O que é um sistema antifurto AM?

por Rui Rodrigues 04-09-2018 10:36
Entre em contato:

sistema antifurto sensores alarmes antenas etiquetas protetoras prevenção de perdas varejo gunnebo

Buscando melhorar a experiência do varejista com as soluções antifurtos, iniciamos uma série de artigos que explicam detalhes desta tecnologia tão utilizada no mercado de varejo. Em um primeiro momento, explicamos como funcionam os sistemas antifurtos, dando informações sobre sua utilização e vantagens. Agora iremos focar nas principais tecnologias existentes, que são a AM (Acusto-magnética) e RF (Radiofrequência), e suas aplicações mais comuns. Neste primeiro momento, vamos explicar sobre a tecnologia AM – Acusto-magnética – dando um resumo sobre suas características e aplicabilidade.

A escolha entre as tecnologias normalmente é feita com base nos produtos que estão sendo protegidos e a área de detecção desejada. As antenas do sistema antifurtos AM têm uma área de detecção mais ampla, sendo ideal para lojas maiores. A tecnologia funciona em uma frequência menor do que o outro sistema (RF), tornando-se ideal para ser utilizada com líquidos e objetos metálicos, já que não há interrupção de sinal ao entrar em contato com estas substâncias.

Como funciona a tecnologia antifurtos AM (acusto-magnético)?

O sistema conta com a utilização de sensores antifurtos e etiquetas, atuando juntos. Acopla-se uma etiqueta ao produto a ser protegido e a antena transmissora envia pulsos de rádio que energizam qualquer etiqueta AM em sua área de detecção.

O sistema faz com que a etiqueta emita seu próprio sinal, que pode ser captado pela antena receptora ao detectar a presença de um produto ainda protegido (sem ter passado pelo desativador), saindo da loja. Se a frequência emitida pela etiqueta é captada pela antena receptora, o alarme soa e a equipe pode tomar as providências para evitar a perda.

Curiosidade

O sistema se chama Acusto-magnético porque funciona como se “ouvisse” a presença da etiqueta próxima a antena antifurto. Acusto deriva da palavra grega audição e magnético é relativo a ímã.

 

Onde o sistema antifurtos AM (acusto-magnético) é mais utilizado?

Por proteger com mais eficiência produtos como garrafas, equipamentos de metal e alguns eletrônicos, a tecnologia AM é mais procurada por lojas de departamento, cosméticos e perfumarias, lojas de artigos elétricos, grandes armazéns e lojas de decoração. Entretanto, não há restrição para sua utilização em outros segmentos.

 

Diferenciais da tecnologia acusto-magnética:

  • Os sinais do sistema AM não são interrompidos por líquidos ou metais
  • As antenas do sistema AM têm melhor alcance que as de RF, ou seja, de forma geral permitem vãos maiores entre antenas para detecção de um mesmo tipo de etiqueta protetora.
  • As etiquetas do sistema AM podem ser reativadas
  • Diversos modelos de etiquetas disponíveis, rígidas ou adesivas

 

Conheça alguns acessórios e etiquetas EAS clicando aqui.

 

No próximo artigo iremos falar sobre a tecnologia RF (radiofrequência), como utilizá-la e suas indicações. Assine ao lado as notificações do blog para receber nossa newsletter e não perca mais nenhuma informação!

 

Guia Rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias Para saber mais sobre a Vigilância Eletrônica de Mercadorias – EAS – baixe agora o Ebook gratuito!

 

 

Veja cases de sucesso de antenas antifurtos da Gunnebo:

Loja em SP inclui sistemas antifurtos desde seu projeto inicial

Antenas antifurtos geram menos perdas e melhoras a produtividade

5 flagrantes de antenas antifurtos indo além da prevenção de perdas

 

New Call-to-action

Topics: Sistemas Antifurtos, Segurança Eletrônica, Perdas no Varejo