Sustentabilidade com resultado real

por Melissa Szuster 29-11-2012 12:49

No dia 27 de novembro, a Novozymes, indústria multinacional do segmento bioquímico, com foco em enzimas, realizou um Summit para discutir sustentabilidade na cadeia de detergentes.
A princípio, o evento prometia ser um debate extremamente pontual, sobre um tema especifico, no entanto o que se viu foi uma visão holística e abrangente sobre estratégias sustentáveis, trazidas por grandes empresas, como Procter & Gamble, Wald Mart, Oxiteno, Escola, Whirlpool, entre outros.

Desta experiência, é possível se extrair algumas tendências de práticas sustentáveis estabelecidas pelas gigantes do setor, aplicáveis em outros segmentos e empresas de diferentes portes:
1- O maior desafio comum entre todas as empresas, é a gestão de resíduos (dado bastante surpreendente). Se comparado à diminuição de emissões de poluentes, usos de matérias primas de fonte

renovável, redução no consumo de água e energia, o pior índice comum foi de redução de resíduos. Isto pode significar que a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, venha a ser um desafio ainda maior para toda a sociedade, mas que por outro lado, alguns setores da indústria já estão bastante atentos a este dado. Neste ponto, o varejo esta ficando para trás, sobre a compreensão do tamanho deste futuro problema, mais eminente do que a maioria dos varejistas consegue perceber.

2- As empresas estão encarando estratégias sustentáveis como estratégias de gestão, onde ser sustentável significa ser mais eficiente, construir uma imagem melhor e aumentar resultados. Com isto estratégias mais sólidas, começam a ser percebidas e o tema começa a ganhar benchmarks de grande valor.

3- Foi unanime entre as apresentações que toda discussão sobre implantar ou não estratégias de sustentabilidade no core business do negócio, já deveria ser um fato consolidado, pois dentro de pouco tempo, falar sobre sustentabilidade não será mais diferencial competitivo, mas sim uma obrigação de negócio.

Apesar de algumas ações bastante questionáveis, foi possível perceber que, na maioria dos cases apresentados, a fase do Greenwashing tem sido superada e ações mais relevantes estejam tomando o lugar, fazendo com que estas empresas caminhem para gestões mais sustentáveis de fato (com um longo caminho pela frente, para conseguir subir este degrau, mas com um caminho possível).

Topics: Perdas no Varejo