O que é um sistema antifurtos RF?

por Rui Rodrigues 04-10-2018 14:12
Entre em contato:

sistema antifurto rf sensores de porta de loja antena antifurto gunnebo

Seguindo a série de artigos que abordam e explicam as diferenças e utilizações dos sensores antifurtos para varejo, chegamos ao terceiro artigo, agora focado na tecnologia RF e suas especificidades. Em um primeiro momento, falamos sobre o funcionamento dos sensores antifurtos na porta das lojas, depois apresentamos as aplicações mais comuns das antenas antifurtos AM. Agora você poderá conferir as indicações das antenas com tecnologia Rádio-Frequência (RF).

O que é um sistema antifurtos RF?

tecnologia RF é o tipo mais comum de sistema EAS para varejo, amplamente utilizada pelos varejistas de moda. De forma geral, seu valor de custo é mais baixo do que as antenas com tecnologia AM, protegem passagens relativamente grandes e detecta etiquetas de tamanhos pequenos, ideais para roupas.

No entanto, diferente das antenas AM, os sinais de alta frequência que ela utiliza a tornam inadequada para proteger líquidos e itens de metal, que efetivamente enfraquecem o sinal e impedem o alarme de disparar.

antena sensor antifurtos porta de loja antenas RF 

 

Como funciona a tecnologia antifurtos RF (rádio-frequência)?

Etiquetas de tecnologia RF contêm circuito eletrônico interno e antena. Um produto protegido passa pela saída da loja sem ter sua etiqueta protetora desativada. A etiqueta detecta frequência enviada pela antena transmissora e emite resposta, captada de volta pela antena receptora. Com contato entre etiqueta e antena, o alarme dispara.

- Sistemas de RF Varrido x Pulsado

Os transmissores de RF são configurados para enviar um sinal pulsado ou varrido. Um sistema pulsado transmite o sinal em intervalos regulares, enquanto um sistema varrido produz uma onda constantemente em movimento. É importante observar que o sistema RF varrido não pode ser monoconfigurado e exige sempre o mínimo de duas antenas – uma transmissora e uma receptora.

antenas antifurtos para porta de loja gunnebo RF

 

 

Para saber mais sobre acessórios e etiquetas EAS clique aqui.

 

Onde o sistema antifurtos RF (rádio-frequência) é mais utilizado?

Por geralmente apresentar um valor menor que outros sistemas e por utilizar tipos diferentes de etiquetas antifurtos, como as etiquetas adesivas, a tecnologia RF é mais utilizada por varejistas de moda, lojas de departamento, supermercados, grandes armazéns e lojas de móveis. Não é indicado para proteger líquidos e itens de metal.

sensores antifurtos para porta de loja alarme antenas RF

 

Diferenciais da tecnologia rádio-frequência

  • Sistema geralmente mais barato
  • Diversos tipos de etiquetas, inclusive adesivas que são mais finas que as do sistema AM
  • Os verificadores, desacopladores e desativadores de etiquetas também têm valores mais econômicos do que os outros sistemas
  • Permite incorporar sistemas de detecção de metais ou contadores na mesma antena

 


 

ebook eas antenas etiquetas antifurtos sensores de alarme para varejo Que tal ter um guia completo sobre a Vigilância Eletrônica de Mercadorias – EAS? Aproveite e baixe agora nosso Ebook gratuito e compartilhe com sua equipe!


Veja mais sobre antenas e etiquetas antifurtos aqui:

O que é um sistema antifurtos AM?

Como funcionam os sensores antifurtos nas entradas das lojas?

Como escolher a tecnologia EAS correta para minha loja

 

New Call-to-action

Topics: Sistemas Antifurtos, Furtos internos, Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo