8 passos para implementar um Programa de Prevenção de Perdas

por Gustavo Carrer 22-10-2015 11:07
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Não há como negar: as perdas são uma realidade para todo e qualquer profissional do mercado de varejo. Elas irão acontecer, seja por quebras, por furtos, por inconsistências de estoque, o que resta ao varejista é buscar formas de minimizá-las ao máximo, de forma que não afetem seus lucros.

É imprescindível entender como a área de Prevenção de Perda deve funcionar e desenvolver maneiras de implementar um programa de prevenção que seja eficiente.

Visando um melhor entendimento deste processo de implementação de soluções que reduzam as perdas, criei um passo a passo, com pequenas explicações, que tem como objetivo auxiliar o varejista que deseja investir em Prevenção em sua empresa. Cada item representa uma fase a ser avaliada e trabalhada junto à sua equipe.

 

1- Priorização do tema

É importante dar a devida atenção à área de Prevenção de Perdas. Tratar o assunto com seriedade é o primeiro passo para implantá-lo com eficiência.

 

2- Conhecimento do negócio

Olhe para seu estabelecimento com o olhar do dono, avaliando cada parte com bastante atenção. Dedique um tempo para entender de verdade como funciona o seu negócio.

 

3- Conhecimento de perda

Não adianta ignorar as perdas. Elas sempre acontecerão e é seu papel preveni-las. Faça uma análise aprofundada sobre elas e conheça melhor os pontos vulneráveis do seu negócio.

 

4- Organização de um grupo de discussão (comitê)

Organize um grupo de discussão com pessoas comprometidas e envolvidas com o processo de gestão da empresa. Ouça opiniões e compartilhe seu conhecimento. Agir em equipe é um ótimo caminho.

 

5- Mapeamento de processos, identificação de riscos e pontos de controles

Analise de perto os processos realizados em seu negócio, desde a entrada de mercadorias até o momento da venda. Encontre os pontos vulneráveis, identifique os riscos e trabalhe para eliminá-los.

 

6- Treinamento de equipe

Sua equipe precisa estar comprometida e alinhada com as estratégias da empresa, tanto durante as vendas quanto no momento de prevenir perda. Treinar seu pessoal é comprovadamente uma atitude importante para integrar a equipe e torná-la ainda mais comprometida.

 

7- Definição de metas e campanhas de incentivo

Defina metas e faça campanhas de incentivo para sua equipe. Seja claro e franco em relação aos problemas e soluções, mostrando que sua equipe é essencial para o crescimento da empresa e que esse crescimento será benéfico para todos.

 

8- Criar indicadores de monitoramento

Ao criar indicadores que monitorem com eficiência os índices de perda da sua empresa será possível montar um histórico com a evolução dos resultados. Após um período de coleta destes números, faça uma análise criteriosa, identificando quando os indicadores melhoraram ou pioraram, buscando as possíveis razões. Desta forma, será possível agir com antecedência e reduzir ainda mais a perda.

Seguindo estes passos, o varejista já estará apto a decidir e escolher as melhores soluções para seu negócio e, seguramente, evitará diversos tipos de perda que afetariam diretamente seus resultados e, muitas vezes, por falta de monitoramento, sequer seriam notados.

 

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Topics: Perdas no Varejo