4 ações que você já deveria estar fazendo para evitar furtos internos

por Luiz F. Sambugaro 05-04-2018 14:07
Entre em contato:

4acoes-furtos-internos

Os furtos internos já foram comentados aqui anteriormente, mas o tema é tão relevante que merece mais uma vez nossa atenção. Há um contínuo crescimento dos furtos internos no Brasil e também em outros países como os Estados Unidos. Podemos apontar vários fatores que contribuem para este cenário, mas um dos grandes motivos, sem dúvida, é a crise econômica, que resultou em demissões, downsizing, terceirização de mão de obra, e a substituição de funcionários treinados e leais por elementos novos e mais baratos sem comprometimento com a empresa. Em entrevista a Revista Global, publicada em 7 idiomas e mais de 30 países, tive a oportunidade de falar um pouco mais sobre furtos internos. Sugeri estratégias para restringir esses crimes, evitando que esta taxa continue a crescer, e você pode conferir aqui.

 

1. Desenvolver a lealdade entre funcionários

Sentir-se parte de uma equipe que compartilha o mesmo objetivo talvez seja o principal fator preventivo contra furtos ou fraudes internas: "Comunicação aberta e objetivos claros muitas vezes são o segredo para a criação
de um senso de propriedade, pois todos os funcionários sentem que estão trabalhando na direção da mesma meta".

 

2. Não economizar na manutenção

Uma antena antifurtos desligada ou uma câmera inoperante podem até servir como fator inibidor para possíveis ladrões, mas não intimidam as ações de funcionários que conhecem todas as falhas nos sistemas de segurança da loja.

 

3. Recrutar com inteligência

Além da capacidade técnica, a seleção de funcionários deve levar em consideração o perfil do candidato e após a contratação o treinamento sobre os sistemas de segurança vigor e quais as maneiras de evitar os furtos são fundamentais.

 

4. Conscientizar sobre a responsabilidade de toda a empresa

O engajamento de todos os membros da empresa na busca para reduzir os furtos é fundamental para qualquer plano de prevenção. "A tecnologia é um fator importante para o combate aos furtos internos, mas sem o comprometimento e motivação de toda a empresa, partindo dos diretores, o resultado não será satisfatório."

 

capa-global-7 Confira esta matéria na íntegra e outros artigos na Revista Global #7 disponível gratuitamente no Slideshare. Para acessar, clique aqui.

 

 

Posts Relacionados:

12 dicas para identificar suspeitas de furto no varejo

O que você precisa saber para lidar com furtos internos

4 lições sobre furto interno que aprendemos com os americanos

 

 

EBOOK GRATUITO Perdas na Frente de Caixa

Topics: Furtos internos, Equipe e Treinamento