma loja. Sabendo desta questão, nos reunimos para debater sobre as perdas no varejo nacional, os erros que levam a estas perdas e, principalmente, áreas que influenciem diretamente a frente de caixa, como é o caso do estoque. Neste artigo, falo um pouco mais sobre este assunto que tratei no webinar, mostrando que a gestão de estoque, assim como a gestão de frente de caixa, deve ser encarada de maneira estratégica para um bom desempenho do varejo.

Leia mais

Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias

5 dicas para proteger os lucros do varejo no Natal

por Luiz F. Sambugaro 26-11-2019 10:52

As festas de final de ano estão se aproximando e vemos a preocupação dos varejistas com as vendas aumentar. Nessa época, em que o fluxo de pessoas nas lojas cresce, aumentam também as perdas, sejam por furtos, erros operacionais e até mesmo quebras, principalmente se falamos de supermercados. Um fluxo alto de clientes na loja não é sinônimo de um faturamento maior, por isso reuni em uma matéria do portal da Mirian Gasparin estas cinco dicas para proteger seus lucros durante o Natal e o final de ano, que agora apresento aqui.

Leia mais

Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos

Dois pesos, uma medida: Como integrar varejo físico e on-line

por Gustavo Carrer 19-11-2019 11:22

O varejo on-line no Brasil deve permanecer crescendo a dois dígitos ainda por um bom tempo. Seja pela entrada de novos varejistas on-line, principalmente pequenos e médios, ou pela evolução natural da tecnologia que, paulatinamente, vem eliminando resistências remanescentes dos consumidores, tornando as compras mais simples e seguras, a realidade é que o comércio on-line ainda tem muito para crescer.

Leia mais

Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas