Como usar o Big Data em favor do varejo?

por Gustavo Carrer 05/02/2019 10:49
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O surgimento do comércio eletrônico, datado em meados dos anos 1990, foi um fato marcante e transformador para o varejo. Desde os primeiros momentos, vemos intensas mudanças no processo de venda e também no comportamento de compra dos clientes. Cada dia mais empoderados, os consumidores passeiam facilmente pelos e-commerces, consultando e comparando preços, se informando sobre os melhores produtos e decidindo, através de pesquisas, sua compra ideal, 24h por dia, 7 dias por semana. Com esses acessos, os varejistas passaram a ter acesso a informações sobre seus clientes, se preparando de maneira mais assertiva na hora das vendas. Assim, os varejistas chegaram ao chamado Big Data, que vou mostrar aqui como transformou a rotina do varejo.

Antigamente, os varejistas precisavam contratar pesquisas de mercado para entender as principais questões de sua loja. Agora, uma grande parcela destes dados está disponível em relatórios, facilitando o trabalho do varejo. A medida em que as plataformas de venda online evoluíram, foi aumentando a captura de dados, gerando este importante componente para o varejo nos dias de hoje: o Big Data.

 

O que é Big Data?

O termo Big Data parece recente, mas ele surgiu no final dos anos 90 e na tradução direta significa Grandes Dados, ou seja, Big Data é a quantidade colossal de dados não estruturados gerados pela internet e outros sistemas de informação.

 

Como usar o Big Data em favor do varejo?

A grande questão ao usarmos o Big Data é saber estruturá-lo de maneira a conseguir informações que sejam de fato relevantes para o varejo, trazendo a chance de os varejistas tomarem decisões mais assertivas e eficientes para o seu negócio.

O Big Data está cada dia maior, os segundos passam e as informações surgem e brotam a cada clique. Mas ainda há um grande problema ao lidar com esses dados: nesse universo praticamente infinito de informações, como encontrar o que realmente interessa saber sobre os consumidores e assim conseguir vender mais?

 

Para saber esta resposta e continuar acompanhando reflexões sobre Big Data, acesse a continuação deste artigo no meu site Varejo em Dia.

 

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