10 dicas para se destacar como profissional de Prevenção de Perdas

por Marcelo Tavares 14-10-2015 10:00
Entre em contato:

10-dicas-profissional-prevencao-perdas

O tema Prevenção de Perda é algo novo dentro não só do mercado do varejo como também no Brasil. Aos poucos vamos nos aprofundando em melhores estratégias e tecnologias para investir ainda mais nesta área tão importante. Por isso, além de investir em seu negócio, é importante investir em si mesmo para se destacar como um bom profissional de Prevenção de Perdas.

Sendo um tema ainda tão recente no Brasil, esta área continua cercada de dúvidas e medos. Somente a partir dos anos 80, ou seja, há menos de quarenta anos, começamos a vislumbrar um efetivo investimento em prevenção. Boa parte das empresas pioneiras adotava o mesmo modelo que suas matrizes no exterior, não levando em consideração aspectos específicos de cada país.

A partir dos anos 90 surgiram os primeiros estudos em Prevenção de Perdas no Brasil. Estes estudos viabilizaram a possibilidade de se conhecer o panorama de perda no país e ter a real noção do tamanho do problema. Foi neste momento que os lojistas se deram conta de que algo tinha de ser mudado - e com certa urgência.

Diante deste problema, surgiram os profissionais dedicados exclusivamente à nobre tarefa de reduzir prejuízos. Especialistas que se ocupam exclusivamente da integração e interação de todas as ferramentas possíveis de serem aplicadas para a obtenção de resultados cada vez melhores para as organizações.

Com o passar do tempo, foi possível traçar o perfil profissional que espera-se que um agente de Prevenção de Perdas tenha. Começaram a se destacar características, habilidades, competências, potencialidades, etc., desejadas para que estes consigam desempenhar suas funções sem maiores problemas e conflitos.

Um conjunto imenso de fatores, não necessariamente os mais óbvios, faz um profissional de prevenção mais ou menos apto na obtenção de bons resultados. Destacamos alguns itens relacionados ao desenvolvimento profissional e pessoal que acreditamos serem chaves para o sucesso.

Que tal conhecer alguns desses fatores?

dica-01-formacao-
  • [1] Formação escolar superior é importante. Os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Logística, TI e outros, oferecem conhecimentos que certamente serão aplicados na execução de tarefas;
dica-02-cursos
  • [2] Cursos de especialização, pós-bacharelado, informática e segundo idioma são um bom diferencial;
dica-03-olhar-varios-setoresdica-03-olhar-varios-setores
  • [3] Não necessariamente é preciso ser um especialista em cada área da empresa (multisetorial), mas um bom entendimento fará o desempenho da função ser mais fácil;
dica-04-melhoria-continua
  • [4] Estar sintonizado e alinhado com a filosofia da empresa e sempre buscar a melhoria constante (hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje);
dica-05-formular-estrategias
  • [5] Ser um bom formulador de estratégias (de curto, médio e longo prazo), no sentido de reduzir as perdas. Desenvolver as ferramentas necessárias para praticá-las;
dica-06-lideranca
  • [6] Possuir liderança para orientar e conduzir seus subordinados a atingirem as metas;
dica-07-oratoria
  • [7] Poder de arguição na hora de “vender” seus projetos é de fundamental contribuição;
dica-08-garimpeiro
  • [8] Manter-se atualizado sobre novas metodologias administrativas, questões legais e a toda melhora e novidade tecnológica. Ser um questionador de modelos ultrapassados e um “garimpeiro”de inovações;
dica-9-critica
  • [9] Possuir análise crítica;
dica-10-ideias
  • [10] Ser um bom investigador e identificador de lacunas e possíveis falhas nos processos ou pontos a serem melhorados.

 

As pessoas também são um elo importante no emaranhado de processos que constitui as ações para redução das quebras. Sendo assim, você pode se interessar por este artigo onde falo sobre um outro conjunto de habilidades que o profissional de Prevenção de Perdas deve ter no trato com pessoas e que pode ser um fator primordial para aumentar ainda mais seu sucesso.

 

Glossário do Varejo

Topics: Perdas no Varejo, O profissional de Prevenção de Perdas