Ritmo acelerado de processamento, experiência personalizada e autorização de viagem sem atrito são algumas das características que os passageiros de companhias aéreas podem esperar dos aeroportos do futuro.
De acordo com a NEXXT, a tendência é que os viajantes aéreos experimentem uma "jornada perfeita, segura e eficiente, com experiência altamente personalizada".
Desde a chegada ao embarque, aqui está um breve resumo de como este conceito pode se apresentar aos passageiros de amanhã.
Identificação por biometria
O gerenciamento avançado de identidades usa a biometria para confirmar a identidade do passageiro enquanto ele se movimenta pelo aeroporto.
Na chegada, a captura biométrica verifica que um passageiro está no local. Essa captura pode ocorrer em qualquer um dos vários pontos de entrada, como o estacionamento ou as portas do terminal.
Os passageiros não precisam parar em um posto de controle para se identificar - isso acontece enquanto eles estão em movimento. A biometria é usada para confirmar a identidade e permitir o processamento em alta velocidade.
Entrega de bagagem

O ID de mala ligado à identidade do passageiro significa que as malas podem ser simplesmente retiradas. Os robôs podem até ser usados para coletar a bagagem dos passageiros quando eles chegam ao aeroporto.
O processamento de bagagens é feito usando um único registro criado para cada mala, que o segue durante toda a viagem - incluindo todos os pontos de transferência e destino final - e que está conectado ao perfil de viagem do passageiro.
As bagagens são liberadas antecipadamente pelas autoridades de controle de fronteiras, usando este registro digital e o perfil de viagem.
Controle de fronteiras
Mais uma vez, a biometria é capturada instantaneamente para verificar a identidade do passageiro no controle de fronteira, com a opção de liberação ou encaminhamento para inspeção de secundária.
Comunicação sobre partida de voos
Os passageiros recebem notificações de partida de voos personalizadas, com base em sua localização. Isso pode incluir ajuda sobre onde ir dentro do aeroporto, informações ponto-a-ponto do tempo de caminhada, procedimentos para embarque just-in-time, opções de entretenimento a bordo e ofertas de varejo disponíveis.
Além disso, notificações em tempo real sobre interrupções de partidas informam os passageiros sobre alterações no status do voo, mudanças nos portões, mudanças nos voos de conexão ou bagagem redirecionada.
Rastreio de segurança
A experiência para o passageiro se torna ainda mais perfeita com um projeto de ponto de verificação e triagem de ponta a ponta. Usando captura biométrica enquanto o passageiro está andando, esta tecnologia verifica sua identidade e permite o acesso à área de triagem.
"O processo de inspeção de segurança de ponta a ponta será perfeito, seguro e totalmente otimizado"
Para evitar filas, os passageiros simplesmente continuam andando por um scanner sem necessidade de parar e adotar uma postura específica. A equipe de segurança é alertada se a triagem secundária for necessária. E a bagagem de mão é verificada em busca de possíveis itens proibidos ocultos.
Embarque
Para permitir o embarque, a identificação do passageiro é mais uma vez confirmada usando a biometria, com a mínima necessidade de assistência da equipe.
Usando notificações personalizadas, o objetivo é fazer com que os passageiros embarquem na hora certa, reduzindo o estresse e expandindo a oportunidade de usar os serviços de aeroporto pré-voo.
(1) NEXXT é um projeto em colaboração entre a Associação Internacional de Transporte Aéreo e o Conselho Internacional de Aeroportos para mapear o uso de tecnologias e criar uma nova experiência para os passageiros das companhias aéreas.