Sustentabilidade no Varejo

por Melissa Szuster 26-03-2012 12:47

Tema recorrente e atual, a sustentabilidade na prática é um desafio, na visão da grande maioria dos empresários. Isto porque a desinformação gerada sobre o assunto é grande, e muitas vezes a ideia de implantação de estratégias sustentáveis caminha junto com a percepção de custos altos e baixo retorno, principalmente no setor varejista.

No entanto, vamos parar um minuto para entender alguns conceitos de sustentabilidade: de um modo muito simplificado, trata-se de fazer melhor com menos. Isto significa otimização de recursos, logística melhor, maior amplitude de fornecimento (com fortalecimento de fornecedores locais), operação mais enxuta com economia de recursos naturais entre tantos outros. Então, por este aspecto, práticas sustentáveis são uma grande oportunidade de fazer negócios melhores.

Mas o empresário do varejo pode se perguntar: onde o consumidor se encaixa neste universo?

O consumidor também quer usufruir do conceito melhor com menos. E do lado do consumo isto significa, produtos otimizados, que gerem menos lixo (eventualmente através de redução ou supressão de embalagens), menor obsolescência, menos nocivo para o meio ambiente e para saúde, entre outros atributos. Para o consumidor, isto também significa liberdade para poder decidir por adquirir um produto que se enquadre neste perfil, no próprio ponto de venda, ou momento de compra (se for on-line). Para esta liberdade ser gerada é preciso informação e transparência.

Fechando este ciclo virtuoso, é o varejo hoje que pode unir as duas pontas da equação: estimular a cadeia de fornecimento a desenvolver produtos melhores e otimizados, e fornecer ao consumidor a informação completa sobre o produto auxiliando-o a comparar dados como análise de ciclo de vida, custo de logística, análise de parceiro locais, melhores materiais, melhor processo de fabricação e etc.

Isto já está acontecendo em todo o mundo e o processo é crescente. Nos próximos posts, vamos trazer cases práticos de empresas varejistas que já entenderam que práticas sustentáveis são vitais para o fortalecimento do negócio e também vamos mostrar algumas ferramentas desenvolvidas que irão mudar o modo de comparação de produtos (que vão muito além de preço).

Topics: Perdas no Varejo