Dicas práticas para lidar com furtos internos no varejo

por Luiz F. Sambugaro 23-12-2019 9:00
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Dentre as várias questões que preocupam os varejistas em seu dia a dia, uma das mais complexas de lidar são os furtos internos. Pensar que podem estar ocorrendo desvios dentro de sua própria equipe não é algo que o varejista se sinta confortável de saber, mas é preciso entender, mapear para poder resolver. Na série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda", já falamos sobre Cargos e responsabilidades, como levar a cultura da Prevenção de Perdas para toda a equipe. Agora vamos falar de como essa cultura pode ajudar a prevenir também furtos internos e não só combatê-los com retaliações.

Apesar de não chamarem tanta atenção quanto os furtos externos, os furtos internos acarretam enormes perdas para o varejo. Reduzi-los é uma tarefa complexa e que requer estratégia, pois são muitas as questões envolvidas neste tipo de furto. O varejista precisa abordá-las de maneira séria e eficiente, entendendo seu caso individualmente, para encontrar uma solução que contemple sua empresa. Não se pode negar: o problema existe e precisa ser encarado de frente. Já há soluções e recursos para resolver este ponto crítico do varejo e agora vou explicar melhor o que são os furtos internos:

Furtos internos são tão intensos quanto os externos

O que observamos, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, é um crescimento desta prática, principalmente no mercado nacional. Este avanço acontece, primeiramente, por conta de crises econômicas que geram demissões, redução de nível hierárquico, terceirização de mão de obra e a troca de funcionários treinados e leais por novos de menor custo, sem nenhum compromisso com a empresa. Uma equipe que não é comprometida com a empresa pode gerar prejuízos imensos.

E ainda há outros fatores causados pela crise, como o corte de benefícios, redução das despesas de manutenção, etc. Fatores externos como perda da confiabilidade no judiciário e desonestidade endêmica - em todos os níveis da sociedade - aumentam também a sensação de impunidade que, junto com as oportunidades, fazem crescer os índices de furtos no varejo, tanto internos quanto externos.

Como afirma o especialista Terrence Daryl Schulman: “Vivemos em uma sociedade materialista, onde o dinheiro, a aparência e a propriedade determinam nosso valor”. Estes fatores fazem com que empresas varejistas reduzam a área de Prevenção de Perdas ou adiem sua implantação. Adiar este investimento é apenas adiar a resolução de um problema sério para o varejo.

Muitas vezes pessoas de nível e características inadequadas são escaladas para a função do profissional de Prevenção de Perdas, além dos dirigentes dedicarem pouco de seu tempo a este assunto.

Chegamos então a uma conclusão simples: Quanto maior a chance de furto interno, menor o trabalho preventivo, com consequente aumento de seus índices. Sem estratégias para prevenir estes delitos, eles obviamente aumentarão.

Seguindo esta mesma linha, relatos feitos por ex-furtantes mostram que a falta de manutenção é um dos fatores que favorecem e muito a prática. Por exemplo: Uma câmera ou uma antena na porta, se não funcionam, seja por falta de manutenção ou por pequenos problemas nos ajustes, continuam a ser parcialmente efetivas como fator de intimidação para o furto externo, mas não para o furto interno ou conivência entre funcionário e amigos. Neste caso, tanto funcionários quanto amigos, por estarem por dentro do dia a dia da loja de varejo, sabem que os aparelhos não estão funcionando adequadamente. Esta é uma excelente desculpa para furtar. 

Outra solução para evitar perdas causadas por funcionários é investir em ferramentas que realizem auditorias de fraudes no PDV, como é o caso do Gatecash. Com os dados coletados por esta ferramenta de monitoramento de frente de caixa, o varejista passa a ter uma real noção de como andam as perdas em sua loja de varejo e pode agir com assertividade, reduzindo os furtos internos com precisão.

 

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Para encarar a questão do furto interno e trabalhar este problema com a mesma seriedade que os furtos externos, são necessárias algumas atitudes e mudanças de pensamento para entender melhor como esta lógica funciona.

Dicas para prevenir furtos internos no varejo:

  1. Pensar como os furtantes:

    Tanto executivos da empresa como executores de normas e procedimentos antifurtos devem buscar pensar como o furtante que age ou poderia agir na sua empresa. Ao entender melhor as estratégias de quem causa o furto no varejo, fica mais fácil perceber que pontos são mais vulneráveis e as soluções preventivas serão cada vez mais eficientes.


  2. Tipo de gestão:

    Se um funcionário de qualquer nível for chamado pela própria empresa a praticar delitos em seu nome, é bem possível que ele e seus companheiros de trabalho pratiquem o furto interno com menos remorso. Basta pensar em um famoso e antigo ditado popular que diz: “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. Uma empresa que não age honestamente com seus clientes poderá criar uma cultura de furto interno entre seus funcionários. 
    Para explicar melhor: a empresa faz uma redução da embalagem de um produto, mas não faz a correspondente redução do preço ou notificação de redução. Outros exemplos: o cliente compra um produto e recebe um similar, mas com custo menor; sonegação de impostos; pagamentos fora da folha aos próprios funcionários. 

    Não queremos com isso afirmar o que é certo ou errado. O importante aqui é pensar o que seu funcionário pensaria de atitudes desonestas e qual seria sua interpretação. Isso poderá levá-lo a agir da mesma forma com seu empregador. É um ponto crítico que merece atenção.

  3. Mão de obra desconhecida:

    De acordo com cada função, essencialmente as ligadas à Prevenção de Perdas, deve-se avaliar o candidato ao cargo não apenas considerando sua performance profissional, mas também seu histórico anterior relacionado à ética moral e comportamental. Para ter funcionários bem dispostos e fiéis à empresa se faz necessária uma política salarial justa, treinamentos adequados e, principalmente, um tratamento que não exponha o funcionário a situações constrangedoras perante seus colegas, superiores ou subordinados, e clientes. Você pode conferir aqui dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas.

 

 

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Para se ter controle sobre os furtos, é necessário que várias atitudes caminhem juntas, de mãos dadas com a prevenção. Como vimos, existem pontos cruciais dentro de uma empresa que devem ser trabalhados ativamente para mudar a rotina tanto do empresário quanto de seus funcionários. Manter uma equipe unida, com normas e procedimentos claramente definidos, selecionar e treinar adequadamente seu pessoal são algumas das formas de prevenir os furtos internos e ter um ambiente varejista mais seguro e bem estabelecido.

E lembre-se sempre: os furtos são como doenças. Ao se prevenir, você diminui e reduz os índices de perdas. Pratique sempre e valorize a prevenção.

* Artigo publicado em 21-10-2015, atualizado em 16-12-2019.

 

Veja em nosso SlideShare outras questões importantes que os varejistas devem observar ao cuidar da área de prevenção de perdas em sua empresa:

 

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos