5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo

por Luiz F. Sambugaro 13-09-2018 14:52
Entre em contato:

tecnologias gunnebo para prevenção de perdas no varejo

Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.

A cada ano, surgem novas soluções e tecnologias focadas em reduzir as perdas no varejo nacional. Estas ferramentas auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas, que contribuem sobremaneira para o sucesso de uma empresa. Em um ranking de soluções mais utilizadas em lojas pelo varejo supermercadista, segundo à 18ª Avaliação de Perdas da Abras, encontramos no topo o CFTV, presente em 92,38% das lojas. Os alarmes de acesso vêm em sequência, presentes em 84,47%. Já o coletor de dados para realização de inventário, chega a quase 80%. Os dados pertencem.

Para ter um bom gerenciamento de perdas é essencial pensar em investimentos em tecnologia. Ela deve ser atualizada, compatível com o nível do negócio e de razoável custo-benefício. Ao pensar em soluções para reduzir as perdas no varejo, é importante que o varejista encontre um plano estratégico que o contemple.

 

Abaixo criamos uma lista com cinco dicas de equipamentos de prevenção de perdas, que integram a lista das soluções mais indicadas para o varejo nacional:

 

1 - TUB Câmera: maior cobertura visual e praticidade

tub-camera

A câmera sobre trilhos da Gunnebo é uma solução inovadora para os CFTVs de todo país. Além da qualidade, rapidez e precisão das imagens, a TUB Câmera também otimiza os custos de instalação, entradas de vídeo, monitores. Por ser uma câmera única, oferece uma redução dos custos de infraestrutura e facilitar o trabalho dos operadores com visibilidade de 100% da área. Os destaques deste equipamento são a sensibilidade na captação das imagens e a rapidez de seu deslocamento. Com design discreto, a TUB Câmera se adapta bem à comunicação visual da loja. A Tub Câmera tem mais vantagens exclusivas que você pode conferir clicando aqui.

 

2 – Cadeado eletrônico: exposição segura de eletrônicos

lojasmm-cadeados

Solução estratégica para o aumento das vendas de telefones celulares e aparelhos eletrônicos, o cadeado eletrônico realiza a exposição segura de produtos. O uso do cadeado eletrônico possibilita a interação do cliente com o produto, melhorando sua experiência e incentivando as compras por impulso. Ao implantar os cadeados, as perdas nas redes varejistas são imediatamente reduzidas, principalmente às relativas aos furtos externos e roubos. Além disso, a tecnologia dos cadeados eletrônicos permite que os eletroeletrônicos sejam expostos tanto na vertical quanto na horizontal, facilitando a visibilidade ao consumidor. Através de cabeamento próprio, a bateria dos aparelhos se mantém carregada através do próprio alarme. Confira dicas de como garantir uma exposição segura de celulares.

 

3 – Antenas com tecnologia MDG: foco em segurança

eas-antenas

As antenas ou sensores antifurtos ajudam a inibir tentativas de furtos ou roubos no varejo, mas alguns furtantes já pensam em alternativas para fraudar esta proteção. Para evitar problemas como este, surgiu no mercado a antena com a tecnologia MDG (Metal Detector Gateway), solução exclusiva desenvolvida pela Gunnebo. O detector é um acessório que pode ser implementado às antenas antifurtos e tem como objetivo identificar, antecipadamente, a entrada de pessoas com determinada quantidade de área metálica. Outro destaque é a antena de checkout com tecnologia acusto-magnética (AM). Através de sua tecnologia, o suspeito de furto não precisa sair da loja para ser abordado pela equipe de segurança. Projetada para detecção em vãos de 80 cm a 160 cm, tem instalação especial nas laterais dos caixas em supermercados e outros segmentos do varejo. Saiba mais sobre a tecnologia MDG aqui.

 

>> Garanta dicas exclusivas para começar a investir em Prevenção de Perdas agora mesmo. Baixe gratuitamente o Ebook Conceitos Básicos sobre Prevenção de Perdas.

 

4 – Monitoramento no PDV: mais segurança no caixa

gatecash-monitoramento-pdv

Uma das áreas mais sensíveis de uma unidade varejista, a frente de caixa, concentra cerca de 40% das perdas do varejo e merece atenção. O Gatecash é uma ferramenta focada no PDV, que atua integrado ao software de automação comercial da companhia e reúne imagens, vídeos e áudios produzidos na frente de caixa, fazendo contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado. O sistema gera alertas em tempo real no caso de inconformidades, que podem ser causadas tanto por erros de procedimento quanto por fraudes cometidas por funcionários. Além de combater as fraudes, o Gatecash também pode ser utilizado como ferramenta de treinamento e gestão de pessoas. Com dados reais do dia a dia da loja, é mais fácil auxiliar na produtividade dos caixas, que influencia diretamente no ato da compra. Quer saber mais sobre o Gatecash? Clique aqui.

 

5 – Cofre inteligente: redução nos custos do dinheiro

thomazzini-cofre-inteligente

O Cofre Inteligente, Intelisafe, é uma ferramenta que reúne diversas vantagens em um só lugar. Disponibilizado em diversos modelos para melhor adequação a cada negócio, o Intelisafe aumenta a segurança da rotina de manuseio de dinheiro, trazendo eficiência e controle nas operações de gestão de numerário. Além disso, o cofre reduz custos com todos os processos e mão de obra envolvidos nas conciliações de venda em dinheiro, fechamento de caixa, recolha de transporte de valores e depósito no banco. A solução realiza contagem automática de cédulas e todos os relatórios de atividades são disponibilizados de forma online, a qualquer momento, por loja, região e total. Confira aqui uma entrevista exclusiva sobre a tecnologia do Cofre Inteligente.

 

Para saber mais sobre soluções em prevenção de perdas, não hesite em entrar em contato com nossos especialistas através do número (11) 3732-6626 ou clicando aqui.

 

Artigo originalmente publicado no site MaxPress em 10/09/2018

 

Confira cases de sucesso das tecnologias para prevenção de perdas:

Coop reduz em 30% as perdas na frente de caixa com o Gatecash

5 flagrantes de antenas antifurtos atuando além da prevenção de perdas

Cofre Inteligente reduz para minutos a contagem de dinheiro no varejo

 

|Download Revista Prevenção de Perdas

Topics: Sistemas Antifurtos, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Furtos internos, Frente de Caixa, Segurança Eletrônica, CFTV, Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Monitoramento de Segurança Eletrônica