Como a contagem de fluxo de pessoas ajuda na campanha de marketing

por Adriano Sambugaro 19/09/2019 11:00
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Como a contagem de fluxo e pessoas pode ajudar no marketing do varejo?

Mesmo em tempos de crise, com uma queda do poder aquisitivo, os clientes continuam frequentando shoppings e lojas de varejo. Ainda que o movimento possa diminuir, o que vemos é ainda um fluxo grande de consumidores interessados. Esta disposição mostra ele segue disposto a consumir, mas como seu poder aquisitivo é mais baixo, a exigência por melhores produtos e por uma melhor experiência de compra aumenta. Por isso é tão importante, principalmente nestes momentos, investir em ações de marketing bem planejadas, que convertam o desejo em venda e a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar neste processo.

Atualmente, as tecnologias que contabilizam a entrada e saída de pessoas nas lojas mostram dados importantes como os horários de maior pico de visitas e também os momentos em que as vendas mais acontecem. As métricas relacionadas a este tipo de tecnologia, como a do GCount da Gunnebo, podem trazer diversas vantagens às campanhas. Com dados tão apurados, é possível fazer a campanha de marketing ser mais certeira e ter melhores resultados.

Ter acesso às informações precisas sobre o fluxo de pessoas pode fazer a diferença para as campanhas de marketing.

Os horários de visitas, as taxas de conversão de vendas e o aumento do fluxo indicam de que forma o consumidor se comporta e quais são os momentos mais indicados para explorar campanhas de venda. Esses dados podem ser aproveitados pelo time de inteligência de marketing e planejamento de diversas formas:

  1. Avaliar o retorno das campanhas publicitárias, verificando se estão atraindo mais clientes ao ponto de venda conforme o esperado;
  2. Apontar quais mídias trazem mais resultados para aumento de as visitas e aumento da taxa de conversão;
  3. Certificar que mudanças na vitrine estão atraindo mais visitantes e adequar para que ajude nas vendas;
  4. Adequar a equipe da loja de acordo com os picos de visitas, trazendo um melhor atendimento aos clientes;
  5. Descobrir se as ações de marketing do shopping também trazem vendas para a loja para qual você está fazendo campanha e analisar se o local onde a loja está inserida faz diferença;
  6. Usar o histórico de visitas por datas do ano para planejar futuras ações de marketing.

 

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Podemos traçar um paralelo com as métricas já bem conhecidas do mundo online. Assim como número de visitas e taxas de cliques, apontam o caminho para ações digitais, é importante investir na contagem de fluxo de pessoas, com soluções como o GCount, para se ter métricas precisas sobre o fluxo de pessoas na loja física. O Gcount é um investimento simples que pode revolucionar suas campanhas de marketing e entregar ainda mais resultados positivos para o varejista.

Trabalhar a campanha de marketing com mais sabedoria pode ajudar o varejista a enfrentar a crise de maneira mais tranquila e até mesmo vantajosa.

O Contador de Fluxo é um aliado estratégico tanto para os profissionais de marketing quanto para os varejistas que querem melhorar a gestão da sua loja. Invista e saia ganhando.

 

* Artigo originalmente publicado em 15-03-2016, atualizado em 19-09-2019

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Topics: Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor