Tecnologia para gestão de numerário é diferencial competitivo

por Adriano Sambugaro 03/10/2016 13:18
Entre em contato:

gestão de numerário no varejo

Analisando alguns artigos internacionais e dados internos sobre a evolução da gestão de numerário e seu impacto direto no resultado do varejo, é muito interessante observar como o acesso à tecnologia traz um diferencial significativo para as empresas que saem na frente. Por outro lado, a medida que todos os envolvidos no processo de recebimento em dinheiro se atualizam, as empresas que não acompanham as inovações acabam ficando não apenas para trás, mas também defasadas. O investimento em cofres inteligentes não é uma questão apenas de segurança, mas de estratégia e ferramenta para gestão.

Inovação significa mudança e oportunidade

Uma série de inovações vem acontecendo nas instituições bancárias, empresas de transporte de valores e também no mercado varejista. Todas essas mudanças afetam diretamente a forma de lidar com o recebimento em dinheiro, trazendo diversas oportunidades para os varejistas.

A medida que os bancos evoluíram seus serviços com o uso da tecnologia, ampliando as formas de circulação de capital, também foi possível para o varejista ampliar os benefícios para seus clientes. Entretanto, com essas mudanças, tornou-se necessário trabalhar na integração das soluções de recebimento. A conectividade e o acesso à informação estão aumentando à medida que surgem novas soluções para gestão de numerário como os cofres inteligentes em seus diversos modelos.

 

Tecnologia de gestão de numerário beneficia diversas áreas da empresa

  • Sob o ponto de vista de BI – Business Intelligence –, quando o acesso, nível de detalhe e velocidade da informação aumentam, os varejistas conseguem ampliar a transparência do fluxo de caixa e criar processos padronizados de acordo com as características do seu negócio.
  • Para gestão direta no varejo, o monitoramento das operações realizadas no cofre inteligente, permite estabelecer critérios para uma postura proativa, por exemplo, quando o os depósitos não são realizados com a frequência pré-estabelecida ou quando um log in é feito fora do horário do expediente. O uso da tecnologia para gestão de numerário permite ao varejista ampliar a produtividade ao mesmo tempo que reduz os riscos de perdas por fraudes ou furtos internos.
  • Para uma rede varejista, o acesso à informação de fluxo de caixa em cada uma das lojas possibilita comparar comportamento do mercado ou eventuais discrepâncias, sem contar nas vantagens de centralizar as informações em um único sistema.
  • No aspecto segurança, os cofres inteligentes oferecem proteção não apenas física, mas também digital. Enquanto a proteção física do dinheiro reduz riscos de assaltos, a segurança digital impede qualquer acesso não autorizado e permite auditar todas as operações realizadas. Sem contar com a facilidade de impedir golpes, através da detecção de notas falsas.

 

É possível concluir, então, que o investimento em gestão de numerário não se resume apenas a manusear o dinheiro da empresa em segurança. As vantagens vão além disso, envolvendo também uma maior otimização do dia a dia, mais controle sobre os processos e mais tempo disponível para desenvolver outras tarefas.

 

Saiba mais sobre esta tecnologia:

Conheça a solução para gestão de dinheiro de pequenas lojas

4 grandes desafios de quem trabalha com recebimento em dinheiro

Violeta Supermercado: mais segurança com o cofre inteligente

 

New Call-to-action

Topics: Gestão de Numerário