Tecnologia reduz filas no PDV e melhora a experiência de compra

por Gustavo Carrer 28/08/2019 11:27
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O comportamento do consumidor moderno, em qualquer parte do mundo, vem mudando de acordo com a evolução da tecnologia. Sobre este assunto, já comentamos aqui, no blog, alguns aspectos do mundo online que podem ajudar na transformação do varejo físico. Agora, nesta série de artigos, originalmente publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, irei focar em aspectos importante do varejo online que podem trazer muitos benefícios para o varejo físico. E hoje vamos falar sobre como coletar dados para melhorar a experiência de compra do cliente e como a tecnologia pode nos ajudar a chegar até estas informações.

As grandes transformações da tecnologia impulsionam novas formas de fazer negócios. As ferramentas que surgem são cada vez mais utilizadas para melhorar a experiência, adicionando conforto e conveniência, gerando conexões e interações com produtos e marcas. É assim que acontece há algum tempo com o varejo online.

A trajetória do cliente, seus dados e preferências, seu histórico de busca, tudo isso, com a ajuda da tecnologia, pode ser utilizado pelo varejista para melhorar a experiência de compra do consumidor. As métricas e indicadores do varejo online permitem a elaboração de estratégias de vendas, atendimento e comunicação mais assertivas para aquele canal.

Mas como a tecnologia pode melhorar a experiência de compra do consumidor?

Ainda que o e-commerce esteja em alta, as compras presenciais seguem tendo demanda. Mas os clientes estão mais conectados e exigentes.  O varejo físico precisa oferecer uma experiência agradável, com um atendimento feito por profissionais qualificados, o mínimo de filas, ambiente confortável e facilidades de pagamento.

Há tecnologias que entregam uma experiência interativa e com mais agilidade aos clientes. Uma destas tecnologias é o XReader, da Gunnebo, um sistema de leitura automática de código de barras que pode ser utilizado em qualquer checkout com esteira. O cliente faz sua compra com mais rapidez, pois o sistema identifica automaticamente o código de barras e a imagem do produto, evitando que algum item passe pelo leitor sem ser registrado.

Com o XReader, que não necessita de integração com o software de frente caixa e tem baixo custo de instalação e infraestrutura, o varejista tem ganho de produtividade e, o melhor, diminui suas filas, que junto com a ruptura são os principais gargalos do varejo.

 

 

Um grande diferencial é a rapidez de leitura: o XReader faz a leitura de um produto por segundo, ou seja, em um minuto consegue contabilizar 60 itens. Um operador bem treinado conseguiria passar uma média de 20 produtos, no mesmo tempo. Além da rapidez, com a leitura automática, os operadores de caixa podem dar mais atenção ao atendimento dos clientes ou agilizar no processo de empacotamento de mercadorias.

O XReader proporciona, como um todo, uma experiência mais ágil e segura. Os clientes desejavam as mesmas facilidades do checkout do varejo online no varejo físico e agora podem encontrá-las com a ajuda do XReader. Oferecer esses diferenciais demonstra que o varejista está preocupado com as expectativas do consumidor, nessa etapa tão sensível da jornada de compra.

 

revista prevenção de perdas edição 11 gunnebo Este artigo foi publicado na Revista Prevenção de Perdas número 11, que pode ser acessada gratuitamente clicando neste link.

 

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Topics: Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos