Marcelo Andrade
Find me on:

Identificação através de impressão digital e íris estão se tornando tecnologias comuns em aeroportos, mas o próximo passo é a verificação biométrica dos rostos dos passageiros e respectivo passaporte em um processo conhecido como "ONE ID".

De acordo com a IATA (International Air Transport Association), a tecnologia ONE ID permite aos passageiros "simplificar ainda mais sua jornada, com um processo livre de documentos, baseado no gerenciamento de identidade e reconhecimento biométrico".

Isto já foi anunciado como solução para as filas de nas áreas de segurança dos aeroportos, conforme destacado por este artigo publicado pelo Independent:

"A ideia do aeroporto totalmente biométrico é que, depois de criar uma correspondência entre suas características faciais e seu passaporte, você poderá passar por todos os pontos de verificação do terminal sem ter que exibir documentos de viagem"

Conceito ONE ID - Experiência sem atrito para os passageiros

ONE ID é um programa inovador que torna a identificação e o cartão de embarque desnecessários. Ao inscrever-se, a identificação do passageiro e o cartão de embarque são associados à sua biometria, criando um "token único". Esse token concederá ao passageiro acesso e passagem por todos os pontos de contato relevantes do aeroporto, apenas passando por sensores biométricos.

Fim das filas de segurança em aeroportos

Biometria já é tendência global

Muitos aeroportos e companhias aéreas em todo o mundo estão começando a investir dinheiro nesse tipo de tecnologia e já estão introduzindo o próximo nível de segurança biométrica:

  • Em 2018, a Delta Air Lines lançou o primeiro "terminal biométrico" dos EUA em Atlanta, usando a identificação biométrica com os passageiros à medida que avançam pelo terminal (The Economist)
  • Também em 2018, a AirAsia apresentou o F.A.C.E.S., o primeiro sistema de embarque com identificação biométrica da Malásia (AirAsia)
  • E em fevereiro de 2019, o Aeroporto Internacional de Miami revelou um novo processo de embarque biométrico utilizando as portas de embarque automatizadas Gunnebo BoardSec OneID (Miami Herald)

Todas estas iniciativas economizam tempo dos passageiros, ajudando-os a se locomover com mais rapidez e segurança para seu voo.

Ao fornecer uma solução praticamente sem interrupções dentro do aeroporto, a experiência do passageiro será melhor. E isto beneficiará todas as partes interessadas, uma vez que o congestionamento, os atrasos e a frustração dos passageiros são minimizados.


Guia gratuito | Soluções para gestão de fluxo de passageiros e segurança em Aeroportos

Receba nossa newsletter:

Posts Recentes