5 tecnologias que o varejo farmacêutico precisa conhecer

por Gustavo Carrer 15/08/2019 10:44
Entre em contato:

perdas em farmácias drogarias roubo em perfumarias

Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.

1-  VÍDEOS ANALÍTICOS

O monitoramento por Circuito Fechado de Televisão - CFTV - alcançou um novo patamar ao incorporar ferramentas de análise de vídeos. Um excelente exemplo de aplicação para farmácias e drogarias é a câmera Fisheye. Fornecida pela Gunnebo, esta câmera foi projetada para dar maior abrangência de imagem e menor possibilidade de pontos cegos, incluindo também áudio que permite a verificação de ocorrências e auditoria operacional.

Além do monitoramento de imagens, a Gunnebo Fisheye possui vídeo análise, gerando informações importantes para inteligência do negócio.

  • MAPA DE CALOR: apontando áreas mais visitadas da loja;
  • GESTÃO DE FILAS:  emitindo alertas para ações que minimizem o tempo de espera na fila do caixa ou do balcão de medicamentos e melhorem a experiência do cliente;
  • GESTÃO DE ÁREAS NOBRES: emite alertas para equipe de atendimento de vendas caso um visitante da loja se posicione por mais de 30 segundos na área de dermocosméticos, por exemplo (este tempo pode ser ajustado conforme critérios da loja).

 

2- SISTEMAS ANTIFURTOS COM LIVE EAS

O LIVE EAS é a nova geração de antenas antifurtos (sensores ou pedestais posicionados na entrada da loja) que permitem monitoramento online da quantidade de alarmes e desativações de etiquetas, bem como dos horários de funcionamento de cada equipamento.

A tecnologia LIVE EAS possibilita ao varejista extrair dados importantes através de dashboards disponíveis online no Portal do Cliente Gunnebo. Conheça mais desta tecnologia neste link.

 

3- GESTÃO DE FRENTE DE CAIXA

Com o sistema de monitoramento das atividades do checkout GATECASH, o que antes não era conhecido, passa a ser mensurado, apontado e tratado. A loja reduz as perdas e melhora o atendimento no caixa. O sistema de monitoramento de frente de caixa contribui estrategicamente com gestão do varejo ao fornecer dados que permitem avaliar e corrigir processos e melhorar o atendimento nas lojas.

O GATECASH é uma ferramenta que cruza dados de imagens e áudio com o registro dos itens realmente comprados, detectando fraudes e erros dos operadores de caixa.  Para mais informações sobre o Gatecash, clique aqui.

 

4- CONTAGEM DE FLUXO DE PESSOAS

O GCOUNT, contador de fluxo de pessoas, registra a entrada e saída dos clientes, apontando horários de pico e aqueles com os menores índices de vendas. Permite ainda cruzar informações com outros sistemas para determinar dados, como taxa de conversão. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

 

5- MIDIA IN STORE

O MIDIA GUARD é a tecnologia que reflete a imagem do cliente na loja (kit inibição de CFTV) na mesma tela em que veicula filmes publicitários. Esta ferramenta combina a ação de prevenção de perdas - ao exibir a imagem dos visitantes, inibindo furtos - com ações de comunicação da marca ou oportunidades de geração de receita através de parcerias com a indústria.

 

A tecnologia é a aliada que o varejista do canal farma precisa para ter mais controle sobre suas vendas e melhorar suas estratégias. Para saber mais sobre soluções para prevenção de perdas no varejo, acesse o site da Gunnebo.

 

REVISTA PP 2019 11 Esta matéria foi publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, que pode ser acessada gratuitamente neste link.

 

Mais sobre tecnologias para o varejo farmacêutico:

A importância da Prevenção de Perdas para o PDV do canal farma

Guia rápido para prevenir perdas em farmácias

Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias

 

New Call-to-action

Topics: Perdas no Varejo, Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos