Prevenção de Perdas: Como lidar com furtos internos

por Luiz F. Sambugaro 03-07-2018 12:00
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Em 2015, publicamos uma série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda". Neste artigo, falamos sobre Cargos e responsabilidades, a importância de ter uma empresa comprometida com as estratégias de Prevenção de Perdas. Partindo desta discussão, agora falamos sobre outra questão muito importante para os varejistas e que se tornou um problema que cresce vertiginosamente dentro do mercado do varejo: os furtos internos.

Os dados sobre este tipo específico de furto têm mostrado um crescimento cada vez maior desta prática. São muitas as questões que podem acarretar as perdas ocasionadas por furtos internos. Precisamos abordá-las de maneira séria e eficiente para encontrar uma solução que contemple os varejistas. O problema existe e precisa ser encarado de frente e já há soluções e recursos para resolver este ponto crítico do varejo. Vamos entender melhor o que são os furtos internos:

Furtos internos são tão intensos quanto os externos

O que observamos, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, é o crescimento constante dos furtos internos, principalmente entre nós, brasileiros. Este avanço acontece primeiramente devido às crises econômicas que geram demissões, redução de nível hierárquico, terceirização de mão de obra e a troca de funcionários treinados e leais por novos de menor custo e sem nenhum compromisso com a empresa.

E ainda há outros fatores acarretados pela crise, como o corte de benefícios, redução nas despesas de manutenção, entre outras coisas. Fatores externos como a perda da confiabilidade no judiciário e a desonestidade endêmica em todos os níveis da sociedade aumentam a sensação de impunidade, que junto com as oportunidades, só faz crescer os índices de furtos no varejo.

Como afirma o especialista Terrence Daryl Schulman: “Vivemos em uma sociedade materialista, onde o dinheiro, a aparência e a propriedade determinam nosso valor”. Esses fatores fazem com que as empresas varejistas reduzam a área de Prevenção de Perdas ou adiem sua implantação.

Muitas vezes pessoas de nível e características inadequadas são escaladas para a função do profissional de Prevenção de Perdas, além dos dirigentes dedicarem pouco de seu tempo a este assunto.

Chegamos então a uma conclusão bastante simples: Quanto maior a chance de furto interno, menor o trabalho preventivo, com os consequentes aumentos de seus índices. Sem estratégias para coibir estes delitos, obviamente eles aumentarão.

Seguindo essa mesma linha, relatos feitos por ex-furtantes mostram que a falta de manutenção é um fator que favorece e muito. Por exemplo: Uma câmera ou uma antena na porta, se não funcionam, seja por falta de manutenção ou por pequenos problemas nos ajustes, continuam a ser parcialmente efetivas como fator de intimidação para o furto externo, mas não para o furto interno ou conivência entre funcionário e amigos. Nesse caso, tanto funcionários quanto amigos sabem que os aparelhos não estão funcionando adequadamente e esta é uma excelente desculpa para furtar. Uma outra solução para evitar perdas causadas por funcionários é investir em ferramentas que realizem auditorias de fraudes no PDV, como o Gatecash.

 

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Para encarar a questão do furto interno e trabalhar este problema com a mesma seriedade que os externos, são necessárias algumas atitudes e mudanças de pensamento para entender melhor como esta lógica funciona.

Dicas para prevenir furtos internos no varejo:

  1. Pensar como os furtantes:

    Tanto os executivos da empresa como os executores de normas e procedimentos antifurtos devem buscar pensar como o furtante que age ou poderia agir na sua empresa. Ao entender melhor as estratégias de quem causa o furto, fica mais fácil perceber que pontos são mais vulneráveis e as soluções preventivas serão cada vez mais eficientes.
  2. Tipo de gestão:

    Se um funcionário de qualquer nível for chamado pela própria empresa a praticar delitos em seu nome, é bem possível que ele e seus companheiros de trabalho pratiquem o furto interno com menos remorso. Basta pensar em um famoso e antigo ditado popular que diz: “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. Uma empresa que não age honestamente com seus clientes poderá criar uma cultura de furto interno.
    Para explicar melhor: a empresa faz uma redução da embalagem de um produto, mas não faz a correspondente redução do preço. Outros exemplos: o cliente compra um produto e recebe um similar, mas com custo menor; sonegação de impostos; pagamentos fora da folha aos próprios funcionários. Não queremos com isso afirmar o que é certo ou errado. O importante aqui é pensar o que seu funcionário pensaria destas atitudes e qual seria sua interpretação. Isso poderá levá-lo a agir da mesma forma com seu empregador. É um ponto crítico que merece atenção.

  3. Mão de obra desconhecida:

    De acordo com cada função, essencialmente as ligadas à Prevenção de Perdas, deve-se avaliar o candidato ao cargo não apenas considerando sua performance profissional, mas também seu histórico anterior relacionado à ética moral e comportamental. Para ter funcionários bem dispostos e fiéis à empresa se faz necessária uma política salarial justa, treinamentos adequados e, principalmente, um tratamento que não exponha o funcionário a situações constrangedoras perante seus colegas, superiores ou subordinados, e clientes. Você pode conferir aqui dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas.

 

Para se ter controle sobre o furto, é necessário que várias atitudes caminhem juntas, de mãos dadas com a prevenção. Como vimos, existem pontos cruciais dentro de uma empresa que devem ser trabalhados ativamente para mudar a rotina tanto do empresário quanto de seus funcionários. Manter uma equipe unida, com normas e procedimentos claramente definidos, selecionar e treinar adequadamente seu pessoal são algumas das formas de prevenir os furtos internos e ter um ambiente varejista mais seguro e bem estabelecido.

E lembre-se sempre: os furtos são como doenças. Ao se prevenir, você diminui e reduz os índices de perdas. Pratique sempre e valorize a prevenção.

* Artigo publicado em 21-10-2015, atualizado em 30-08-2018.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Furtos internos