O que é Prevenção de Perdas?

por Luiz F. Sambugaro 29-06-2018 11:27
Entre em contato:

o que é prevenção de perdas no varejo

Assunto principal de nosso blog, a Prevenção de Perdas ainda precisa ser debatida em todas as esferas do varejo. Seja com a área comercial, seja com os diretores, este tema é de vital importância para garantir bons resultados para um estabelecimento, além de auxiliar na gestão de diversas áreas. Mas, como costumamos ver que a Prevenção de Perdas não ganha o devido destaque merecido, resolvemos trazer à tona, novamente, de maneira direta e simples, alguns conceitos e dicas de especialistas sobre esta área tão essencial para o varejo.

O que são perdas no varejo?

Para entender o que é a Prevenção de Perdas, primeiro é preciso entender o conceito de perdas no varejo e como elas afetam diretamente nos resultados dos varejistas. Em nosso material introdutório sobre Prevenção de Perdas, Gustavo Carrer afirma que:

"Perdas no varejo são toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando como consequência final a redução do lucro".

Além disso, acrescento que são diversos os tipos de perdas no varejo com as quais devemos lidar. Destaco abaixo algumas das mais comuns, para que o varejista possa estar atento e combatê-las:

  • Perdas comerciais
  • Perdas administrativas
  • Perdas de produtividade
  • Perdas financeiras
  • Perdas nas operações

 

>> Clique aqui e baixe nosso Ebook com Conceitos
Básicos sobre Perdas no Varejo
 <<

O que é Prevenção de Perdas?

Agora que já entendemos o que são perdas no varejo, alguns tipos de perdas e como elas impactam no mercado, é preciso entender como podemos combatê-las de maneira eficiente e efetiva. O especialista Anderson Ozawa, em seu livro Pentágono de Perdas, define o que é Prevenção de Perdas:

"Prevenção de Perdas é uma área estratégica dentro das empresas, que trabalha com foco em riscos, controlando a disciplina de processos, no intuito de controlar e reduzir as perdas em todos os níveis".

Além disso, é importante falar que a Prevenção de Perdas é uma área que deve ser inserida organicamente na estrutura administrativa das empresas. O departamento de Prevenção deve fazer parte não apenas da rotina do varejista, mas também da estratégia de desenvolvimento de seu negócio. Na minha visão, prevenir perdas é um dever de todo profissional e não só dos relacionados diretamente à Prevenção de Perdas.

 

>> Acesse a edição 2018 da Revista Prevenção de Perdas
e confira dicas de especialistas
 <<

 

Como contabilizar as perdas?

Como costumo afirmar, só não tem perdas quem não as conhece ou não realiza inventários sistemáticos. Precisamos esclarecer as dúvidas dos varejistas em relação às perdas para que eles se sintam seguros e motivados a investir em prevenção de perdas no varejo. Para isso, devemos aprender a contabilizar as perdas e pensar estrategicamente em como reduzi-las.

Para identificar as perdas em sua empresa, você precisará:

  • Treinar efetivamente sua equipe
  • Realizar inventários periódicos
  • Ter a tecnologia como uma de suas aliadas

Reunindo estes três itens que são identificados como “pessoas, processos e tecnologia”, você conseguirá contabilizar as perdas no varejo e entender não apenas o quanto elas impactam sua empresa, mas também como impactam e o de onde elas vêm. Este é o primeiro passo para garantir a redução das perdas.

A simples utilização da tecnologia aliada às normas, procedimentos e pessoas qualificadas e motivadas, pode reduzir as perdas no varejo.

 

Para complementar este tema, deixaremos aqui um material introdutório, feito em parceria com o especialista Gustavo Carrer, para auxiliar no treinamento de sua equipe e no aprendizado de toda a empresa. Você pode baixar clicando no link abaixo:

 

>> Baixe agora mesmo nosso Ebook com Conceitos
Básicos sobre Perdas no Varejo
 <<

 

Para saber mais sobre Prevenção de Perdas no varejo, acesse os artigos a seguir:

10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda

Ebook gratuito sobre tecnologias que impulsionam a inovação no varejo

A necessidade de incluir prevenção de perda nas estratégias da empresa

 

Ebook Conceitos Básicos sobre Perdas no Varejo

Topics: O profissional de Prevenção de Perdas, Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento