10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia

por Vanessa Urbieta 14-11-2019 14:19
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Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa acumula até 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os desafios a combater que vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combater estes problemas, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.

Para ilustrar alguns benefícios de contar com a tecnologia na frente de caixa, listamos 10 erros mais comuns na gestão da frente de caixa e mostramos como o Gatecash pode ajudar a corrigi-los.

 

  1. Captura de imagens por CFTV sem análise ou auditoria

    É comum encontrar a tecnologia de CFTV para captura de imagens na frente de caixa sem a correta análise das informações. Com o Gatecash, o varejista passa a identificar com rapidez eventos como o operador de caixa com “senha” da supervisão, subscaneamento de produtos e outros.

  2. Área de Prevenção de Perdas sem acesso a informações do PDV

    Um erro frequente é a ausência de informações das operações de checkout, com a ferramenta de gestão de frente de caixa, é possível corrigir esta falha e manter um banco de dados do PDV para a análise e criação de indicadores.

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  3. Falta de inteligência aplicada à frente de caixa

    Os conhecidos fiscais de frente de caixa constituem uma prática superficial quando comparados ao monitoramento online. A tecnologia Gatecash permite confrontar dados com ações interligadas à vídeos/áudios e aplicar filtros personalizados por operador, cupom, produtos, ou eventos como cancelamento de cupom, por exemplo.

     
  4.  Baixo índice de identificação de erros e fraudes

    Sem a ferramenta adequada, a expectativa de identificação de fraudes ou erros no registro de produtos é baixa. Com o Gatecash é possível atingir alto índice de identificação destes eventos através de consultas parametrizadas.

  5. Falta de comunicação sobre tecnologia de monitoramento

    A ausência de comunicação sobre as formas de controle é um erro comum que pode ser combatido com os dados colhidos pela ferramenta de monitoramento.

  6. Falta de ações para desenvolvimento da equipe

    Os dados podem surpreender: a causa mais comum das perdas na frente de caixa são erros da equipe e não fraude ou má fé, como muitos pensam. Com o apoio do Gatecash, é possível montar treinamentos mais efetivos para a equipe.



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  7. Alto índice de perdas não identificadas

    As perdas causadas por furtos internos, externos ou falhas operacionais são comuns na frente de caixa. Com o uso da tecnologia é possível reduzir efetivamente este número.

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  8. Baixo envolvimento dos gestores

    Sem dados estruturados sobre o que realmente acontece na frente de caixa, o envolvimento dos gestores se torna mais difícil, demandando mais tempo e energia, com os dados colhidos pelo Gatecash, podemos mudar essa situação.

  9. Ausência de histórico de eventos na frente de caixa

    Nas lojas que não utilizam tecnologia para gestão de PDV, o histórico dos eventos é inexistente ou precisa ser solicitado à Equipe de TI. Como a utilização do Gatecash o histórico fica disponível para gestores.

  10.  Clima prejudicial entre os operadores de caixa

    Nas empresas sem sistemas de gestão de PDV é comum que os operadores sintam que “muito dinheiro passa e ninguém vê”. Com o monitoramento de frente de caixa, isso funciona de outra maneira, trazendo mais atenção ao processo.

 

 

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Topics: Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos