10 competências da Prevenção de Perdas na frente de caixa

por Antônio Balbino 18-01-2017 11:35
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prevenção de perdas na frente de caixa e suas competências

Falar de prevenção de perdas e não falar sobre operações na frente de caixa é impossível nos dias atuais. Afinal de contas, a frente de caixa é um dos principais ralos de perdas, como apontam a maioria das pesquisas e, por mais que tenhamos soluções bem desenvolvidas, sempre existirão brechas em nossos processos. Por isso é tão necessário falar sobre prevenção de perdas na frente de caixa.

Na maioria dos estabelecimentos varejistas há um posto de fiscal de prevenção de perdas fixo na frente de loja. Porém as empresas estão gerando cada vez mais competências para o profissional de prevenção de perdas que antes eram executadas pelo fiscal ou encarregado de frente de loja. O acúmulo de funções reúne atividades como sangrias nos caixas, cancelamentos e até mesmo o fechamento de caixa.

Não podemos simplesmente trocar o antigo encarregado de frente de loja pelo profissional de prevenção de perdas. Caso isso aconteça, o cenário será de um profissional que deverá estar todo o tempo verificando a consulta de preço (se está sendo utilizada da maneira correta), verificar se o procedimento de cancelamento está sendo cumprido. Além disso, ainda desempenhar funções de prevenção de perdas na frente de caixa como estar interligado com a central de monitoramento através de rádios, pois poderá ser solicitado a qualquer momento como auditoria, caso a central observe algum desvio de conduta de algum operador ou de algum falso cliente que queira evadir da loja com mercadorias furtadas.

Enquanto o encarregado de frente de caixa executa, o profissional de prevenção monitora e audita o processo. São competências diferentes e devem ser desempenhadas por profissionais diferentes.

Para ficar mais clara a diferença, irei listar abaixo as dez competências da área de prevenção de perdas na frente de caixa:

  1. Observar se as mercadorias, que tem como destino a venda, estão sendo devidamente registradas pelos operadores de checkout;
  2. Realizar auditorias de checkout de forma aleatória para evitar desvio de numerário;
  3. Orientar os operadores de checkout para não deixarem mercadorias de vendas em checkout que estejam fora de operação, principalmente se forem produtos de alto risco – PAR – devolvidos por clientes que desistiram da compra;
  4. Orientar os operadores de checkout para não deixarem sacolas de clientes sobre checkouts que estão fora de operação;
  5. Apoiar (não executar) o setor de frente de loja na realização do recolhimento de numerário, identificando possíveis suspeitos dentro e na área externa da loja. Estar atento e observar o ambiente periférico da loja antes da realização do recolhimento;
  6. Postar-se na retaguarda do responsável pelo recolhimento do numerário, voltando-se para a área de vendas;
  7. Acionar o botão de alarme ou botão de pânico caso haja tentativa de assalto;
  8. Acompanhar todo o recolhimento de numerário até seu ingresso na tesouraria;
  9. Nunca expor sua vida e nem a de outrem a quaisquer riscos na ocorrência de assalto;
  10. Assegurar o cumprimento de todas as normas internas da empresa.

O mais importante para a área de prevenção de perdas na frente de caixa é garantir a disciplina de execução dos acompanhamentos pertinentes ao posto e minimizar ao máximo os riscos de assalto e furto externo ou interno por conta de conluio entre operadores e falsos clientes. É fundamental que não seja a mesma pessoa que execute, controle e audite em uma mesma empresa.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa