Recebimento de Mercadorias – Eterno Foco de Perdas

por Anderson Ozawa 18-11-2015 10:30
Entre em contato:

O recebimento de mercadorias no varejo sempre foi um foco de perdas comum e conhecido por todos. Sua operação é peculiar e trabalhosa, com o recebimento oriundo de centros de distribuição ou fornecedores diretos, o que indica alto risco e alto impacto no negócio. É necessário estar atento aos principais motivos das perdas e furtos internos para saná-los de maneira eficiente.

As perdas no recebimento podem ocorrer de diversas formas, como podemos ver a seguir:


a) Conluio entre o fornecedor e o responsável pelo recebimento de mercadorias: entrega-se menos do que o informado na nota fiscal e os dois dividem a carga depois;
b) Produto de Alto Risco (PAR) não é conferido e acaba sendo armazenado no estoque com prioridade;
c) Furto na entrega: CD ou fornecedor entregam quantidade a menor do que informado na NF, por furtos no trajeto;
d) Erro Operacional: CD ou fornecedor entregam quantidades menores do que informado na NF, por erro na separação;
e) Erro Administrativo: responsável pelo recebimento dá entrada em produto físico com código de outro produto semelhante;
f) Entre outros.

 

O uso de tecnologias para mitigar esses riscos – recebimento cego por coletores de dados, ambientes monitorados, etc. – deve estar aliado com processo definidos, claros e escritos, que devem ser auditados e controlados sistematicamente, seja pela prevenção de perda, seja pela equipe gerencial.

O acompanhamento da conferência no recebimento deve ocorrer também remotamente com uso de CFTV para que seja possível identificar irregularidades como caixas que não foram escaneadas no coletor, ou caixas que são deixadas propositalmente dentro do caminhão. Um agente de prevenção de perdas, desvinculado da operação, também deve acompanhar todos os recebimentos para evitar furtos internos e amostralmente auditar o processo.

Fechando essa “torneira” através de controles, tecnologia, treinamento e informações, o varejista conseguirá reduzir significativamente suas perdas durante  recebimento de mercadorias. Resolvendo este ponto, as chances de lucrar mais aumentam e muito.

Tecnologia Gatecash contra fraudes no PDV

Topics: Perdas no Varejo