5 dicas para o varejo: Como ter um Natal sem perdas

por Anderson Ozawa 14-12-2012 7:38
Entre em contato:

ozawa-natal-semperdas.png

Como sabemos, o período de super sazonalidade das festas de fim de ano não só aumentam as vendas como também as perdas, sejam elas por quebra ou por furto. É o momento de vender mais e, por isso é preciso observar de perto certos pontos do varejo para que as perdas sejam evitadas de maneira eficiente.

 O varejista deve ter muita atenção nesta época do ano, destaco dois principais fatores:

 Produtos de Alto Risco: produtos como aparelhos e lâminas de barbear, desodorantes, preservativos, medicamentos de disfunção erétil, inibidores de apetite, anticoncepcionais, bijuterias, calças jeans, calçados, bebidas – uísques, vodcas, etc., carnes, etc.. e protetores solares e bronzeadores, que tem neste período seu pico de vendas em razão do verão, das férias e das festas, são também os produtos mais visados pelos furtantes, pela facilidade na revenda no mercado negro e por seu alto valor agregado. É necessária uma atenção especial a estes produtos e o uso de tecnologias que evitem os furtos.

 Fraudes na Frente de Caixa: é muito comum o aumento das fraudes na frente de caixa neste período. Mais uma vez, em razão do aumento do fluxo de clientes, o gestor da loja toma a decisão de “compartilhar” sua senha ou cartão que autoriza cancelamentos de cupom, cancelamentos de item no cupom e sangrias de valores. É a grande oportunidade para colaboradores mal intencionados, que utilizam essa senha para fraudar as operações de caixa que são pagas em dinheiro, aproveitando-se da falta de cultura de exigência de nota fiscal e da pressa do cliente em ser atendimento, pagar e sair da fila. Registrar os produtos, receber o dinheiro e posteriormente cancelar o cupom de venda sem o conhecimento do cliente é uma das formas mais conhecidas desta fraude. Para evitar este tipo de fraude, há tecnologias como o Gatecash que podem auxiliar. Para saber mais sobre fraude e perda na frente de caixa, baixe gratuitamente nosso Ebook.

 

Para antever e preparar-se para as situações citadas acima, oriento investir em:

• Tecnologia: realizar a manutenção das soluções tecnológicas para prevenção de perda e assaltos, como o CFTV e as antenas antifurto. Antes do período de festas, solicitar uma verificação do funcionamento destas soluções e acionar a manutenção imediatamente. Para os casos de antenas antifurto, verificar se o estoque de etiquetas – labels ou rígidas – é o adequado para o aumento de estoque e do giro de estoque. Produtos desprotegidos são oportunidades de perda. Para os caixas, se sua loja tem algum sistema de monitoramento das operações de caixa, como o Gatecash, este é o momento de ficar de olho nesta ferramenta. Certifique-se de que esteja funcionando corretamente e com os parâmetros atualizados.
• Fiscais de Loja ou Segurança: Da mesma forma que aumentamos o quadro de colaboradores temporários para o atendimento aos clientes, devemos aumentar também a quantidade de fiscais de loja ou seguranças de prevenção de perdas. Seja contratação direta ou terceirizada, é importante que a área de recrutamento e seleção tenha critérios bem definidos em relação ao perfil adequado para atuação nas lojas.
• Atendimento Preventivo: é de suma importância que os colaboradores na área de vendas pratiquem o atendimento preventivo. Como não existe mais perfil definido de furtantes, todas as pessoas no interior da loja devem ser atendidas, devem saber que existe um colaborador por perto. E todos os colaboradores da loja devem ficar atentos às características de possíveis furtos, como olhar muito para os lados, a abertura de bolsas, sacolas, constantemente, experimentação de produtos na área de vendas, duplas ou trios que adentram a loja, onde um pede informações para um vendedor e os outros dispersam no interior da loja, entre outros métodos.

 

Estar atento às perdas no final de ano é muito importante para lucrar mais. Não deixe o trabalho de um ano inteiro perder-se logo agora. Foco é força! Um Natal sem Perda e um 2016 próspero e de muitos lucros, é o que desejo a todos!

 

Saiba mais sobre perdas:

Dicas para lucrar ainda mais nas festas de fim de ano

4 observações para evitar perda no fim de ano

Perda na Frente de Caixa: oportunidade para ganhos

 

Tecnologia Gatecash contra fraudes no PDV

Topics: Perdas no Varejo